O WooCommerce é um robusto plugin de e-commerce criado para a plataforma WordPress. Flexível, intuitivo e cheio de recursos que permite a criação de uma loja virtual de sucesso.
Conheça mais sobre as vantagens do WooCommerce
O plugin possui diversas funcionalidades nativas ou seja: recursos que já vem com ele, sem necessidade de uma extensão para adicionar tais funções.
Muito dos recursos nativos do WooCommerce tem a ver com a origem do plugin – o WooCommerce foi desenvolvido nos Estados Unidos. Contexto geográfico é bastante importante para estratégia de vendas, não é mesmo?
É totalmente compreensível perguntar: Será que o WooCommerce é a melhor opção para um comércio eletrônico brasileiro?
Afinal, uma loja virtual brasileira funciona com um plugin de fora do país, pensando para fora do país?
Sim! O WooCommerce funciona no Brasil
É bom respondermos esta pergunta já no começo. Sim, o WooCommerce funciona no Brasil.
Sua origem americana traz alguns traços da cultura de vendas dos Estados Unidos, mas isto não impede ou dificulta o uso dele em outros territórios.
Viabilidade para o mercado brasileiro
O WooCommerce possui plugins de integração com Correios, como também, intermediadores de pagamento – PagSeguro, Cielo, Moip, GerenciaNet e muitos outros utilizados aqui no Brasil.
Veja mais sobre os métodos de pagamento do WooCommerce
O plugin é vantajoso porque além de suprir as necessidades de uma loja virtual brasileira, também oferece recursos a mais para sua customização.
Conheça os métodos de entrega do WooCommerce
O WooCommerce funciona para qualquer lugar do mundo essencialmente.
A flexibilidade, recursos nativos e extensões disponíveis permitem que você construa sua loja online conforme sua região!
Uma dica: O WooCommerce oferece inúmeros recursos para levar sua loja virtual além. É claro que você não vai utilizar tudo, mas sim, escolher os recursos que melhor se encaixam com suas necessidades específicas.
Plugins mais usados para loja virtual WooCommerce no Brasil
Para ajudar você a criar uma loja virtual WooCommerce de sucesso aqui no Brasil, você precisa ter uma noção básica de quais extensões vão fazer a diferença no seu comércio eletrônico.
Por isso nós vamos citar aqui algumas das extensões mais populares usadas em lojas WooCommerce no país.
Vamos as sugestões? Confira abaixo:
1. Venda produtos em combo
Você pode vender seus produtos em combo, você sabia? Mas o que isso quer dizer?
Com o Product Bundle, uma extensão do WooCommerce, você vende produtos em conjunto aplicando um preço de desconto.
Bastante prático, não é mesmo?
Por exemplo: Vamos imaginar que você tem uma livraria online. Se você utilizar a venda em combo, você pode vender 2 livros por 70 reais, ao invés de apenas 1 por R$ 40.
Este recurso é bastante usado porque é ideal para criação de kits, combos e conjuntos, possibilitando que o e-commerce dê mais opções de compras para o cliente.
2. Tenha assinatura recorrente
Outro recurso e plugin utilizado com frequência é que permite assinatura recorrente. Você consegue disponibilizar este tipo de função por meio do WooCommerce Subscription.
Já com este recurso, você consegue vender produtos que tenham pagamento recorrente.
Por exemplo: Você pode oferecer produtos ou serviços por assinatura, permitindo que seu cliente pague um valor mensal para receber estes produtos e serviços.
3. Ofereça desconto por quantidade
Mais uma extensão popular é o Dynamic pricing. Com ela na sua loja você pode dar desconto nos produtos por quantidade! É possível dinamizar os preços de seu comércio eletrônico!
Você consegue configurar descontos a partir da quantidade de um produto específico, de uma categoria ou ainda de todos os itens do carrinho.
Por exemplo: Se seu cliente compra 5 produtos da mesma categoria, ele ganha 20% de desconto sobre esses produtos. É claro que aqui você decide a quantidade de produtos e o valor do desconto.
4. Forneça serviços adicionais
Mais uma extensão popular é o Products add-ons. Este recurso permite ter para cada produto a venda de serviços adicionais.
Por exemplo: Oferecer a opção de garantia estendida para o período de 2 anos ao seu cliente.
Esta é uma ótima forma de conquistar seu cliente oferecendo este adicional.
5. Ofereça produtos de presente
Nossa última sugestão é utilizar a extensão Chained Products.
Com este recurso é possível definir brindes para a compra de determinado produto.
Por exemplo: Se seu cliente comprar determinado colar, ele ganha de brinde um par de brinco.
Quer saber mais você consegue fazer com WooCommerce no Brasil?
Veja 3 recursos nativos que tem tudo a ver com a origem do plugin e que também podem funcionar para sua loja virtual brasileira:
1. Utilize os cupons
A cultura de cupons é bastante americana. Um meio constantemente usado pelas pessoas para adquirirem produtos na terra do Tio Sam. No Brasil já não vemos este tipo de estratégia com tanta intensidade.
Por isso mesmo que é um ótimo atrativo e diferencial se sua loja virtual oferecer cupons!
Com WooCommerce é possível escolher que tipo de desconto você deseja dar ao seu cliente: desconto de carrinho, desconto de carrinho em porcentagem, desconto de produto ou desconto de produto em porcentagem.
2. Verifique a possibilidade de vender para fora do país
Outro aspecto global do WooCommerce e que tem muito a ver com as praticidades de envio disponibilizadas no território americano é o envio de produtos para qualquer lugar do planeta.
Tudo que você precisa saber sobre vendas internacionais no WooCommerce
Como você pode conferir no artigo citado acima, existem alguns itens fundamentais que você deve conferir antes de habilitar as vendas internacionais em seu WooCommerce.
Mas isto não quer dizer que ter este recurso disponível não seja vantajoso.
Esta opção vem para melhorar a experiência para compras e permitir que sua loja alcance outros territórios, possibilitando mais vendas!
Então, se sua loja virtual tem condições para habilitar as vendas internacionais, por que não, não é mesmo?
3. Use a geo-localização
O último recurso nativo é a geolocalização para compra inteligente.
Com este recurso é possível permitir que sua loja virtual detecte automaticamente o endereço de seu cliente fazendo os cálculos de envio e taxas uma tarefa muito mais simples.
Conclusão
Como você pode ver acima o WooCommerce funciona sim para o mercado brasileiro.
Entre seus muitos recursos nativos, todos de alguma forma ou de outra, podem ser encaixados em seu plano estratégico de venda aqui no Brasil (mesmo o plugin não sendo brasileiro).
Uma coisa é certa: todos estes recursos são mais opções para deixar sua loja virtual ainda mais personalizada e intuitiva para atrair mais clientes!
Esperamos que este artigo tenha te ajudado! Se você gostou, não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais.