Ter um site de sucesso na internet tem a ver com desenvolvimento de conteúdo. Para um conteúdo eficiente é preciso ter conhecimento sobre SEO – otimização para mecanismos de busca.
Sites no topo da lista de resultados – principalmente na primeira página – são mais clicados que aqueles que estão na segunda, terceira página e assim por diante.
Otimizar seu site para que consiga melhor posicionamento no Google é um processo que exige conhecimento sobre mecanismos de busca como também paciência. Não é uma ciência rápida de dominar e durante o caminho, você pode cometer alguns erros simples que podem ser evitados.
Mesmo que você tenha lido inúmeros conteúdos sobre SEO, talvez seu site não esteja dando os resultados esperados. A causa destes resultados insatisfatórios pode ser fácil de resolver.
Para identificar se você está cometendo erros básicos de otimização de SEO, reflita sobre as seguintes perguntas:
1. Você está otimizando TUDO que precisa otimizar?
Quando falamos tudo, queremos dizer TUDO mesmo. Os mecanismos de busca são capazes de ler tudo que compõe e faz parte de sua página. É importante que seu site seja legível ao visitante como também ao buscador, que utiliza pequenos robôs para escanear e direcionar pessoas a sites relevantes.
Veja a seguir alguns elementos que você deve otimizar para SEO:
1. Conteúdo:
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Seu conteúdo deve ser de qualidade, bem escrito e compartilhável. Seu público deve tirar algo significativo da sua criação e sentirem-se compelidos a dividir com o restante do mundo. Certifique-se de utilizar as palavras-chaves que vão garantir o posicionamento do conteúdo, incluindo no cabeçalho, subtítulo e parágrafos apropriados.
2. Cabeçalhos e subtítulos:
Faça conteúdo de fácil leitura ao incluir hierarquias. Isto pode ser feito utilizando cabeçalhos. Eles não só tornam a compreensão do texto mais intuitiva, quanto é uma das melhores práticas para otimizar o SEO do WordPress. Se possível, use sua palavra-chave nesta área.
3. Imagem e legenda:
Os robôs também fazem a leitura de imagens e legendas. Você está perdendo a oportunidade de ter um melhor posicionamento de seu site se ignora estes dois elementos. Utilize palavras-chaves na legenda, e se possível, na imagem também. Sempre use palavras que descrevam a imagem! Isto se torna relevante para o buscador e um resultado mais preciso.
4. URL:
Não faça errado com sua URL. Ela deve ser curta e evitar palavras chamadas de stop word – a, o, e, de, da. Use a palavra-chave de seu site também na URL.
5. Meta-descrição:
A meta-descrição é equivalente ao curto resumo no fim do livro. Oferece uma prévia do conteúdo: Uma migalha de pão que dá apenas um gosto sobre o que o leitor vai encontrar ao entrar em seu site. Você deve incluir a palavra-chave na meta-descrição para ter um SEO otimizado.
2. Você tem domínio sobre palavras-chaves?
Parte do processo de otimização do SEO envolve a pesquisa das palavras-chaves. Por que é tão importante?
- Ajuda na identificação de termos que pessoas podem estar buscando
- Um maior volume mensal de palavra
- Visualização da competição
Idealmente, é interessante buscar por palavras-chaves com alto volume e baixa competição. Escolher aleatoriamente as palavras-chaves e frases para tentar ganhar um bom posicionamento em seu site simplesmente não dará certo.
Mecanismos de busca retornam com resultados que são mais relevantes. Você precisa utilizar palavras-chaves que se adequam a sua área e descrevam seu conteúdo para que você consiga um melhor posicionamento, e assim, seus clientes e futuros clientes te encontrem na internet.
3. Você está construindo links?
Uma das maneiras mais fáceis de dar aquela otimizada em seu SEO e que talvez você possa estar fazendo errado, é a construção de links.
Você está linkando seu conteúdo com conteúdos semelhantes?
Se não, você deveria! Nós te explicamos: ao incluir um link no conteúdo A para direcionar seu leitor a um conteúdo B, você está aumentando o valor do conteúdo B e ajudando a melhorar seus resultados de busca.
Se você tem links, mas não direcionam para conteúdos relevantes, pare! Você pode estar impactando seu SEO de maneira negativa. Apenas link conteúdos que tem a ver um com o outro. Eles devem ter algo em comum.
Vamos visualizar um exemplo? Pense que você vende vestidos. Seu conteúdo pode ser separado em:
- Vestidos de noivas: Link outros vestidos da mesma coleção ou do mesmo estilista
- Vestidos de madrinha: Link vestidos da mesma cor ou com o design similar
- Sapatos: Link outros modelos de sapatos, da mesma cor ou com um vestido que combine.
Você também deve evitar o acúmulo de links. Não permita que seu site fique sobrecarregado com links.
4.Você está mensurando seu progresso?
Você tem usado o Google Analytics ou alguma ferramenta semelhante para medir os dados de seu site? Se você ainda não tem usado nenhuma ferramenta, você não conseguirá saber se a forma como tem trabalhado está funcionando ou não.
Ter um recurso analítico é algo que vai te ajudar a atingir seus objetivos e saber onde e o que precisa ajustar. Cheque o seu progresso com frequência! Fique de olho em seus dados para ver como tudo está funcionando. Considere isto:
- Seu conteúdo tem sido memorável?
- Tem relevância?
- É compartilhável?
- Inclui um CTA?
Conclusão
O processo de otimização de SEO não é simples. Mas estas dicas são muito válidas para que você tenha um melhor posicionamento em seu site. Evite os erros e tente consertar aquilo que está fazendo de errado! Meça seus resultados e perceba aquilo que melhorou ou piorou.
Texto traduzido e modificado: How to avoid simple SEO mistakes in WordPress
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