Você já notou que o editor do WordPress está diferente?
O novo editor do WordPress que leva o nome de Gutenberg foi lançado em dezembro de 2019. Desde já, é importante saber que o nome do novo editor deriva de Johannes Gutenberg, que há mais de 500 anos inventou a impressora mecânica de perfil móvel.
Incorporado a partir da versão 5.0 do WordPress, ele veio para mudar a maneira de criar conteúdos dentro do seu site. A nova ferramenta permite que os usuários tenham uma agradável experiência na hora de visualizar a nova interface e testar as funcionalidades. O novo editor une leveza, modernidade e tem como objetivo facilitar a vida dos programadores, bem como dos produtores de conteúdo.
Considerada uma das maiores mudanças do ano de 2019 quando o assunto é WordPress, a nova ferramenta tem gerado controvérsias por parte dos usuários.
Evolução
Ao longo dos anos, o editor clássico não passou por muitas alterações. Neste mesmo período, o WordPress teve como foco a utilização voltada para os blogs. Diferente do que acontece hoje, onde o WordPress é utilizado em várias plataformas, como sites institucionais, lojas, sistemas de ensino e mais milhares de outras ferramentas. Definitivamente para quem deseja um editor personalizado, o Gutenberg pode ser a solução.
Hoje, o Gutenberg, está focado na criação, apenas, de posts e páginas, mas muito em breve deverá ser ampliado para várias outras áreas da plataforma. A ampliação garantirá a personalização de outras áreas como cabeçalhos, rodapés e outras sessões.
Blocos: a base do editor Gutenberg
O novo editor é todo baseado em blocos. Cada bloco representa um elemento que será utilizado por você na hora de construir seu post ou página, como por exemplo a inserção de imagens ou escolha dos formatos de títulos. Desta forma é possível inserir inúmeros elementos dos mais variados formatos, além de ser possível personalizar tudo diretamente do painel, sem utilizar o antigo formato de shortcodes “códigos curtos”.
Neste momento, enquanto você lê este artigo, há vários desenvolvedores de plugins que estão criando novos blocos para facilitar a inserção e configuração de recursos. Dessa forma, você pode ficar despreocupado, pois a tendência é que a cada dia, a biblioteca de blocos fique cada vez mais completa.
É preciso deixar o editor clássico de lado?
Se o seu WordPress está atualizado, você já possui o Gutenberg instalado como editor padrão do seu site. Se a flexibilidade do Gutenberg na hora de criar posts é o que você precisa, mas ainda deseja manter o editor clássico para situações específicas, saiba que isso é possível. Mas como? Simples, com apenas um plugin, você pode manter os dois editores em funcionamento dentro do seu site.
O time do WordPress manteve um plugin que habilita a utilização do editor clássico, então você pode instalar novamente buscando diretamente no repositório oficial. Uma vez instalado, basta ir nas configurações de escrita e escolher se você prefere manter o editor clássico ou o Gutenberg.
Em qualquer post ou página é possível optar, de forma fácil, entre o novo editor e o clássico. No modo de visualização clássico, a opção de utilizar o Gutenberg fica disponível na sidebar. Na descrição do próprio plugin, os indicadores mencionam que o editor clássico estará disponível até 2022 ou até quando for necessário. Neste período, é possível se habituar a nova ferramenta e remover eventuais dependências entre seu conteúdo e o editor clássico.
Confira o vídeo explicativo:
Agora, você já sabe como aproveitar o que há de bom neste dois editores. Mas saiba que você pode, sempre, contar com a Yogh que possui um time de especialista para que você possa aproveitar o que há de melhor nesse universo de possibilidades chamado: WordPress.
Afinal, você prefere o editor Gutenberg ou o editor clássico? Deixe sua opinião nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós.
Se você gostou deste artigo, que tal curtir e compartilhar em suas redes sociais?