4 dicas para otimizar experiência pós-venda de seu cliente WooCommerce

Uma das melhores maneiras para fazer com que seu cliente volte para sua loja virtual  é dar a ele uma experiência pós-venda satisfatória e eficiente. Afinal de contas, manter um consumidor é bem mais fácil do que conquistar um novo! No conteúdo abaixo, você verá dicas para aplicar nas seguintes áreas: Comunicação Atendimento Mensagem Engajamento Por meio delas, […]

WooCommerce

Atualizado em 18/04/2018

Uma das melhores maneiras para fazer com que seu cliente volte para sua loja virtual  é dar a ele uma experiência pós-venda satisfatória e eficiente. Afinal de contas, manter um consumidor é bem mais fácil do que conquistar um novo!

No conteúdo abaixo, você verá dicas para aplicar nas seguintes áreas:

  • Comunicação
  • Atendimento
  • Mensagem
  • Engajamento

Por meio delas, você conseguirá proporcionar ao seu cliente uma experiência pós-compra otimizada. Vamos lá?

Dicas para otimizar a experiência do usuário pós-venda

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Toda a oportunidade que se apresenta para engajamento com seu cliente, é uma oportunidade a ser aproveitada!

Seu consumidor deseja ouvir de você e nada melhor do que fazer isso depois que ele finaliza uma compra em seu comércio eletrônico. No conteúdo abaixo você verá 4 dicas práticas e rápidas. Veja:

1. Comunicação pós-venda

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Clientes são mais receptíveis para receber um e-mail marketing depois de uma compra recente. A taxa de abertura de e-mail pós-compra, estatisticamente, é o dobro da taxa de promoções de e-mail regulares.

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Alinhe os e-mails à sua marca: inclua uma mensagem alegre para fazer o consumidor se sentir bem sobre a compra que ele acabou de fazer, reforçando a mensagem.

Mas seja cuidadoso para não criar e-mails que forcem a barra. Seu cliente pode não estar pronto para comprar de você novamente. Encontre modos de fazer com que eles se engajem:

  • Convide para que siga sua marca nas redes sociais
  • Peça para que compartilhe a compra nas mídias sociais
  • Convide para navegar em novos produtos ou sugira produtos de interesse
  • Estenda um convite para inscrição de newsletter com ofertas especiais
  • Convide para fazer parte do seu programa de fidelidade
  • Peça por uma avaliação do produto
  • Mande um código de desconto para uma nova aquisição

Além de mandar e-mails pós-compra com informações e ofertas, certifique-se de configurar sua loja WooCommerce para automaticamente mandar um e-mail de agradecimento. Torne a mensagem engajadora. É uma oportunidade para reforçar sua marca.

Outra dica é mandar um e-mail de “seu pedido foi enviado”. Veja algumas dicas:

  • Comece com a boa notícia: seu pedido está a caminho!
  • Torne fácil para o cliente rastrear o pedido inserindo o link do rastreamento
  • Inclua a data prevista de entrega
  • Inclua uma oferta ou CTA
  • Dê informações sobre o serviço de consumidor e políticas de troca.

2. Atendimento ao cliente

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Veja abaixo algumas dicas e estratégias para ter um suporte ao cliente pós-venda:

  • Tenha um sistema para gerenciar mensagens
  • Certifique-se que as informações para contato do consumidor esteja visível: considere criar uma página de contato e adicionar um menu no site
  • Tenha uma página de FAQ com as perguntas frequentes

É importante enfatizar que mesmo com o melhor programa para atender o cliente, às vezes, as coisas podem acabar mal e o cliente pode ter uma experiência ruim – encomenda atrasada, enviada para o endereço errado, mercadoria danificada.

Se o seu cliente tem uma experiência ruim, você tem uma oportunidade de transformar essa experiência no atendimento ao seu consumidor!

3. Mensagens personalizadas

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Estatísticas apontam que e-mails personalizados entregam 6 vezes mais em suas taxas de conversão.

Rastreie os pedidos dos seus clientes para customizar e personalizar os e-mails pós-venda. Aqui estão alguns exemplos:

  • Mande uma mensagem com uma oferta especial no aniversário do cliente: capture esta informação no registro do cliente
  • Comemore marcos com uma oferta especial: primeira compra, um ano como cliente e muito mais
  • Agradeça: mande “obrigado” a cada compra

4. Engajamento com programas de recompensas

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Como já mencionamos acima, custa de 5 a 10 vezes a mais para obter um novo consumidor do que fazer com que o existente permaneça.

Clientes recorrentes tem mais do que 50% da chance de comprar novos produtos e gastam mais 31%. Uma das formas mais eficientes é por meio de programas de fidelidade!

5 dicas para fidelizar clientes

Um programa de fidelidade é um programa que oferece premiações e gratificações para clientes regulares. Para tornar o programar efetivo, você pode:

  • Torne fácil para que ele entre para o programa. Não peça por muitas informações para o cadastro
  • Tenha uma landing page dedicada em seu site para programas de lealdade que expliquem como ingressar e os benefícios
  • Torne seu programa baseado nos pontos adquiridos do que apenas em descontos
  • Promova o programa nas redes sociais
  • Lance uma campanha de e-mail para encorajar a participação entre seus clientes

Veja os plugins que você pode utilizar

Conclusão

Você quer que seus clientes tenham uma ótima experiência de compra e interação com você. Mire para ter clientes pela vida inteira. As estratégias desse artigo vão definitivamente ajudar você a atingir estes objetivos.

Texto traduzido e modificado: Tips to optimize post-purchase experience for WooCommerce

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