10 dicas para vender mais usando o e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para engajar clientes em potencial! Confira 10 dicas para vender mais com esta ferramenta!

Marketing Digital

Atualizado em 09/09/2021

E-mail marketing - Dicas para vender mais

Você costuma utilizar e-mail marketing em seu site ou loja virtual? Ele pode ser seu aliado na hora de aumentar suas vendas ou divulgar seus serviços.

Apesar de existir inúmeras formas de se comunicar com seus clientes e impulsioná-los a conhecer seus produtos e serviços, o e-mail marketing ainda é uma excelente opção e não deve ser descartada, especialmente, se você possui uma loja virtual WooCommerce. 

Um bom e-mail pode ser a ferramenta ideal para fidelizar ou atrair novos clientes. Por isso, neste post, você vai conferir 10 dicas incríveis para vender mais usando o e-mail marketing.

1. Estabeleça uma meta

O primeiro passo rumo ao sucesso é estabelecer uma meta, afinal toda estratégia começa com a definição de metas. Para definir tais metas, você pode responder algumas perguntas como: o que você quer melhorar com o envio destes e-mails? Vendas, consciência de marca, fidelização de clientes podem estar entre suas metas. 

Ao traçar suas metas, seja específico com seus objetivos. Ao realizar um bom benchmark, ficará mais fácil para você alcançar suas metas e medir o seu programa. 

As suas metas vão ajudar você a determinar para quem os e-mails serão enviados, qual será o assunto de cada mensagem e quais ações os leitores serão estimulados a tomar após o recebimento da mensagem.

2. Defina seu público e tipos de e-mail

Após concluir o benchmark, é hora de definir o seu público e quais serão os formatos de e-mails enviados. Afinal, nem todos os e-mails devem ser enviados a todos os assinantes, você deve segmentar suas listas de contatos, assim, ficará mais fácil encontrar aqueles que serão mais receptivos à sua mensagem.

Como por exemplo, se o seu objetivo é ter mais avaliações no Google ou em seus produtos e serviços, você deve concentrar o envio de e-mails para seus clientes ativos ou que já compraram seus produtos e serviços. 

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Para aqueles clientes que não estão ativos há algum tempo, você precisará fornecer um pouco mais de contexto para lembrá-los de sua marca. Isso também pode servir como uma oportunidade para estimulá-los a comprar novamente. 

Agora, se você deseja  aumentar sua receita, você também pode usar o e-mail marketing para alcançar novos clientes ou fidelizar os clientes atuais. Para isso, você pode enviar e-mails para os novos clientes, incluindo mais informações sobre produtos, como depoimentos. Aproveite estes e-mails para enfatizar seus canais de suporte ao cliente para que os clientes saibam que podem contar com a sua equipe em caso de um contratempo.

Já para os clientes mais antigos, você pode divulgar produtos/serviços relacionados às últimas compras dos seus consumidores, lançamentos de novos produtos ou ainda oferecer cupons e programas de fidelidade e muito mais. 

Durante este processo, tente ser o mais específico possível, assim as taxas de conversões tendem a ser maiores.

3. Pense na frequência de seus e-mails

Não há realmente um número definido de e-mails que você deve enviar em um determinado período de tempo – tudo depende do seu negócio e do seu público. Por exemplo, se você possui um site de receitas, você pode enviar e-mails com receitas uma vez na semana para que as pessoas possam renovar seu cardápio toda a semana e ainda aumentar seu tráfego, por exemplo. No entanto, se o seu público é formado por profissionais ocupados, você pode apenas enviar um resumo de dicas e notícias uma vez por mês para que seus e-mails não se tornem um spam, por exemplo.

Além de se preocupar com a frequência de envio de e-mails, é importante que você dê bastante atenção para a qualidade dos seus e-mails. Pois, como já diria o ditado popular: qualidade vale mais que quantidade.

Confira algumas dicas para acertar na frequência de envio de e-mails:

  • Considere começar com e-mails mensais para ver como isso funciona para o seu público e agenda. Isso vai ajudá-lo a se acostumar a enviar consistentemente, e você pode aumentar a frequência mais tarde.
  • Geralmente é melhor enviar menos e-mails, mas que tenham qualidade e que possam aumentar a sua taxa de conversões.
  • Considere automatizar seus e-mails e usar modelos para economizar tempo e poder focar no que realmente importa: seu negócio.

Após definir o público e frequência de envio, lembre-se de analisar as métricas após o disparo, assim, você saberá se deve ou não aumentar a frequência de envios de e-mails.

4. Estabeleça um formato/modelo

Você não quer reinventar a roda toda vez que enviar um e-mail — isso pode ser demorado para você e confuso para seus clientes. Em vez disso, crie alguns formatos e modelos definidos que você pode reutilizar com base no tipo de e-mail que você está enviando.

Existem dois tipos de formatos de e-mail: texto simples e projetado.

E-mails de texto simples são rápidos de criar e normalmente não se parecem com um e-mail marketing, o que pode ajudá-lo a chamar a atenção. No entanto, eles podem ser chatos e são limitados em termos de layout e opções para mostrar produtos. E, sem um lembrete visual, algumas pessoas podem não se lembrar ou reconhecer sua marca.

Os e-mails com um design personalizado oferecem mais opções para chamar a atenção dos seus clientes. Eles promovem sua marca visualmente com um visual consistente, tranquilizando os clientes de que eles estão vindo de você. Além disso, eles são reutilizáveis e podem incluir elementos como botões — o que pode levar a mais cliques. No entanto, eles também podem ser demorados para criar e exigir experiência para projetar e aperfeiçoar coisas como responsividade móvel.

Mas se você não é um designer, você pode contar com o auxílio de plugins para criar seu modelo de e-mail marketing com facilidade. Com o plugin MailPoet, você pode utilizar modelos e adaptá-los de acordo com a sua marca. Além disso, é possível salvar os modelos para reaproveitar futuramente.

Quer saber mais sobre este plugin que possui uma versão gratuita? Leia este post: Plugin MailPoet: a solução de e-mail marketing para seu WordPress.

5. Crie conteúdo de valor

Um bom conteúdo, que seja atraente e envolvente pode ajudar o seu negócio a se destacar de todos os outros e-mails, que estão na caixa de entrada dos seus assinantes.

Ao criar um conteúdo, o objetivo deve ser entregar valor e ao mesmo tempo mostrar seus produtos ou serviços. Se o seu objetivo é aumentar as vendas, pense em como seus e-mails podem fortalecer o relacionamento com seus clientes e incentivá-los a comprar, você pode fazer isso através de envio de e-mails com tutoriais, guias, lançamentos de novos produtos e serviços, indicações de uso para quem adquiriu novos produtos e serviços e muito mais!

Considere também artigos divertidos e informativos sobre temas de interesse do seu público. Se você vende equipamentos de camping e ao ar livre, por exemplo, ofereça artigos com dicas sobre campings e caminhadas. Nem sempre precisa ser conteúdo original — vincule-se a bons artigos em sites respeitáveis e não concorrentes ou faça parcerias com influenciadores para criar conteúdo exclusivo que você possa usar.

6. Faça uma abordagem multicanal

Faça do e-mail um dos vários canais de marketing que você usa, impulsionados pela sua estratégia geral. As pessoas passam um tempo considerável em plataformas de mídias sociais, e seu mix de marketing deve ser um reflexo de como — e onde — seu público passa seu tempo.

Se você tiver um grande número de seguidores nas redes sociais, crie oportunidades exclusivas, onde eles terão acesso somente por e-mail, desta forma você estará incentivando-os a assinar sua lista.

E claro, você pode utilizar o e-mail marketing para divulgar suas redes sociais, incluindo ícones no rodapé, por exemplo. Você também pode utilizar os conteúdos divulgados nas redes sociais para enviar para seus clientes por e-mail e vice-versa. Mas lembre-se que ao reutilizar o conteúdo em mais de uma plataforma, é importante, que às vezes, cada mídia tenha um conteúdo único e exclusivo, assim as pessoas terão um motivo extra para seguirem o seu negócio em todas as plataformas.

7. Medir e melhorar

Google Dashboard para WordPress - Plugin

Peter Drucker já dizia: o que pode ser medido, pode ser melhorado. Após tantas dicas úteis para melhorar as suas vendas através do e-mail marketing, esta é uma das mais fundamentais, afinal ao medir o seu desempenho, você saberá se está trilhando o caminho do sucesso e o que pode ser melhorado.

A maioria das plataformas oferece dados sobre o envio de seus e-mails, como por exemplo, links mais clicados, porcentagem de clientes que abriram o e-mail e muito mais.

Por isso, a partir de agora, você confere algumas dicas para aproveitar ao máximo os dados oferecidos pelas plataformas de e-mail marketing:

  • Fique de olho em suas estatísticas e faça melhorias, quando necessário. Você pode notar que alguns e-mails têm maior ou menor engajamento em determinados dias ou horários, por exemplo. Ou talvez certos tipos de conteúdo geram mais cliques do que outros.
  • Se você está recebendo um alto número de cancelamentos de inscrição, revise seu conteúdo, processo e estratégia. Pode ser algo simples! Por exemplo, se você promete para as pessoas que os envios serão mensais, mas envia e-mails semanalmente ou diariamente, este pode ser o motivo pelo qual elas estão cancelando as inscrições. 
  • Mais importante, lembre-se por que você está enviando campanhas de e-mail marketing. Você está alcançando seu objetivo? Você precisa tentar uma abordagem diferente? Verifique as métricas regularmente para garantir que você não está saindo dos trilhos.

8. Construa sua lista de contatos

Os e-mails não irão trazer um bom resultado sem uma lista de qualidade de assinantes. Mas como você pode criar essa lista? Para te ajudar neste processo, confira algumas dicas:

  • Facilite a inscrição em seu site. Experimente incluir formulário de inscrição, que seja rápido e fácil de preencher. Você pode adicionar estas chamadas em sua página inicial, barra lateral ou rodapé, banners ou no meio do conteúdo do blog, por exemplo. Mas evite que estas chamadas sejam intrusivas, afinal, eles afetarão a experiência do seu usuário.
  • Enfatize os benefícios de se inscrever. Eles vão descobrir sobre os últimos itens de venda e negócios? Ser notificado sobre eventos na loja? Tem promoções especiais só para assinantes?
  • Bonifique os inscritos (por exemplo, junte-se à nossa lista para obter 10% de desconto em seu primeiro pedido).
  • Certifique-se de obter o consentimento dos seus usuários. Não adicione alguém à sua lista a menos que eles tenham explicitamente optado. A captação de dados sem o consentimento dos usuários, pois você descumpre a LGPD.
  • Use seus outros canais de marketing para incentivar inscrições.

9. Economize tempo com automação

Para facilitar seu trabalho e garantir que seus clientes continuem recebendo seus e-mails, você pode apostar na automação. 

Através de plataformas de envio de e-mails,  você pode programar envios de e-mails, com boas-vindas, ofertas especiais pós-compra, e-mails que relembrem seus clientes de que há itens abandonados no carrinho e e-mails de notificação de postagem para manter seus assinantes atualizados com seus conteúdos mais recentes podem fazer a diferença no seu negócio. 

10. Escolha uma plataforma de e-mail que seja certa para sua estratégia

Existem muitas plataformas de e-mail por aí, cada uma com diferentes recursos e benefícios. Aproveite para pesquisar as diferenças para que você possa determinar a certa para o seu negócio, público e orçamento.

Se você não é um desenvolvedor de e-mail, provavelmente deseja encontrar uma ferramenta que seja fácil de utilizar no dia a dia da sua empresa. Se você tiver pouco tempo, escolha um que se concentre na automação de e-mails. 

Uma excelente opção de ferramenta para automatização de e-mails, é a AutomateWoo, desenvolvida pelo WooCommerce. E claro, você ainda pode contar com o MailPoet para dar vida aos seus e-mails marketing.

Conclusão 

Ao longo deste post, você pôde conferir 10 dicas para se aproximar dos seus clientes e vender mais em seu WooCommerce através do e-mail marketing.

O e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para engajar clientes em potencial, reter os existentes e expandir seu alcance. Comunicação regular e pensativa é a chave para o sucesso e quando aliada a boas ferramentas, tudo fica ainda melhor.

Mas agora, nós queremos saber: você utiliza e-mail marketing em seu negócio? Conta para a gente sobre sua experiência com esta plataforma tão popular!

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Texto traduzido e adaptado: How to Create an Email Marketing Strategy for Your Online Store.

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