Quem já está ou pretende entrar no mercado possivelmente planeja desenvolver loja virtual em algum momento da sua atuação profissional. Essa demanda crescente por e-commerce é uma consequência natural dos nossos hábitos de consumo, que estão cada vez mais online do que off-line. Pesquisa da Ebit|Nielsen apontou um aumento de 20% das vendas online direto ao consumidor em 2018 em relação à 2017. O valor alcançado para esse tipo de venda chegou a R$ 2,5 bilhões no ano passado.
Entretanto, essa nova onda de mercado traz uma demanda essencial de planejamento e estratégia, bem como na estruturação das empresas online. Apresentamos abaixo um checklist para você começar a desenvolver loja virtual agora mesmo!
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1 – Desenvolver loja virtual: Escolha seu nicho de atuação
Antes de começar a pensar no formato do seu site é preciso ter em mente alguns pontos iniciais mais estratégicos para conseguir, ao fim, obter o sucesso esperado. A Internet propicia um enorme alcance de público, entretanto muitas vezes esse alcance não conquista o retorno que esperamos, pelo conteúdo se dissipar ou atingir pessoas que não se interessam por ele. Isso ocorre tanto nas redes sociais, como também no mercado online.
Você precisa ter consciência que o comércio digital já é bastante competitivo e saturado em alguns seguimentos. Contudo ter tantas opções para um mesmo produto faz com que surja uma necessidade de fazer diferente, além de buscar um nicho de atuação segmentado. Para dar início ao seu projeto de negócio e desenvolver loja virtual, considere as dores e demandas do seu futuro setor de atuação e defina seus consumidores em potencial. Analise quem são e como seus concorrentes já oferecem seus produtos, leia comentários, veja o que os consumidores estão pedindo, faça um diagnóstico do que está dando certo e do que ainda não é feito e você poderá fazer.
Por exemplo: você decidiu que irá começar a vender artigos de presentes customizados, como copos, canecas, camisetas, porta-retratos. Entretanto, provavelmente você sabe que muita gente já faz isso. Sejam grandes empresas, como média ou pequenas. Questione-se: o que você fará de diferente? É possível atingir um público em específico? Quem compra esse tipo de produto? Existe algum consumidor que não foi abraçado por esse mercado? Como você vai conseguir se destacar entre os concorrentes?
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2 – Desenvolver loja virtual: Defina um Planejamento Financeiro
Após tomar a decisão de qual será o nicho de atuação da sua loja online, chegou a hora de montar um plano de comércio e investimentos. Esse plano terá que conter uma previsão de vendas, previsão de despesas e quanto desse orçamento inicial será destinado para a montagem da loja virtual. É preciso tomar uma decisão bem pensada e estruturada de como você irá fazer para desenvolver sua loja virtual.
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Será que você conseguirá fazer tudo sozinho? Como você vai mantê-la? É preciso responsabilizar alguém para organizar e coordenar o e-commerce, ou contratar uma empresa especializada para isso. Um dos maiores erros em lojas virtuais é não haver essa organização e uma boa estruturação do site, bem como os cálculos para se ter noção exata de quanto investimento será necessário para desenvolver loja virtual. Para isso existem empresas, como a Yogh, que surgem para facilitar e auxiliar no planejamento e execução da criação de e-comerces. Saiba mais sobre os nossos serviços!
3 – Desenvolver loja virtual: Escolha a plataforma
Após todo o esforço mental que envolve desenvolver loja virtual, chegou a hora de começar a visualizar e vislumbrar na prática o que você espera da estrutura do seu futuro e-commerce. A plataforma é uma das primeiras decisões a serem tomadas. É muito importante pesquisar e ter conhecimento de qual plataforma escolher, pois ela é a base da sua loja. Ou seja, é preciso optar por uma plataforma de qualidade e que seja flexível – podendo ser alterada para suas necessidades e preferências.
Existem três tipos de plataformas no mercado: gratuitas, de código fonte aberto e pagas. Cada perfil comercial possui uma demanda essencial e específica, que poderá classificar qual será a plataforma ideal. Entretanto, de maneira geral, a mais usual e ampla para os mais variados e-commerce, são as plataformas de código fonte aberto, como o WordPress. Através do plugin WooCommerce, o empresário poderá transformar o seu site WordPress em uma loja virtual. O plugin é o mais popular do mundo, por ser flexível, intuitivo e robusto. Fácil de usar, com o WooCommerce o dono da loja virtual consegue ter visão geral ou segmentada dos produtos cadastrados, possibilitando a organização em categorias e subcategorias. O plugin proporciona uma maior customização da sua loja virtual. Entenda um pouco mais sobre o WooCommerce e porque ele pode ser a melhor escolha para sua loja virtual!
4 – Desenvolver loja virtual: Pagamentos e segurança
Um aspecto essencial para se ter uma loja online é, obviamente, a maneira como você receberá os pagamentos dos clientes. Extremamente importante, é preciso ter bastante atenção nessa escolha. Existem diferentes maneiras de você receber pagamentos online. O mais comum é por meio de intermediadores de pagamentos. Eles são mais simples de utilizar e ajudam o lojista tanto ao assumir o risco de fraude, como também por adiantar os valores a serem recebidos. Os intermediadores costumam cobrar uma taxa fixa por transação mais uma variável sobre o valor da venda.
Outra opção para recebimento de pagamento é por meio de gateways. Eles são soluções mais complexas, entretanto garantem conexões mais estáveis com as redes de adquirência (como Cielo e Rede). Apesar de serem mais baratas, por cobrarem apenas uma taxa fixa por transação, o lojista precisará contratar outros serviços, como antifraude.
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Como você percebeu, a segurança desses pagamentos é algo essencial. Além disso, quem possui um e-commerce precisa tomar cuidado com fraudes, tanto do lado do consumidor, como do empreendedor. É preciso provar que sua loja é séria e você precisa estar preparado para evitar hackers ou golpes, contratando ferramentas de blindagem e antifraude. Uma boa maneira para provar que seu site é confiável para o seu público consumidor é adquirindo alguns selos que garantem a segurança de um e-commerce. Como o SSL, que é um cadeado que aparece na hora de inserir dados de compra, que mostra ao cliente que suas informações são criptografadas.
Esperamos ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre como começar a desenvolver loja virtual. Como você percebeu, desenvolver loja virtual requer um planejamento e certo conhecimento tecnológico para evitar grandes problemas de segurança, ou até mesmo criar um mal-estar com seus clientes. Além disso, um e-commerce que não possui uma boa estruturação e estudo de impacto, possivelmente não apresentará os resultados esperados.
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