Como intensificar o poder do WooCommerce no mobile

Saiba tudo que você precisa fazer para melhorar a experiência do usuário em dispositivos móveis e aumente suas vendas em sua loja virtual WooCommerce:

WooCommerce

Atualizado em 02/06/2017

Cada vez mais a tecnologia móvel está ganhando espaço na rotina das pessoas. As fábricas tem colocado mais potência nos dispositivos mobile e a tendência é a popularização global deste tipo de produto.

Pense:

Por que pegar um notebook ou sentar na frente de um computador quando você pode fazer todas as tarefas por meio de um telefone celular ou tablet?

Esta nova forma de fazer atividades rotineiras também diz respeito a forma como seu cliente chega até seu produto. Se sua loja virtual WooCommerce ainda não está atenta as formas de atendimento aos visitantes mobile, você está perdendo dinheiro!

Isto é algo que você não vai querer continuar fazendo, certo?

Felizmente, existem algumas formas simples para aprimorar sua loja nesta questão! Vamos ver algumas delas?

Reveja sua homepage, páginas de produto e experiência no checkout

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design responsivo de sua loja virtual automaticamente redimensiona o conteúdo de seu site para ajustar ao tamanho da tela do visitante. Este sempre será um dos aspectos mais importantes quando o assunto é tornar seu e-commerce amigável aos dispositivos móveis.

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Mas há muito mais que você pode fazer para melhorar a experiência dos compradores com telas pequenas.

Estas formas tem a ver com a homepage, página de produto e experiência do usuário no checkout de sua loja online. Vamos conferir?

1. Reduza o conteúdo de sua página para evitar a sobrecarga

A sua homepage é muitas vezes o lugar onde seus novos compradores aprendem sobre seu negócio, que tipo de produto você vende e serviços que oferece e também, consegue perceber os seus diferenciais em relação a concorrentes.

É tentador colocar milhares de informações na primeira página, mas tenha em mente que o que parece muito bom para uma leitura em desktop pode não traduzir tão bem para o dispositivo móvel.

Imagens e menus provavelmente vão redimensionar sem problemas para o mobile. Mas listas de produtos, blocos de texto e conteúdo em áreas de widget podem ocupar bastante espaço em telas pequenas.

Evite bombardear seus compradores com muitas informações. Limite sua homepage para itens essenciais. Isto pode significar uma imagem responsiva, um link para página de categorias de produtos e pouco texto.

Lembre: você pode facilmente direcionar os visitantes de sua homepage para outro lugar!

Por exemplo: se você quiser destacar seus produtos mais populares, limite a listagem para 3 a 4 produtos e use um atalho para levar seu cliente a uma página que mostra mais opções.

Isto vai te ajudar a poupar espaço e impulsionar suas vendas!

2. Certifique-se que os produtos estão acessíveis

Como já mencionamos, você pode direcionar facilmente seus novos compradores (ou visitantes recorrentes) da sua homepage para uma página de categoria ou produto.

Mas links de homepage são só um passo para fazer seus produtos facilmente acessíveis para dispositivos móveis.

O seu comprador móvel precisa ser capaz de encontrar e saber os itens que você vende rapidamente.

Aqui vão algumas dicas para melhorar esta acessibilidade:

  • Certifique-se que o menu de sua loja virtual faça link com a página de produto e que os compradores não precisem navegar por milhares de telas até achar o que procuram.
  • Verifique se a busca de seu site é fácil e acessível para telas pequenas.
  • Se você vende muitos produtos, considere uma extensão do WooCommerce para destacar os mais importantes e populares. Dessa maneira seus compradores móveis não precisam passar por diversos resultados até chegar ao que que desejam.

3. Simplifique o checkout o máximo que puder

Finalmente, dê uma conferida em como está a experiência de checkout para dispositivos móveis.

Ter uma área de checkout não otimizada para mobile é um grande fator para o abandono de carrinho! Principalmente se você pode muitas informações ou o processo tem uma duração prolongada.

Pense assim: se seus compradores precisam preencher campos desnecessários no checkout (por exemplo, se é pedido para preencher endereço de envio quando está sendo comprado itens digitais), considere utilizar uma extensão WooCommerce (como a Checkout Field Editor) para remover, adicionar ou modificar estes campos e transformar a experiência na mais simples possível.

Utilize uma galeria de produto amigável ao mobile

Clientes consideram muitos fatores até efetuarem a compra. Desde informações sobre o produto até avaliações. Como você já deve saber, as imagens do seu produto também possuem uma enorme influência para o clique no “comprar”.

Se o seu cliente móvel não consegue visualizar e explorar as imagens dos produtos, a tendência é que ele não faça uma compra.

Felizmente, a nova atualização do WooCommerce, possui uma nova galeria que melhora a experiência no mobile. Com esta nova galeria, as imagens são mostradas no tamanho original dentro do móvel.

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Também foram aprimorados os gestos de toque – você pode deslizar para direita e para esquerda para navegar nas imagens, aumentar para ver a foto maior e deslizar pra cima para fechar e muito mais.

Faça com que o pagamento seja rápido e fácil para seus compradores móveis

A sua escolha nas formas de pagamento oferecidas em seu e-commerce podem interferir na finalização da compra.

Isso se dá porque o processo pode ser um pouco lento para compradores impacientes.

Uma vez que você ajustou todos os outros fatores no processo de chegar até o carrinho, você deve tornar o o processo de pagamento o mais livre de obstáculos possível para telas pequenas.

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Uma das formas mais simples de fazer isto é com extensões. Uma das extensões mais utilizadas é o PayPal.

A experiência móvel com esta extensão é rápida, simples e confiável. É bastante segura e graças a autentificação com 2 fatores, seus clientes podem fazer o pagamento por cartão de crédito ou informações bancárias.

Existem bastante opções para facilitar o processo de pagamento de seu comércio eletrônico. Encontre aquele que melhor se encaixa as suas necessidades e claro, otimize a experiência do cliente mobile.

Extensões que melhoram a experiência mobile

Nós já mencionamos aqui algumas extensões que facilitam a experiência de usuários no dispositivo móvel.

Abaixo vamos citar mais 3 delas! Veja:

  • WooCommerce Social Login: permite que clientes criem conta por meio de redes sociais, como Facebook, Twitter, etc. Elimina a necessidade de mais uma senha e transforme o processo muito mais rápido.
  • Recommendation engine: recomenda produtos relacionados para cada página para que os clientes do móvel possam continuar navegando sem a necessidade de retornar e começar novamente.
  • One Page Checkout: ideal para permitir que clientes façam compras instantâneas sem ter que deixar a página.

Otimize sua loja virtual WooCommerce para compras em mobile e veja suas vendas dispararem

Os dispositivos móveis tem crescido em quantidade e potência. Cada vez mais as pessoas fazem compras online por meio de smartphone e tablet. As opções que WooCommerce oferece ajudam para otimização dessa área de seu comércio eletrônico.

Outro ponto de destaque é que não há limite para você aprimorar sua loja virtual. Você pode transformar seu e-commerce e deixar do jeito certo para atender as necessidades de seus clientes.

Esperamos que estas ideias possam te ajudar a melhorar a experiência do seu comprador no mobile e fazer com que suas vendas aumentem cada vez mais!

Este artigo foi traduzido e modificado: How to unlock the power of WooCommerce on mobile.

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