Para que seu site seja bem sucedido você precisa entender como seu público-alvo se engaja com seu WordPress. Compreender mais sobre seus leitores é o caminho para que sua empresa e produto deixem uma impressão marcante.
Se você tem dificuldade em compreender como seu público pensa e se relaciona com seu site, não desanime! Hoje existem algumas ferramentas disponíveis que foram feitas exatamente para te ajudar.
Uma das ferramentas mais poderosas disponível é o Google Analytics.
Com a ajuda do Google Analytics, você vai perceber alguns pontos importantíssimos sobre seu site WordPress.
Trouxemos 5 informações úteis que você pode aprender ao utilizar a ferramenta!
Vamos lá?!
1. Dados demográficos do seu WordPress
Saber quem é o seu leitor faz toda a diferença na hora de planejar e produzir seu conteúdo. Basicamente é a linha que te guia para o sucesso de seu site WordPress.
Identificar seu público-alvo permite que você pense em assuntos relevantes relacionado a sua área de atuação que vão falar diretamente com seu leitor.
Existem diversas dicas e ações que você pode por em prática para criar conteúdo bem-sucedido. Mas elas não valerão de nada se você não aplicar a principal dica de todas: conhecer para quem você está produzindo conteúdo e vendendo seu produto.
Com a utilização do Google Analytics você recebe dados sobre o tipo de pessoa que frequenta seu site – localização, gênero, idade e interesses.
Estas informações possibilitam que você determine de forma mais apurada quem é seu leitor habitual.
2. Conteúdo mais envolvente de seu site
O Google Analytics também fornece a informação de quais são os conteúdos que tem envolvido e engajado seu público.
Ter esta informação é uma carta na manga! Vai ficar muito mais fácil de atrair seus leitores com o conteúdo e assunto certo.
Se o conteúdo mostra que seus visitantes ficaram um tempo específico na página, isto quer dizer que aquele conteúdo engajou seus leitores. Porém, se a ferramenta aponta que o bounce rate e exit rate estão elevadas, mostra exatamente o contrário – o conteúdo não é atraente para o leitor.
Ter esta análise de cada página indica o caminho para apostar nos tipos de conteúdo que dão certo para seu WordPress.
3. As páginas que não estão convertendo
Outra informação extremamente relevante para que você possa transformar seu site WordPress em sucesso é saber quais páginas que não estão convertendo. Ou seja, que não estão sendo eficientes e que podem estar impedindo que você cresça.
Com este tipo de análise você consegue perceber os pontos fracos de seu site e te dá a oportunidade de modificar de forma específica o que está dando errado.
4. Planejamento otimizado para melhor resposta do público
Como você já deve ter notado, o conteúdo desenvolvido por você é extremamente importante. Mas outro aspecto que deve ser levado em consideração é a publicação.
Como assim?
Ter ciência de quando é o melhor momento para publicar algum artigo fará com que você acerte e garanta melhor proveito.
Com o auxílio do Google Analytics você consegue fazer um calendário com os horários mais certeiros para publicação do seu conteúdo.
É possível criar uma análise com os horários de alto tráfego e quais dias da semana tem mais movimentação!
Imagina tudo que você pode fazer com estas duas informações?
5. O tempo de carregamento do seu WordPress
Você sabia que o tempo de carregamento do seu site WordPress é um fator levado em consideração para o posicionamento nos mecanismos de busca?
Pois, eles levam. Então ter esta informação, verificando como anda o carregamento do seu site WordPress é útil.
O relatório do Google Analytics vai te informar sobre:
- Carregamento de página;
- Conexão de servidor;
- Tempo de resposta do servidor;
- Tempo de download de página.
Otimizar seu site é uma dica para o sucesso. Se você quer saber mais sobre otimização WordPress, confira estes artigos aqui:
Otimizar carregamento de servidor
Fatores que afetam a performance de seu WordPress
Melhore a performance de seu WordPress com CDN
Conclusão
Entender seu público-alvo e ter dados analíticos vão fazer a diferença na hora de gerenciar e cuidar do seu site WordPress.
Aposte em uma ferramenta, como Google Analytics, e seu site WordPress ficará ainda melhor!