O fato de você ter um site e ou blog já é muito bom, e te coloca na frente de quem conta apenas com as redes sociais na sua estratégia de conteúdo em 2023, mas não é só isso, repaginar seu site de tempos em tempos também é essencial.
Um site precisa ser atualizado e repaginado constantemente, afinal não tem nada mais triste que pesquisar uma empresa no Google e encontrar o banner de Páscoa ainda lá, todo empoeirado, no fim do ano.
É preciso atualizar os banners com promoções e informações relevantes para seus clientes, verificar endereços e números de telefones, conferir links se estão direcionando para as páginas corretas, mas ainda assim não é só isso.
Um WordPress sempre usa um tema, ou o layout que é atualizado de tempos em tempos para continuar compatível com as atualizações do CMS e do PHP.
Também é necessário verificar todo o design, se responsivo, deve funcionar em todos os tamanhos de tela, conferir também os parâmetros de SEO, os plugins se estão atualizados e em funcionamento correto.
No caso do seu site ter blog também é preciso conferir se o conteúdo publicado sofreu algum tipo de atualização para que seu texto também possa ser atualizado de acordo.
Um site, como nossa casa, precisa de uma limpeza e organização de tempos em tempos.
Nada melhor que aproveitar o recesso de fim de ano quando o movimento cai para a maioria dos nichos, se não for uma agência de viagens e turismo, claro, para vasculhar o seu site e dar uma repaginada para o novo ano.
Aproveite também e revise todas as imagens e conteúdos
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Muitas vezes mudamos nossa marca, alteramos logo e cores e não lembramos de atualizar imagens antigas dos posts.
Esse é um bom momento para repaginar as imagens, deixá-las de acordo com sua nova identidade de marca e divulgar novamente aquele texto antigo que ainda faz sentido para seu público.
Verifique os tamanhos e formatos das imagens, se tem links e estão direcionando corretamente.
Dá um trabalhinho, mas vale muito a pena. E caso tenha posts e imagens que não representam mais a marca você pode arquivar ou excluir de vez da plataforma.
Exclua as funcionalidades que ninguém mais usa para repaginar seu site.
Sabe aquele plugin que você instalou pra testar uma coisinha e nunca mais usou?
Tá na hora de excluir.
Olhe com cuidado sua lista de plugins, certifique que estão todos em uso e exclua sem dó todos que estão desativados e não pretende usar mais.
Os plugins estarão sempre disponíveis para a instalação, vale mais organizar uma pasta com os nomes e funcionalidades do que deixar todos instalados no WordPress.
Confira também se todas as funcionalidades do seu site ou blog fazem sentido. Muitas vezes está lá, mas ninguém usa, como os slides do cabeçalho.
Muitos sites são abertos no celular e fora do wi-fi, o que consome muita internet, não seria uma única imagem?
Pense nisso!
Tem certeza que seu site é responsivo?
Um site/blog responsivo é um site que todas as páginas se adaptam a qualquer tipo ou tamanho de tela, ou seja, que abre direitinho no notebook ou no seu smartphone.
Sites responsivos são excelentes para o SEO, mas não basta só escolher um tema que é responsivo, já que praticamente todos são.
É necessário testar cada pedacinho do seu layout e conteúdo em diferentes telas para entender se está abrindo corretamente e entregando a experiência que promete.
Caso contrário deve ser repensado para que todos consigam encontrar o mesmo nível de informação independente de como acessam seu endereço na web.
Siga essas dicas e pode chegar em 2023 com um feliz e rápido WordPress, todo repaginado!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.