A formatação do conteúdo é fundamental para que seu site seja bem-sucedido. As informações dentro do seu conteúdo são extremamente importantes, isto é verdade! Mas a apresentação delas fará toda a diferença.
Enquanto o conteúdo é o que faz as pessoas entrarem em seu site, o formato como este conteúdo é apresentado é fator decisivo para que elas permaneçam na sua página por mais tempo.
Quanto mais tempo seus leitores passarem em sua página, maiores são as chances de você convertê-los. E isto é o que realmente importa, não é mesmo?
Lembre-se: o Google leva em consideração o tempo de permanência em cada página em seu resultado de busca. Seu posicionamento e SEO podem ser otimizado se você compreender a importância da formatação de conteúdo.
Dicas de formatação de conteúdo para que seu visitante permaneça mais tempo em seu site
A seguir nós vamos mostrar dicas práticas para que seu conteúdo faça com que seu leitor fique mais tempo em sua página:
1. Otimize a largura do conteúdo
Vamos começar com a visão geral de seu site WordPress.
A formatação inteligente de seu conteúdo começa com o design de seu site, especificamente com o espaço disponível para as publicações de seus posts.
A largura da coluna do seu conteúdo influencia tudo, desde comprimento de linha até o tamanho das imagens e espessura de parágrafo. Resumidamente, pode tornar a leitura do seu conteúdo confortável ou não.
Imagine ter que passar por uma postagem que use a tela inteira (especialmente se você tiver um destes monitores realmente grandes). As probabilidades é que você perca constantemente sua linha de pensamento e se canse pela má formatação.
Então, qual é a largura ideal para conteúdos? Bem, de acordo com estatísticas de 55 a 100 caracteres por linha. Esta extensão acomoda tanto leitores mais lentos e aqueles leitores rápidos.
2. Repense a barra lateral
Barras laterais estão presentes em quase todos os sites Eles são úteis, oferecem espaço para conteúdo adicional, como um formulário de inscrição para newsletter, biografias e posts populares.
Entretanto, a barra lateral também é conhecida por ter baixa taxa de conversão. Ela distrai os leitores do conteúdo principal. Com atenção dos leitores cronicamente dividida também, tudo isto compõe bons argumentos para remoção deste elemento de sua página.
Remover a barra lateral faz sentido para todos os sites ou apenas o seu? A resposta pode não vir tão fácil assim. O que você pode fazer é testar e então decidir se a barra lateral é uma opção viável ou não para seu negócio.
3. Seja pessoal e acessível
Humanos são programados para se relacionarem com os outros. Para fazer com que as pessoas permaneçam em seu site, utilize as palavras para estabelecer uma ligação com os leitores.
A primeira dica é escreva como você fala. Ao estruturar um post, imagine que você esteja falando com um amigo. Seja conversacional, faça piadas, use linguagem informal e evite ser impessoal.
Além disso, se direcione ao leitor por meio da palavra você. Por que? Porque dessa maneira nos afastamos da sensação de frieza e aproximamos o conteúdo a uma conversa e troca de informações.
Ser acessível também significa que você pode tornar seu conteúdo pessoal de vez em quando. Por exemplo: para enfatizar alguma área de seu conteúdo, que tal usar um exemplo de uma experiência própria? É importante que seu leitor tenha exemplos concretos para melhor compreender aquilo que você quer dizer.
4. Utilize as imagens da maneira certa
Imagens são uma das melhores maneiras para dar suporte ao seu conteúdo e tornar ele mais atrativo. Mas não só isso, elas também podem ajudar a aumentar o tempo de permanência de seus leitores na página caso você as utilizar da maneira correta.
O que isto significa?
Bem, primeiro, utilize as imagens certas. Veja como você pode identificar se uma imagem é a melhor opção para seu site:
- Quanto mais relevante melhor: Se você estiver usando imagens em sua publicação que não tem a ver com o conteúdo, isto pode tornar seu artigo confuso e de baixa qualidade;
- Único: Imagens únicas tem um ótimo resultado. Gráficos, tabelas e infográficos também pertencem a esta categoria;
- Imagens animadas: Este tipo de imagem atinge os melhores resultados. Elas possuem os melhores engajamentos e os maiores compartilhamentos nas redes sociais.
Outro fator a ser considerado é o número de imagens por post. Seja coerente e equilibrado. Não encha seu conteúdo de imagens que podem gerar mais confusão do que clareza.
5. Use outras formas de quebrar o conteúdo
Tudo aquilo que mencionados neste artigo não são as únicas maneiras de tornar seu conteúdo mais engajador e consequentemente, melhor o posicionamento da sua página no Google.
Aqui vão outros elementos para melhorar a formatação de seu texto:
- Vídeos: Movimento e som fazem com que vídeos se tornem mais atrativos. Se você consegue criar vídeos, já é uma vantagem! Se não, há ótimas opções com alta qualidade no Youtube. Além disso com o WordPress, você só precisa adicionar o link e vídeo é incorporado ao seu conteúdo;
- Atualizações de mídia social: Por exemplo – você pode postar o link de um twit ou permitir que o WordPress faça isso automaticamente em seu post. Também funciona com Facebook, Instagram e outras plataformas sociais;
- Tabelas: Tabelas são uma ótima maneira de apresentar dados de uma forma mais compreensível. Elas quebram conteúdo de uma ótima forma!
Conclusão
Existem muitas formas de chamar a atenção de seu leitor e mantê-lo por mais tempo em sua página. Aplique estas dicas e temos certeza que você terá bons resultados em seu site!
Texto traduzido: The essencial guide to content formatting to increase time on page