Na hora de escolher um profissional para desenvolver seu site WordPress é preciso ter muito cuidado, pois existem diversos profissionais e diversos produtos que podem ser desenvolvidos com o CMS, gerando muita confusão e desentendimento entre clientes e profissionais.
Busque o máximo de informações do profissional que deseja contratar, não feche contrato nunca pelo preço, afinal preço não é sinônimo de qualidade, entenda todos os pontos e valores do profissional ou empresa contratada.
Como a plataforma é aberta ao desenvolvimento e qualquer pessoa com um pouco de dedicação e estudo em algumas horas é capaz de criar um site simples, inclusive personalizando páginas e templates.
Tenha também muito claro todos os objetivos e funcionalidades do projeto, tudo o que o site precisa realizar, as funções que precisam atender os visitantes, se possível traga exemplos, prints, links, tudo o que possa colaborar no desenvolvimento do seu site.
Não caia em ciladas quando for desenvolver seu site WordPress
Alguns itens devem ser observados antes de fechar contrato para não haver dor de cabeça nem atrasos no seu projeto.
Investigue há quanto tempo a pessoa ou empresa está no mercado;
Se a pessoa tiver pouca experiência, peça para ver o portfólio, todos os sites que a pessoa já desenvolveu e colocou no ar.
Entenda todas as funcionalidades e procure seus clientes anteriores, afinal todos precisam começar de algum lugar.
Pesquise se oferece atendimento direto e rápido;
Muitos freelancers trabalham em horários alternativos e não atendem em horário comercial, o que torna impossível uma comunicação clara e rápida e pode atrasar e muito seu processo.
Se atente também para as empresas, muitas contratam freelancers por entregas e eles têm essa liberdade de escolha, o que sempre acaba levando mais tempo em correções e refações.
Também preste atenção se o atendimento é robotizado e você fica horas só para explicar o problema e vai migrando de setor em setor até conseguir falar com alguém que nem sempre entende o problema.
Se essa é sua ocupação principal ou só um bico;
Muitos desenvolvedores têm uma ocupação principal em empresas e fazem bicos fora do horário de trabalho, o que não é ruim, mas entenda que o prazo pode mudar e muito.
E principalmente, peça referências de outros sites, lojas e blogs que essa pessoa já desenvolveu;
Referências são sempre a melhor propaganda, mas não se contente apenas em ver sites rodando ou prints de tela, busque os clientes antigos para conversar e saber como foi trabalhar com esse fornecedor que você deseja contratar.
Solicite um contrato com todos os pontos do site bem especificados, incluindo prazo e número de alterações possíveis.
Um contrato é sempre a melhor forma de prevenir dores de cabeça futuras. Nele devem estar bem especificados todos os dados do contratante e do contratado, bem como todos os trabalhos que serão realizados.
- Site a ser entregue;
- Prazo de entrega;
- Prazos de pagamentos;
- Multas por atraso e tudo mais.
No contrato também deve constar todo o escopo do projeto para que não haja necessidade de ajustes por falta de entendimento.
No escopo devem constar o número de páginas, funcionalidades, se haverá vendas online, formulários, vídeos e etc.
Considere conversar com diversos profissionais e ouça atentamente todas as explicações, não acredite em milagres e nada muito fácil.
Faça orçamento com diversos profissionais para ouvir diversas opiniões, não feche nunca na primeira conversa, assim você consegue entender se aquele seu pedido é realmente fora de cogitação ou é possível.
Não há problema algum em contratar um freelancer por um preço menor, já vi vários casos de freelancers que fizeram trabalhos perfeitos com preços bem em conta e empresas relativamente grandes que entregaram um projeto capenga e sumiram.
Nada como conversar com clientes antigos e ouvir sobre a experiência deles com o profissional ou empresa.
Observando esses fatores você evita cair em ciladas! E se você quer aprender mais sobre site WordPress, aproveite para conferir o nosso e-book grátis com tudo o que você precisa saber sobre WordPress.
Com essas informações, vai ficar ainda mais fácil criar o seu site com segurança e facilidade.