Uma das melhores maneiras para fazer com que seu cliente volte para sua loja virtual é dar a ele uma experiência pós-venda satisfatória e eficiente. Afinal de contas, manter um consumidor é bem mais fácil do que conquistar um novo!
No conteúdo abaixo, você verá dicas para aplicar nas seguintes áreas:
- Comunicação
- Atendimento
- Mensagem
- Engajamento
Por meio delas, você conseguirá proporcionar ao seu cliente uma experiência pós-compra otimizada. Vamos lá?
Dicas para otimizar a experiência do usuário pós-venda
Toda a oportunidade que se apresenta para engajamento com seu cliente, é uma oportunidade a ser aproveitada!
Seu consumidor deseja ouvir de você e nada melhor do que fazer isso depois que ele finaliza uma compra em seu comércio eletrônico. No conteúdo abaixo você verá 4 dicas práticas e rápidas. Veja:
1. Comunicação pós-venda
Clientes são mais receptíveis para receber um e-mail marketing depois de uma compra recente. A taxa de abertura de e-mail pós-compra, estatisticamente, é o dobro da taxa de promoções de e-mail regulares.
Alinhe os e-mails à sua marca: inclua uma mensagem alegre para fazer o consumidor se sentir bem sobre a compra que ele acabou de fazer, reforçando a mensagem.
Mas seja cuidadoso para não criar e-mails que forcem a barra. Seu cliente pode não estar pronto para comprar de você novamente. Encontre modos de fazer com que eles se engajem:
- Convide para que siga sua marca nas redes sociais
- Peça para que compartilhe a compra nas mídias sociais
- Convide para navegar em novos produtos ou sugira produtos de interesse
- Estenda um convite para inscrição de newsletter com ofertas especiais
- Convide para fazer parte do seu programa de fidelidade
- Peça por uma avaliação do produto
- Mande um código de desconto para uma nova aquisição
Além de mandar e-mails pós-compra com informações e ofertas, certifique-se de configurar sua loja WooCommerce para automaticamente mandar um e-mail de agradecimento. Torne a mensagem engajadora. É uma oportunidade para reforçar sua marca.
Outra dica é mandar um e-mail de “seu pedido foi enviado”. Veja algumas dicas:
- Comece com a boa notícia: seu pedido está a caminho!
- Torne fácil para o cliente rastrear o pedido inserindo o link do rastreamento
- Inclua a data prevista de entrega
- Inclua uma oferta ou CTA
- Dê informações sobre o serviço de consumidor e políticas de troca.
2. Atendimento ao cliente
Veja abaixo algumas dicas e estratégias para ter um suporte ao cliente pós-venda:
- Tenha um sistema para gerenciar mensagens
- Certifique-se que as informações para contato do consumidor esteja visível: considere criar uma página de contato e adicionar um menu no site
- Tenha uma página de FAQ com as perguntas frequentes
É importante enfatizar que mesmo com o melhor programa para atender o cliente, às vezes, as coisas podem acabar mal e o cliente pode ter uma experiência ruim – encomenda atrasada, enviada para o endereço errado, mercadoria danificada.
Se o seu cliente tem uma experiência ruim, você tem uma oportunidade de transformar essa experiência no atendimento ao seu consumidor!
3. Mensagens personalizadas
Estatísticas apontam que e-mails personalizados entregam 6 vezes mais em suas taxas de conversão.
Rastreie os pedidos dos seus clientes para customizar e personalizar os e-mails pós-venda. Aqui estão alguns exemplos:
- Mande uma mensagem com uma oferta especial no aniversário do cliente: capture esta informação no registro do cliente
- Comemore marcos com uma oferta especial: primeira compra, um ano como cliente e muito mais
- Agradeça: mande “obrigado” a cada compra
4. Engajamento com programas de recompensas
Como já mencionamos acima, custa de 5 a 10 vezes a mais para obter um novo consumidor do que fazer com que o existente permaneça.
Clientes recorrentes tem mais do que 50% da chance de comprar novos produtos e gastam mais 31%. Uma das formas mais eficientes é por meio de programas de fidelidade!
5 dicas para fidelizar clientes
Um programa de fidelidade é um programa que oferece premiações e gratificações para clientes regulares. Para tornar o programar efetivo, você pode:
- Torne fácil para que ele entre para o programa. Não peça por muitas informações para o cadastro
- Tenha uma landing page dedicada em seu site para programas de lealdade que expliquem como ingressar e os benefícios
- Torne seu programa baseado nos pontos adquiridos do que apenas em descontos
- Promova o programa nas redes sociais
- Lance uma campanha de e-mail para encorajar a participação entre seus clientes
Veja os plugins que você pode utilizar
Conclusão
Você quer que seus clientes tenham uma ótima experiência de compra e interação com você. Mire para ter clientes pela vida inteira. As estratégias desse artigo vão definitivamente ajudar você a atingir estes objetivos.
Texto traduzido e modificado: Tips to optimize post-purchase experience for WooCommerce