Como já falamos aqui anteriormente, o WordPress é uma das plataformas mais usadas no mundo. Não pode ser caracterizada apenas como uma plataforma de criação de blogs, mas sim um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais potentes e utilizados.
O WordPress acaba sendo a escolha número um entre os negócios porque seu gerenciamento e utilização de recursos são fáceis e flexíveis, além de serem totalmente customizadas e amigáveis para SEO.
Se você é um usuário do WordPress certamente já sentiu aquela pontada no peito quando se deparou com um erro inesperado no sistema, principalmente na alteração de tema ou quando instalou ou atualizou algum plugin, certo? Então, hoje vamos otimizar o seu tempo e te ajudar a mandar muito bem na criação de sites em WordPress. Conheça os principais erros e saiba como solucioná-los de forma prática e rápida.
1- Tela branca
A tela branca é um dos erros mais temidos dentro do WordPress. Uma tela branca aparece, sem nenhuma informação, nenhuma letra, apenas um vazio. Depois de ter passado o pânico, você pode identificar o problema: falta de memória ou erros no código de temas e plugins.
Aumentar o limite de memória pode ser a solução. Basta ir no wp-config.php e adicionar a seguinte linha: define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘128M’);.
Dependendo do provedor de hospedagem, o aumento de memória pode ser feito através do painel de controle, como o Cpanel, ou se necessário for, você pode incluir alguma linha no arquivo .htaccess. Após este processo, é preciso verificar se o aumento da memória realmente foi efetivo.
Mas caso o seu problema não seja a memória, você pode tentar desativar o tema (alterne para um tema padrão do WordPress) e desativar também os plugins.
Leia também: Desenvolvedor WordPress: 5 motivos para contratar um profissional especialista em WordPress
2 – Tempo limite na conexão
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Um erro bem chato e que, normalmente, é causado por servidores compartilhados rodando acima da sua capacidade. Como mencionamos no número 1, também pode ser um erro ocasionado por falta de memória. Plugins que exigem mais processamento e temas mau codificados, necessitam de mais memória no PHP.
3 – Imagens com erro
Uma recurso muito importante na criação de sites em wordpress são as imagens e suas galerias. Por isso, se por um acaso você encontrar problemas de imagens quebradas ou imagens que não fazem upload, fique atento ao seu provedor. Estes erros podem ser consequência da falta de espaço em disco no seu provedor de hospedagem.
Não esqueça também de verificar as permissões das pastas, elas podem ser alteradas pelo seu provedor, por um plugin e até por um hacker. De atenção à pasta /wp-content/uploads/ e verifique se todas as demais pastas contém pelo menos o 744. Esta ação pode ser realizada clicando com o botão direito e propriedades, onde irá aparecer um painel com todas as informações.
Leia também: Sites em WordPress: Como fazer um incrível em 5 passos
4- Horário de agendamento de posts
Você programa um conteúdo para ser publicado em determinada hora e esta publicação não acontece, ou é fora do horário planejado. Já aconteceu com você? Fique atento a esta dica muito importante, e torne o planejamento e a criação de sites em WordPress muito mais eficiente.
Nem todo mundo sabe, mas o WordPress funciona melhor com mais acessos. Difícil de acreditar, certo? Pois é, algumas rotinas são executadas toda vez que uma página é acessada, entre elas a verificação de conteúdos pendentes para publicação. Se o seu site tem um fluxo menor de visitas, a chance de algo não ser publicado no horário planejado é bem maior.
E como evitar este tipo de erro? Será necessário o uso do CRON para forçar uma verificação de tempos em tempos. Caso o seu provedor não permita o uso de CRON, você terá que buscar por algum plugin do tipo WP Missed Schedule para auxiliar nos agendamentos de conteúdo. Com os seus conteúdos agendados na hora certa, você terá mais tempo e segurança para se dedicar na criação de sites em WordPress e tornar o seu negócio ainda mais produtivo.
5 – Não fiz backup e agora?
Antes de tudo a gente quer que você saiba de uma coisa: não dá pra pensar em criação de sites em WordPress sem entender que um Backup é, e sempre será, fundamental.
Algumas soluções podem ser testadas antes do desespero chegar: procure pelo backup do provedor ou do painel de controle, talvez a sua salvação esteja dentro destes recursos.
Para evitar este erro tão comum na criação de sites em WordPress, utilize um plugin que te ajudará na automação deste procedimento. Chega de susto, né? Vale dizer também que um backup auxilia em 100% a migração do seu site, evitando perdas e dores de cabeça ainda maiores.
6 – Problemas em logar no WordPress
Esqueceu a senha e o sistema de envio de recuperação de login do WordPress não está entregando o e-mail? Também podemos te ajudar nessa. Entre no banco de dados via PHPMyAdmin, edite o seu usuário e altere a senha. Lembre-se de deixar setado a function MD5 no campo obrigatório. Logo após, acesse o painel com a nova senha cadastrada.
7 – Erro 404 na criação de sites em WordPress
Erros 404 ocorrem quando uma página não é encontrada. Se você tem certeza que o site está publicado e que ele realmente existe, tente fazer outra configuração dos links permanentes. Caso esse procedimento não resolva, você terá que procurar a fundo a página e seus conteúdos dentro do servidor.
Agora que você já conhece e sabe solucionar os erros mais comuns da plataforma, ficou fácil desenvolver sem medo a criação de sites em WordPress, né? Fique atento às nossas dicas e compartilhe conosco quais são os seus obstáculos. Quem sabe não fazemos um post inspirado na sua dúvida?
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.