Quantas vezes você já pensou em como criar um blog em WordPress e tornar a sua presença na internet real e, por falta de tempo ou conhecimento, a sua ideia ficou de lado?
Na verdade, há algum tempo as empresas entenderam que um site sozinho não é mais suficiente, e que é necessário manter um relacionamento interativo com os seus clientes. E é neste cenário que os blogs entram: de diários para registros pessoais e ferramentas de relacionamento e informação com clientes e prospects.
Como já falamos em posts anteriores, o WordPress é o gerenciador de conteúdos preferido de muita gente, principalmente para construção de blogs. Quase 30% da internet utiliza o WordPress, segundo dados da própria plataforma.
O gerenciador oferece inúmeras vantagens e é isso que o faz popular entre tantas pessoas que pensam em como ter um blog no WordPress. Algumas dessas vantagens estão relacionadas ao fato do painel ser simples e muito intuitivo, facilitando a vida de quem não possui muito conhecimento em design e programação, por exemplo.
Um fator que chama atenção no WordPress é o imenso volume de plugins (atualmente, mais de 45 mil) disponíveis. Esses plugins ampliam a capacidade do seu blog com recursos adicionais e o resultado são posts muito mais atraentes e inúmeras possibilidades para análises e otimizações. Além disso, a plataforma oferece atualizações constantes promovidas pela própria comunidade do WordPress, deixando o sistema cada vez mais funcional e seguro.
E é por isso que hoje vamos te ajudar a criar um blog no WordPress. Preparado?
Passo 1 – Domínio
Primeiro, você sabe a diferença entre domínio e endereço? Vamos te explicar.
Um domínio é uma sequência de caracteres que identifica um site específico. No caso, nosso é yogh.com.br. Já endereço é a sequência que aponta para uma página, como por exemplo o endereço do nosso blog: yogh.com.br/blog.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Entendido isso, vamos te passar algumas dicas para escolha do seu domínio:
– Escolha palavras fáceis de pronunciar e escrever.
– Tente combinar palavras que façam sentido entre si.
– Mantenha o objetivo do blog em evidência.
– Escolha um domínio que ajude o seu usuário a identificar o seu blog e não provoque nenhum tipo de confusão.
Passo 2 – Hospedagem
Este é o passo onde você determina quem vai hospedar o seu blog, e já que estamos falando em como ter um blog no WordPress, naturalmente esta será a nossa indicação. Além de milhões de temas disponíveis, o WordPress possui extensões que transformam a página em qualquer tipo de site, como redes sociais, portfólios, e-commerces e etc. Você pode utilizar a versão hospedada em sua própria instalação ou usar outro servidor especializado em sites WordPress. Este passo requer um pouco mais de conhecimento técnico e, caso você não esteja familiarizado com hosts, é indicado procurar ajuda.
Passo 3 – Instalação
Agora que você já definiu o seu CMS, chegou o momento de colocar o seu blog para funcionar. Basta ir no painel de controle do host, clicar em WordPress e digitar o seu domínio. Ah, a interface varia de servidor para servidor, ok?
Agora o processo de como criar o seu blog no WordPress está tomando forma! Vamos em frente.
Leia também: 7 Dicas para resolver os erros mais comuns do WordPress
Passo 4 – Painel
O Painel do CMS é bem simples e vai te ajudar a entender como ter um blog no WordPress é descomplicado. Confira os principais pontos:
Widgets
Temos os seguintes widgets padrão:
– Bem-vindo
– Agora
– Atividade
– Rascunho rápido
– Novidades do WordPress
Outros widgets podem ser agregados por plugins ou temas. Não se assuste se a sua instalação do WordPress tiver algumas caixas a mais.
Administração
É aqui que você controla todos os detalhes que estão relacionados ao seu blog. Alguns temas e plugins modificam os itens que aparecem na administração, na maioria das vezes essas alterações são inofensivas.
Passo 5 – Plugins
Agora que passou o processo inicial de como criar seu blog no WordPress, finalmente, chegou a hora de descobrirmos os plugins que mais se adequam a nossa necessidade. Antes de sair instalando tudo que você acha interessante, lembre-se: quanto mais informações e linhas de código o seu blog tiver, mais tempo ele irá demorar para carregar, influenciando o ranqueamento e a experiência do usuário.
Ter definido o objetivo do blog com clareza te ajudará muito a identificar quais são os plugins mais interessantes para você no momento. Aqui, disponibilizamos uma lista de plugins bem legais (e em sua grande maioria, indispensáveis), para você instalar no seu WordPress.
Passo 6 – Design do seu blog no WordPress
É possível começar o layout do seu blog do zero, mas, caso você não queira, existem opções de temas muito legais disponíveis para download. Tema escolhido? Agora, você pode deixar o blog personalizado, adicionando toques pessoais como cores, sua logo e fontes preferidas. Na própria galeria do WordPress você encontra uma série de templates otimizados para todo tipo de uso, vale a pena dar uma olhadinha. Lembrando: é importante escolher um tema que esteja relacionado com o objetivo do seu blog.
Passo 7 – Conteúdo
Agora, é com você! Deixe sua imaginação fluir e lembre-se de estar atento às práticas de SEO, afinal, é importante que o seu blog esteja bem ranqueado. Lembre-se que o seu público é atraído e impactado através do conteúdo que você publica, então essa é a hora de caprichar na criação e produção de conteúdo.
Leia também: 10 dicas para criar conteúdo atrativo em seu blog
Agora que você anotou as nossas dicas e sabe como fazer um blog no WordPress, não esqueça de divulgar o seu trabalho. Ainda tem alguma dúvida ou precisa de ajuda em algum desses passos? Entre em contato com a gente, teremos prazer em conversar mais sobre o assunto. Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.