Está organizando sua loja virtual WooCommerce? Então este artigo é para você!
No texto de hoje nós vamos dar algumas dicas de quais ações você pode tomar para organizar melhor sua loja online.
Então, se você está nesse processo, confira:
Organize sua loja WooCommerce
Sempre que falamos sobre organização e planejamento na criação e desenvolvimento tanto de um site institucional ou loja virtual, gostamos de enfatizar quanto é importante esta etapa.
Ter ideias claras e bem organizadas sobre o que você deseja e como você imagina que seu projeto seja é o início de tudo. Ou seja: extremamente crucial para que você comece a construção do seu site com o pé direito.
As dicas que vamos dar a seguir são sugestões práticas para que sua loja virtual WooCommerce possa ser construída da forma mais organizada possível.
1. Decida quem vai gerenciar a configuração de sua loja, o envio de produtos e o atendimento ao cliente
No “mundo real” os papéis em uma loja são bem claros: existe o dono da loja, os gerentes, os caixas, as pessoas que trabalham no estoque.
Já no mundo do e-commerce esta configuração pode ser bem diferente.
O dono pode lidar com todos os aspectos da loja virtual desde atendimento ao cliente até o design do comércio eletrônico.
Ou talvez tenha um gerente que fique responsável em configurar e atualizar as páginas de produto – mas também tenha alguém para administrar o envio dos produtos.
A última coisa que você quer fazer é criar uma nova loja e perceber que você não tem tempo ou recursos para cuidar de tudo.
É muito importante avaliar quem você precisa para conseguir fazer com que sua loja virtual WooCommerce funcione!
Ter isto bem organizado fará muita diferença no que diz respeito a criação de sua loja. Separe um tempo e escreva quem vai cuidar:
- Da construção da sua loja virtual;
- Gerenciar as ações de rotina diária da loja virtual;
- Empacotamento e envio dos pedidos;
- Comunicação com clientes;
- Marketing;
- Problemas técnicos.
Não se apavore! Talvez você não tenha a resposta para cada um destes itens ou a quantidade exata de pessoas em sua equipe.
Isto não é para você se sentir desencorajado na criação de sua loja virtual. Isto é para que você esteja preparado para realidade de administrar duas lojas em ambientes tão diferentes – físico e online.
Realmente separe um tempo para verificar todos os itens citados acima. Se você tem uma equipe de trabalho, descubra quem possui habilidades para cuidar de alguns dos aspectos mencionados ou quem pode ficar cuidando do empacotamento e envio de produtos.
Esta etapa é essencial para que você construa uma loja virtual bem organizada.
2. Classifique as taxas de remessa, as caixas e transportadoras
Com o primeiro item visto, você vai agora focar na logística – isto quer dizer, como você vai enviar seus produtos para seus clientes.
Como você já sabe, o envio de produtos adquiridos em loja virtual é infinitamente mais complexo se comparado a venda de um produto para uma pessoa que está bem na sua frente, no mesmo local.
Mas não desanime! Você vai conseguir fazer isto!
Nós vamos te mostrar as 3 dicas mais importantes para resolver este aspecto antes de você começar a vender em seu comércio eletrônico:
- Meça os seus produtos e veja que tipo de caixa você precisa comprar com antecedência;
- Se você vende produtos que precisam de um empacotamento especial, organize as necessidades específicas para o embrulho o mais rápido possível;
- Pesquise transportadoras locais e descubra qual oferece o melhor serviço.
3. Decida pelo método de pagamento que funciona com aquele que você aceita em sua loja física
Ter que administrar diferentes tipos de pagamento pode ser um pouco irritante (ou bastante, na verdade).
O ideal é procurar soluções que você pode aceitar pagamentos com o mesmo sistema que você utiliza em sua loja física. Isto ajuda porque evita que você e sua equipe façam trabalho dobrado para gerenciar produtos.
A melhor forma é utilizar o mesmo intermediador financeiro! Assim, você não terá mais taxas ou simplesmente, não terá mais trabalho em administrar dois intermediadores diferentes, não é mesmo?
Simplicidade e praticidade!
Com preparação sua loja virtual fará sucesso
Aí estão nossas dicas. Ao planejar, pesquisar, discutir e rever todos os detalhes antes de você criar sua loja virtual WooCommerce, você estará melhor preparado para lidar com a publicação de seu e-commerce.
Então, leve em consideração os itens citados acima. Não pense que você estará perdendo tempo. O investimento em verificar cada aspecto e ter uma boa organização e planejamento facilitará (e muito) na criação de sua loja virtual!
Esperamos que estas dicas sejam úteis para você! Alguma dúvida? Deixe um comentário:
Texto traduzido e modificado: Tips for offline stores taking their products online