Checklist: 10 dicas para manter seu WooCommerce funcionando

Como está a sua loja virtual? Ela está funcionando bem? Neste post, você confere 10 dicas para manter seu WooCommerce funcionando sempre atualizado e seguro

Dicas para manter seu WooCommerce funcionando

Como está sua loja virtual? Ela está funcionando corretamente? Está segura e atualizada? Assim como sua casa precisa de manutenções e sua saúde de cuidados, uma loja virtual necessita de manutenção e boas boas práticas são necessárias para proteger a reputação do seu negócio e a fonte de renda.

Vender online pode economizar tempo e dinheiro que você gastaria para manter uma loja física, mas isso não significa que seu WooCommerce não precisa de cuidados. 

Por isso, neste post, você vai conferir 10 dicas para manter seu WooCommerce funcionando, e claro, que as vendas possam continuar fluindo.

1. Mantenha a atualização em dia

Se você deseja manter seu site funcionando, é ideal que mantenha tudo atualizado e isso inclui WordPress, temas, plugins e o PHP. E quando se fala em plugins, você não pode esquecer do WooCommerce, não é mesmo?

Manter tudo atualizado protegerá sua loja contra ameaças de segurança identificadas e garantirá que as coisas funcionem em conjunto sem problemas.

Além de se manter seu site seguro, as atualizações também costumam trazer novos recursos, assim sua loja virtual estará em constante evolução.

Ao realizar uma nova atualização, é importante que você lembre-se que tudo deve ser feito em um ambiente de testes. Após garantir que a atualização não causou problemas, você pode seguir com a publicação.

Em caso de dúvidas na hora de atualizar sua loja virtual, você pode obter mais detalhes através da documentação do plugin WooCommerce.

2. Procure por malware

Quando uma loja online fica offline, é uma crise. As vendas não estão acontecendo, os clientes estão confusos, e todos entram em pânico.

Por isso, é essencial que você monitore sua loja e execute varreduras constantes e assim evitar ataques. Afinal, é essencial que seu e-commerce se mantenha seguro, pois a cada compra novos dados sensíveis, como CPF, endereço e cartões de crédito são cadastrados.

Você pode manter seu site seguro de algumas formas. O primeiro passo é verificar se o seu site está ou não com malware. Você pode fazer isso através de ferramentas gratuitas, como Sucuri.

Quer ter acesso a mais ferramentas? Clique aqui e confira mais 03 opções de sites para você verificar se a sua loja virtual está com malware. 

Além de realizar esse teste, você pode contar com o auxílio de plugins de segurança, como o Wordfence ou ainda contratar uma empresa que possua o serviço de Consultoria de Segurança Especializada em WordPress, assim seu site ficará sempre seguro!

3. Faça backup da sua loja regularmente

Garantir que seu site esteja com o backup em dia anda de mãos dadas com verificações de segurança e atualizações de software. Afinal, você não pode perder pedidos, dados relacionados às compras ou informações do cliente.

Para que você não perca nenhum dado, é essencial que você mantenha o backup da sua loja virtual em dia. E você pode fazer isso de várias formas, uma delas é contratar um serviço de hospedagem que ofereça backups diários.

Caso você não possa investir em uma hospedagem que já oferece backup, você pode utilizar plugins de backup, como o UpdraftPlus. Assim, não importa o que aconteça, você poderá restaurar os pedidos e vendas mais recentes.

4. Teste todos os processos de checkout

Falando em testes, é sempre uma boa ideia testar seus processos de checkout e pagamento regularmente. Não espere que os clientes reclamem que seus pagamentos não estão funcionando.

Lembre-se, é no ambiente de checkout, que o usuário que começou navegando pela sua loja virtual WooCommerce deixará de ser apenas um usuário para se tornar um cliente.

Por isso, é essencial que tudo esteja funcionando. O usuário deve ter uma excelente experiência de checkout, caso haja problemas neste processo, como carregamento lento ou até mesmo a página de checkout ficar fora do ar, o seu futuro cliente pode abandonar o seu site.

Portanto, garantir que todo esse processo ocorra sem preocupações é ideal para que você possa aumentar suas conversões, especialmente neste período, em que as vendas são maiores. Por isso, lembre-se de testar se todas funcionalidades existentes na área de checkout estão funcionando, como cálculo de frete, atualização do carrinho, cupom de desconto, processamento do pagamento, envio de notificações por e-mail e muito mais.

Só assim, você terá certeza de que seu cliente irá finalizar suas compras com sucesso! 

5. Fique atento a performance 

Sites e lojas virtuais por várias razões podem ficar lentos, e você não quer que a velocidade seja uma barreira para as vendas.

Execute um teste de velocidade em seu site como parte de sua manutenção mensal. Os testes de velocidade mais confiáveis sinalizarão áreas problemáticas — leve-as a sério e faça o que puder para corrigi-las. 

Certifique-se de que as imagens estão otimizadas e use apenas plugins e temas confiáveis.

E, como sempre, lembre-se que sua empresa de hospedagem é sua parceira quando se trata de velocidade. Certifique-se de ter um bom plano de hospedagem especializado em WordPress e WooCommerce.

Quer saber mais sobre Otimização? Confira o guia definitivo sobre otimização de performance.

6. Filtre comentários para evitar spam

Comentários que contenham spam podem prejudicar o crescimento do seu site ou loja virtual. Portanto, analisar os comentários deve fazer parte da sua rotina de manutenção. Assim, você evitará que seu negócio fique fragilizado em função de comentários que contenham spam ou termos inadequados.

Para tornar a gestão dos comentários mais prática, você pode contar com o plugin Akismet

Disponível para download no repositório oficial do WordPress, ele é responsável por filtrar todos os comentários e bloquear todos os comentários que são considerados spam.

7. Fique dê olho no estoque

Não tem nada mais frustrante do que colocar um produto no carrinho e depois ver que ele está esgotado, não é mesmo? Por isso, se você tem uma loja virtual, é essencial que você mantenha seu estoque abastecido e organizado.

Esse passo é essencial para que você mantenha sua loja funcionando e possa ver suas vendas aumentarem.

8. Cuide de pagamentos e reembolsos 

Parte da execução de uma loja eficaz é lidar com retornos de forma rápida e eficiente. Certifique-se de ter a equipe pronta para ajudar os clientes que precisam trocar um item ou solicitar um reembolso. Lidar com isso diariamente é um aspecto fundamental de uma loja saudável e próspera.

E você pode fazer isso utilizando o  WooCommerce Payments diretamente dentro do painel WooCommerce. É preciso apenas alguns cliques para emitir reembolsos, então você vai gastar menos tempo em devoluções e reembolsos, e terá mais tempo para cuidar de outras áreas da sua loja virtual.

9. Aposte em um bom conteúdo para crescer

Se você quiser crescer em sua loja, você precisará de uma estratégia para criar conteúdo regularmente. Isso não só mantém seu site ou loja virtual interessante e agrega valor para seus clientes existentes, mas pode ajudar a atrair novos fãs e também pode te ajudar a ficar melhor posicionado no Google e outros mecanismos de busca.

Mas lembre-se que produzir um bom conteúdo não deve ser um processo difícil e demorado. Tente tornar esse processo leve e divertido.

Para te ajudar a produzir conteúdo, vamos às dicas? Experimente escrever sobre os novos produtos que estão disponíveis em sua loja, explique para seus clientes como eles podem utilizar esses produtos de uma forma única e interessante.

Além disso, você também pode compartilhar um pouco da história do seu e-commerce e ainda trazer depoimentos de clientes. Os depoimentos transmitem confiança e estimulam seus usuários a comprarem seus produtos.

10. Análise métricas e resultados

O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Portanto, é importante que você monitore o desempenho da sua loja virtual. Ao analisar os dados, você saberá se o seu trabalho está indo na direção certa e também será capaz de tomar boas decisões seguindo em frente. 

Para te ajudar a monitorar o seu desempenho, você pode contar com o recurso WooCommerce Analytics. Ele fornece vários relatórios e resumos detalhados. Você pode acompanhar métricas como vendas, pedidos, reembolsos, descontos usados, impostos recolhidos e muito mais.

Conclusão 

Ao longo deste post, você pôde conferir 10 dicas para manter seu WooCommerce funcionando e assim poder atender melhor seus clientes e ver suas vendas aumentarem.

Com este checklist, agora você não tem mais desculpas para manter seu site seguro e atualizado. 

Afinal, você investiu seu tempo, amor, atenção e dinheiro para que a sua loja virtual se tornasse realidade, por isso, agora é essencial que você cuide bem dela.

E cuidar bem dela significa estar atento ao serviço de manutenção e na execução de melhorias. Mas se você não tem tempo para se dedicar a manutenção, que tal contar com o serviço de Suporte e Manutenção oferecido pela Yogh? Com ele, você terá uma equipe de especialistas em WooCommerce para cuidar da sua loja a todo momento.

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Até a próxima!

Artigo traduzido e adaptado: The Essential WooCommerce Maintenance Checklist.

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