Deseja criar o site de sua empresa mas não sabe por onde começar? Este artigo vai te ajudar a chegar em uma primeira versão do seu site.
É normal se sentir um tanto quanto perdido no começo de seu projeto. No momento de criar ou reformular um site a pergunta que paira sobre a mente é: quais informações o site deve conter? Como transmitir a mensagem correta?
São dúvidas nada corriqueiras e nem fáceis de se responder! Principalmente devido a grande quantidade de possibilidades e referências existentes. Para te auxiliar a montar o escopo inicial de seu projeto aqui vão algumas dicas que vão agilizar este processo.
Brainstorm inicial
O primeiro passo que vai te ajudar é um brainstorming. Comece respondendo algumas perguntas e entendendo melhor o seu negócio. Aqui estão algumas sugestões:
- Seus clientes sentem falta de uma presença digital? O que você ouve?
- Qual é o principal objetivo da sua empresa tendo um site?
- Como seus concorrentes atuam digitalmente?
- Como a internet pode melhorar seu negócio?
- O que espera da Internet para sua empresa*?
*Crie uma meta factível com seu site como por exemplo conseguir 5 novos clientes ou estar ao menos nas primeiras páginas (3,2,1) do Google com um mês de trabalho.
Com as respostas em mãos avalie aqueles recursos que te ajudarão a atingir seus objetivos relacionados a como divulgar sua empresa na Internet. Começar o site de sua empresa é um exercício de dar vida a uma ideia, ou uma série de ideias sobre ela.
A disposição para deixar o seu site melhor deverá ser continua e sempre indo na direção de assuntos e tendências que precisam ser abordados pelo seu conteúdo e que vão dizer respeito à seu cliente e seu nicho de mercado.
Sugestão de recursos e páginas para seu site
As sugestões abaixo são de páginas e recursos utilizadas comumente nos projetos de sites de empresas. É bom enfatizar que não existe um modelo único a ser seguido quando falamos da construção de um site.
Cada empresa requer páginas e recursos específicos para atender suas necessidades na web. Apresentamos abaixo uma forma possível de pensar seu site com a construção da Home como a última etapa.
1. Página Sobre a empresa
Página ideal para apresentar histórico da empresa, dados institucionais, estrutura física, fotos do espaço físico, prêmios recebidos, certificados de qualidade. É a área do site onde você pode gerar maior credibilidade.
Abaixo, veja o exemplo da página Sobre de um dos cliente Yogh chamado FK Partners, equivalente a uma página Quem Somos também.
2. Páginas de Produtos e Serviços
Descreva de forma detalhada seus serviços e produtos. Dando ênfase para seus diferenciais e/ou inovações. Você pode fazer isto utilizando conteúdo textual, imagens, vídeos explicativos, manuais, depoimentos dos clientes, prêmios obtidos pelo seu serviço ou através de uma apresentação de cada produto e/ou serviço. Conheça a apresentação das galerias do projeto Rio Memórias, também Cliente Yogh:
3. Novidades/Blog
Essa área do site hoje é uma das mais estratégicas para se conseguir relevância digital nos buscadores da internet. A possibilidade de criar notícias em torno de seus serviços, da própria história e dia a dia da empresa, democratizaram a comunicação.
Se bem utilizada é uma forte ferramenta para divulgação de novidades, artigos relacionados ao segmento de atuação da empresa, promoções, dicas.
Mantendo a frequência na publicação de novidades no site, o seu cliente se sentirá motivado a visitar a página constantemente.
Então além de atrair clientes potenciais, será também um canal de comunicação com eles e uma referência de informações relacionadas a sua área de atuação.
Abaixo um exemplo de Blog de mais um cliente Yogh, a Naked Nuts, que mantém o seu blog como um forte canal de Marketing de conteúdo e atração (Inbound Marketing).
4 – Landing Pages / Páginas de Vendas
Essas são páginas pensadas e idealizadas para impressionar, ir direto ao ponto e alcançar o seu objetivo comercial, seja ele a venda ou uma captura de email. É nesta página que sua empresa precisa estar bem representada e ir direto ao ponto para gerar interesse em seus potenciais clientes.
São nessas páginas que podemos organizar e acompanhar anúncios do Google Ads por exemplo, gerando “Tráfego pago”. Elas podem e devem ser melhoradas o tempo todo sempre tendo como objetivo a otimização de resultados. Veja abaixo a bela página sobre o curso online do Instituto Proa, também cliente Yogh.
5. Home / Página Inicial
Por último, uma empresa pode montar sua casa (home), ou página inicial, que organiza o acesso as outras páginas já criadas em uma breve apresentação de cada uma, o que ajuda o visitante. Veja abaixo o exemplo da home da Alto Qi, outro cliente Yogh.
Recursos complementares
1. Formulário de contato
Ideal para facilitar o processo inicial de cotação de serviços e produtos. Este tipo de recurso facilita muito a comunicação dos visitantes do site com sua empresa. Se você já utiliza um questionário para entender as necessidades do cliente, monte-o no site, agilizará o atendimento.
2. Opt-in de e-mails
Uma excelente forma de obter contato de e-mails dos usuários é utilizar um recurso de opt-in de e-mails – chamado também de cadastro de newsletter.
O cadastro é feito de modo espontâneo, sendo as campanhas de e-mail marketing futuras mais efetivas pelo alto interesse do usuário em receber novidades de sua empresa.
3. Integração com redes sociais
Se a sua empresa utiliza redes sociais para manter a comunicação com os usuários, mostre-as em seu site. Estimule a participação dos clientes em seu site como também no Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter entre outras.
É possível também incorporar no site botões de engajamento social como o feed de seu instagram, um vídeo de seu canal do YouTube incorporado ou ainda um botão de compartilhar.
4. Recurso de busca ou filtro
Sites com muitos produtos ou conteúdos requerem uma ferramenta de busca ou filtro. Esse recurso permite a busca de alguma informação específica no site de modo rápido e fácil através das páginas de resultados.
5. Suporte multilínguas
Se o seu negócio comercializa produtos ou executa serviços para o exterior uma ferramenta necessária é o de suporte multilínguas. Ele permite a inclusão de mais idiomas em seu site, facilitando aos estrangeiros o acesso ao conteúdo e consequentemente, ao consumo de seus produtos e serviços.
Montando a Estrutura do Site
Com as páginas definidas para o site de sua empresa, você pode pensar se precisa de alguma ferramenta especifica como uma Agenda de Eventos ou uma área privada para seus clientes. Com clareza de suas necessidades será possível montar a estrutura do seu site e manter ela sempre atualizada em forma de mapa mental, para auxiliar na visualização do projeto completo, como o exemplo a seguir:
O site é uma representação do que sua empresa é e faz especificamente. Nem todas as páginas e recursos apresentados acima são necessários para criar o site da sua empresa. Cabe a você analisar aquelas que se adaptam melhor a sua realidade. Pense sempre em como seu cliente vai visualizar as informações. Mais importante que o dono do site gostar, é o cliente se interessar em conhecer mais a empresa.
Uma forma eficiente de definir a estrutura do site é montá-la como se estivesse apresentando sua empresa, produtos e serviços diretamente ao cliente.
Seja organizado e objetivo em suas explicações. Com as ferramentas e informações certas seu site atingirá o objetivo desejado!
Site Responsivo
Um site responsivo tem o objetivo de tornar o site acessível através do smartphone ou tablet, um cliente conseguirá navegar e conhecer sua empresa de forma agradável, aumentando assim a probabilidade de um contato ou compra.
A maioria dos sites no mundo hoje é acessado por dispositivos móveis, seu site ou loja virtual pode facilmente ser acessado por um visitante utilizando um destes dispositivos. Atender estes clientes é fundamental, desde 2016 o Google dá prioridade nos resultados de busca aos sites que estão adequados para dispositivos móveis.
Mas como construir seu site? Com que ferramenta? WordPress!!
O sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo é o WordPress. Isto se dá pela simplicidade de seu uso e pela grande quantidade de possibilidades com o uso de plugins, que são extensões de código. Ele é absurdamente versátil e pode atender empresas das mais diversas formas.
Ao optar pelo WordPress, a empresa ganha autonomia para gerenciar suas informações, publicar, lançar novos produtos e também divulgar artigos de seu segmento de forma simples e rápida.
Isso sem depender de empresas ou pessoas terceiras. Não é preciso conhecimento técnico para isso! Este tipo de plataforma também é escalonável, ou seja, você pode em um primeiro momento criar seu website institucional e no futuro, acrescentar recursos de loja virtual para venda de seus produtos e serviços de forma online.
Conheça o Curso da Yogh para montar seu site WordPress
A Yogh preparou um curso para você que está querendo montar o site de sua empresa. “Criando o seu site sem programar” é um conjunto de aulas onde você vai aprender a construir uma página super bacana como essa aqui usando a nova tecnologia do Editor de Blocos, conhecido como Gutenberg, só acessar o link acima e preencher o formulário que o curso será enviado para seu email.