A otimização de performance pode fazer toda a diferença em seu site WordPress ou em sua loja virtual WooCommerce. Por isso, no mês de janeiro de 2021, nós vamos trazer para você uma série de artigos que vão te ajudar a melhorar a performance do seu site. Neste post, você vai conhecer duas ferramentas grátis para testar a performance do seu site.
Antes de mais nada, é importante que você saiba que medir os resultados atuais do seu WordPress ou WooCommerce deve ser o primeiro passo na busca pela otimização de performance.
Portanto, vamos conhecer mais sobre estas ferramentas?
Ferramentas gratuitas para testar a performance do seu site
As duas ferramentas gratuitas mais comuns para testar a performance do seu site são: Google Page Speed Insights e GTmetrix.
Google Page Speed Insights
O Google Page Speed Insights é uma ferramenta desenvolvida pelo famoso Google. Fácil de usar, pois basta inserir a URL do seu site ou de uma página em específico no campo de busca para obter resultados, a ferramenta oferece uma análise precisa em relação a performance do seu site tanto para mobile, quanto para desktop.
Dentre os itens avaliados, está o tempo em que a página do seu site leva para carregar, desde o segundo em que o usuário solicita a abertura de uma nova página até o momento em que ela é totalmente processada pelo navegador.
Estudos apontam que o tempo de carregamento ideal para o seu site WordPress ou WooCommerce é de 03 segundos.
Pontuação
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Após utilizar a ferramenta que é responsável por analisar a URL do seu site, você receberá uma nota que vai de 0 a 100. Quanto mais próximo do número 100, melhor para você e seu site.
- 0-59: esta nota determina que a sua página não foi otimizada o suficiente e ainda há muito trabalho a ser feito.
- 60-79: a nota aponta que ainda é necessário executar ações relacionadas a otimização de performance e que ainda há necessidade de realizar melhorias para obter uma nota melhor e oferecer uma nova experiência para os seus usuários.
- 80-100: parabéns! Se a nota recebida pela sua página está dentro deste nível é porque você segue a maioria das práticas recomendadas e a necessidade de efetuar outras otimizações é pequena.
Além de receber uma nota, você também terá acesso a uma série de recomendações que podem ser seguidas para melhorar sua pontuação.
Salve sua avaliação de performance
Após obter o resultado da sua avaliação, o ideal é que você salve em PDF ou guarde a avaliação em um arquivo impresso.
Para salvar os resultados, basta apertar as teclas Ctrl + P em seu teclado. Uma nova página vai abrir em seu computador. Se deseja imprimir, basta selecionar a sua impressora no campo destino. Caso queira apenas salvar os dados em PDF, escolha “Salvar em PDF”, no campo destino.
Assim, você poderá comparar a sua nota antes e depois de executar ações relacionadas a otimização de performance.
Não obtive nota 100 e agora?
Se o seu site não obteve a nota máxima, não é preciso ficar desesperado. Analise os dados, execute as mudanças e entenda que nem sempre a nota 100 é a ideal, o que realmente importa é a experiência que o usuário tem ao navegar em seu site WordPress.
Quer saber mais sobre a pontuação desta ferramenta? Leia este artigo: PageSpeed Insights: nota 100 é o ideal?
GTmetrix
Agora que você já conhece mais a fundo a ferramenta Google PageSpeed Insights é hora de saber mais sobre o GTmetrix. Ele possui duas versões: gratuito e premium. Mas não se preocupe, você vai conseguir avaliar a velocidade do seu site e obter outras métricas sem precisar desembolsar nenhum real.
Para utilizar a ferramenta, o processo é bem similar ao Google PageSpeed, ou seja, basta inserir a URL do seu site ou de uma página específica para que ele avalie o desempenho do seu site, tanto para desktop, quanto para mobile.
Ao analisar o mobile, é importante que você saiba que as ferramentas irão levar em consideração a média de velocidade das internets utilizadas no Brasil, portanto, a nota do mobile pode ser diferente da nota dada ao carregamento do seu site no desktop. A nota do desktop tende a ser sempre melhor.
Além de avaliar o seu site, o GTmetrix também apresentará sugestões que podem ser seguidas por você e sua equipe para que o carregamento do seu site se torne ainda mais rápido.
Para aproveitar ao máximo todos os recursos que a ferramenta oferece, você pode criar uma conta gratuita. Ao criar a conta e efetuar o login, você poderá escolher qual o navegador deve ser levado em consideração durante a análise, realizar o download da sua avaliação em PDF, e ainda comparar os seus resultados com outros sites e muito mais.
Pontuação
Assim como o Google Page Speed, ao analisar o seu site, você também recebe uma pontuação. No entanto, o GTmetrix utiliza letras acompanhado de um percentual para informar sua avaliação, que varia de A a F. Quanto mais próximo sua nota estiver da letra A, melhor será sua pontuação.
Vantagens da otimização de performance
A otimização pode ser a chave do sucesso para o seu site, pois um site otimizado permite que seus usuários tenham uma nova e melhor experiência ao navegar pelo seu site ao acessar rapidamente a sua página.
Além disso, a otimização pode melhorar o seu posicionamento no Google e outros mecanismos de busca, gerando uma chance maior de conversões em seu site WordPress ou WooCommerce.
Quer saber mais sobre otimização de performance?
Se você quer saber mais sobre este tema, assista a aula bônus do curso grátis “Criando seu site em WordPress sem programar”.
Se você ainda não tem um site em WordPress? A hora é essa! Inscreva-se em nosso curso e aprenda como criar um site de forma fácil e rápida, sem precisar da ajuda de um programador!
Conclusão
Ao longo deste artigo, você pôde conhecer mais sobre estas duas ferramentas grátis e poderosas para testar a performance do seu site.
Através delas, você poderá acompanhar de perto a evolução do seu site quando o assunto é performance. Além delas, existem outras ferramentas grátis que podem te ajudar na busca pela otimização. Quer saber mais? Leia este artigo: Ferramentas para medir a performance de seu site WordPress.
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.