Criar um bom conteúdo com os tópicos que estão em alta, pode ser bem trabalhoso. Afinal, você precisa acompanhar tudo que está acontecendo em sua área de atuação.
Felizmente, existem algumas ferramentas e técnicas disponíveis que facilitam este processo.
Empolgante, não?
Gerar conteúdo em seu site WordPress relacionado aos assuntos que estão em alta (trending topics) é extremamente vantajoso. Uma das principais vantagens é que você tem certeza que aquilo que está escrevendo já é popular.
Outra coisa é que o conteúdo, provavelmente, tem um bom volume de busca e é algo que esteja na cabeça de seu público-alvo.
É claro que assuntos novos também são ótimos. A melhor coisa é combinar seus posts com novidades e assuntos em alta.
Tópicos em alta não se referem apenas ao que é popular hoje, mas também a assuntos que são populares há um bom tempo.
Então, que tipo de estratégias você pode utilizar para gerar um conteúdo de sucesso para seu site WordPress?
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Especialmente com assuntos relevantes para seu público-alvo?
Abaixo veja 5 estratégias que vão te ajudar:
1. Use Google Trends
O Google Trends é uma ótima ferramenta para visualizar buscas por interesse com o uso de palavras-chaves e tópicos.
Se você ainda não utilizou e não sabe bem o que é, o Trends disponibiliza dados de buscas direto do Google. Você pode ver estes dados por palavra-chave, localização, assunto e país.
Você pode ver se o interesse pelo assunto selecionado está aumentando, diminuindo ou está estável.
Você não só consegue checar as tendências por palavras-chaves mas também, quais são os assuntos relacionados em alta.
Utilize estes tópicos como inspiração.
Escreva posts com temas que estão ganhando popularidade.
Quer saber mais sobre palavras-chaves? Leia estes artigos:
Melhore o SEO de seu site WordPress com palavras-chaves
4 dicas para escolher palavra-chave certa para SEO de seu WordPress
2. Pesquise hashtags
Algumas ferramentas citadas aqui nem sempre alertarão você sobre os assuntos em alta -temas que todos estão falando no momento.
Por exemplo:
A ferramenta tradicional de pesquisa por palavra-chave como Keyword Planner não dará a você os dados necessários para identificar um assunto que está em alta neste exato momento, mas vai te alertar das tendências de um período de tempo específico.
Se você gosta de escrever sobre assuntos em alta hoje, então, monitorar hashtags é uma estratégia muito útil.
Para simplificar o processo, você pode ir até o Twitter, Facebook, Instagram – ou qualquer rede social que utiliza hashtag – e fazer uma pesquisa por hashtags relevantes relacionadas ao assunto específico que deseja desenvolver conteúdo.
Navegue pelo o que as pessoas estão compartilhando, veja se há algo que se destaca e pode se tornar um tema para publicação.
Você pode visualizar as hashtags mais populares no Twitter. Infelizmente, você só pode buscar por localização e não por assunto.
Se você deseja deixar este processo mais eficiente, precisará de algumas ferramentas. Temos duas para você!
Ritetag
Ritetag pode ser usada gratuitamente para monitorar quais são as hashtags mais populares.
Você pode pesquisar por assunto e eles te mandarão um e-mail alertando se existe alguma hashtag relacionada ao assunto que está em alta.
É possível também encontrar informações sobre hashtags específicas – quantos twits por hora, por dia e quais países.
Hashtagify
Outra opção é a Hashtagify para monitorar hashtags e configurar alertas.
O processo é bem simples: procure a hashtag que você deseja acompanhar e ative o botão de alertas por e-mail.
Quando ela aparecer com tendência, você será avisado por e-mail.
3. Olhe comentários
A seção de comentários de sites e blogs é uma ótima fonte para ideias.
Frequentemente, os usuários fazem perguntas nos comentários quando um post não dá detalhes suficientes ou talvez, não menciona um aspecto pensado pelo leitor.
Os leitores querem saber mais sobre o assunto e é com esta informação que você pode trabalhar e criar um post.
Os comentários pesquisados podem ser do seu próprio site (expandido aquilo que você já escreveu) ou tirados da seção de comentários de outros blogs e sites.
Como você está procurando pelo que está em alta, a ideia é verificar posts mais recentes.
Assinar a newsletter de seus sites favoritos (que tem relação com sua área de atuação) é uma boa ideia. Assim você não precisa checar manualmente por novos posts e pode tirar ideias para publicações de maneira rápida e eficiente.
4. Acese grupos de discussão e fóruns
As pessoas normalmente participam de fóruns ou grupos de discussão para pedir conselhos. Muitas das perguntas feitas por elas geram posts interessantes.
Ao selecionar os assuntos para gerar conteúdo, descubra aqueles que são recentes e tem bastante engajamento.
Se existe repercussão sobre o assunto, é provável que seja um tópico em alta e relevante. Algo que vale a pena ser gerado artigo.
5. Utilize Google Analytics
Você pode utilizar o Google Analytics gratuitamente se ainda não estiver usando outra ferramenta de análise.
É claro que se você quiser usar a ferramenta mais popular, ela é certamente a escolha adequada já que, de fato, para análise, é a ferramenta em alta que fornece dados relevantes e pontuais.
Você pode monitorar o Analytics para identificar palavras-chaves usadas para localizar seu site. Esta é uma ótima estratégia.
Você pode começar a perceber consultas similares aparecendo de tempos em tempos, particularmente se estes assuntos estão começando a ficar em alta.
Se você não possui conteúdo diretamente relevante a estes termos de busca, então, você pode começar a criar e ajustar o conteúdo da maneira que será mais proveitoso para seu site.
Veja com mais detalhes como você pode fazer sucesso em seu WordPress utilizando o Google Analytics
Resultado
Cada uma destas técnicas e ferramentas são bastante úteis individualmente, mas podem ser ainda melhor se você combiná-las.
Não apenas para identificar um assunto e desenvolver conteúdo mas também como uma ferramenta de busca para sua publicação enquanto você escreve.
Ao utilizar todas elas juntas, você verá que não só é possível identificar os tópicos em alta para posts de maneira pontual mas também ter um meio de pesquisa profunda enquanto escreve seu conteúdo.
Texto traduzido e modificado: 10 ways to find trending topics and ideas for your WordPress blog posts.
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