O universo de lojas virtuais é um espaço realmente muito competitivo. As marcas trabalham fortemente para fornecer a melhor experiência de navegação para os seus usuários e visitantes.
E para garantir que seus usuários tenham uma boa experiência de navegação e você possa ver sua taxa de conversão crescer, é preciso cuidar de inúmeras questões, que vão desde o tempo que as páginas da sua loja virtual levam para carregar até a utilização de imagens em sua loja virtual.
O tempo que leva para carregar a sua loja virtual é inclusive um dos fatores mais relevantes, pois segundo o Google, o ideal é que sua página leve menos de 3 segundos para carregar. Ou seja, se sua página levar mais de 3 segundos, é bem provável que o seu potencial cliente abandone sua loja virtual e vá buscar o seu produto desejado em outro e-commerce.
Assim, fica mais fácil entender porque é tão importante manter seu WooCommerce otimizado, não é mesmo?
Para te ajudar a entender como é possível ter uma boa performance e assim aumentar as taxas de conversão do WooCommerce, neste post, você confere algumas dicas para aumentar sua taxa de conversão e lucrar ainda mais!
O que é uma boa taxa de conversão para lojas online?
Antes de conhecermos cada uma das dicas que vai te ajudar a aumentar as taxas de conversão é preciso entender primeiro o que é uma boa taxa de conversão para lojas online.
A conversão ocorre quando um visitante salva um dos seus produtos para comprar posteriormente ou ainda quando este visitante escolhe um dos seus produtos e decide finalizar sua compra. Então, sua taxa de conversão é um percentual do número de visitantes que estão visualizando as páginas de sua loja em busca de um produto
De acordo com uma pesquisa realizada pela Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira é de 1,65%. O número parece baixo, não é mesmo? Mas você não deve entrar em desespero por causa dele. Isso porque, a taxa varia de acordo com o local, dispositivo e muito mais.
Você pode avaliar o seu desempenho e taxa de conversão usando ferramentas gratuitas como o Google Analytics.
E mais, se você utiliza o WooCommerce para dar vida a sua loja virtual, não se preocupe. A partir de agora, você vai conferir uma série de dicas para que você possa aumentar sua taxa de conversão.
1. Otimize suas páginas do produto
A página do produto é a responsável por conquistar o seu cliente. A navegação nestas páginas deve ser fácil de entender e intuitiva. Afinal, você não quer afastar os visitantes, não é mesmo?
Além de uma navegação intuitiva, sua página deve ter títulos e conteúdo atraente. Não esqueça de caprichar na escolha da palavra-chave. É ela que vai te ajudar a atrair mais tráfego de forma orgânica.
Você também pode seguir outras práticas de SEO recomendadas, como links internos, meta-descrição e muito mais. Lembre-se também de dar uma atenção mais que especial ao conteúdo. É ele que vai cativar o seu cliente.
“Mas pessoal, como eu faço isso?” Esta dúvida deve estar rondando não só a sua cabeça, mas a de muitas pessoas.
Então, para te ajudar, vamos conferir um exemplo: se você tem uma loja de eletrodomésticos, cada produto pode ter uma breve descrição que deixará claro para os visitantes todas as suas funções. Neste exemplo, vamos supor que você está vendendo uma geladeira.
A descrição pode conter informações relacionadas a altura, profundidade, largura, a capacidade em litros e suas principais funcionalidades, como degelo e muitos outros. Todas as informações são essenciais para que seu cliente decida se o seu produto vai de encontro às suas necessidades.
E para finalizar uma página com sucesso, não esqueça de investir em imagens. São elas que farão com que o seu visitante se sinta em uma loja física.
Para te ajudar a fazer boas fotos, nós temos um post com 15 dicas para você fazer boas fotos gastando pouco. E para que as belas fotos não afetem a performance do seu WooCoomerce, lembre-se de otimizar todas as imagens e você pode fazer isso com o auxílio de plugins.
2. Fique atento aos preços
O preço errado pode ser um obstáculo, mesmo se as páginas do seu produto forem excelentes. Além de garantir que os preços estão corretos, tenha a certeza que todas as informações referente a preços, juros e formas de pagamento estarão bem claras para o seu visitante ou cliente fiel.
Uma vez que está tudo certo com a precificação, é ideal que o preço seja atraente. Se possível, tente manter seus preços iguais ou menores que a concorrência. Mas caso isso não seja possível, existem algumas outras táticas que podem tornar seus preços irresistíveis.
- Invista em uma tabela em que seus clientes possam comparar produtos ou planos. Por exemplo, se você vende planos de hospedagem para sites, você pode por os planos com preços e recursos lado a lado. Assim, seu cliente poderá escolher o que mais se adequa às suas necessidades.
- Use CTAs atraentes para estimular seu cliente a fechar uma compra.
- Ofereça, quando possível, teste grátis.
- Invista em cupons de desconto, promoções ou ofereça frete grátis.
- Utiliza ferramentas que mostram que seu site é seguro e confiável? Considere incluir seus logos em seu site para que seus clientes se sintam mais confortáveis em comprar com você.
- Aposte em uma seção de depoimentos, ou permita que seus usuários possam comentar e avaliar seus produtos. Desta forma, seus visitantes saberão que você vende produtos de altíssima qualidade.
- Liste os benefícios do produto comparando-os com produtos concorrentes e destacando os recursos que se destacam.
3. Aproveite o poder da personalização
A personalização de conteúdo e ofertas pode aumentar os lucros e você pode fazer isso de formas variadas, uma delas é utilizando os dados fornecidos pelo Google Analytics.
Após avaliar os dados, você ainda pode:
- Segmentar seus visitantes de acordo com sua localização, idade e sexo.
- Mostrar produtos relacionados ao que seu cliente está pesquisando ou comprando em sua loja.
- Lembrar seus usuários de que há produtos no carrinho também pode te ajudar a aumentar suas conversões.
- Utilizar o e-mail marketing para chamar a atenção dos seus clientes ao levar conteúdo, produtos que estão em promoção ou lançamentos. Esses e-mails também podem contar com assuntos que causem a sensação de urgência em seu cliente, como: estoque limitado.
Gostou das dicas? O WordPress oferece muitos plugins para automatizar o envio de e-mails, um deles é o MailPoet.
4. Otimize seu site para celular
Lojas otimizadas para celular têm taxas de conversão mais altas do que sites que não estão prontos para serem usados em dispositivos móveis. Afinal, atualmente, as pessoas têm utilizado cada vez mais o celular para trabalhar, em seus momentos de lazer e até mesmo para fazer suas compras e assim recebê-las no conforto do seu lar.
Por isso, é essencial que você otimize o seu site para que ele também possa ser exibido em dispositivos móveis. Lembre-se que o Google também dá preferência para sites mobile-first.
5. Venda novos produtos para os seus clientes
É mais fácil e barato vender para os clientes existentes do que para os novos, isso porque eles já conhecem seu produto, sua forma de atendimento e confiam em sua loja virtual.
Portanto, você não pode deixá-los de lado. Pelo contrário, é hora de pensar em promoções especiais para quem já é cliente, oferecer cupons para novas compras.
Além disso, você pode usar a sua página de produto para despertar o desejo de seus clientes ao exibir produtos populares e produtos frequentemente comprados juntos.
6. Crie urgência
As pessoas costumam agir mais rápido em situações urgentes e você pode usar isso ao seu favor para aumentar as suas vendas. Mas como fazer isso em sua loja WooCommerce?
O primeiro passo é caprichar nos títulos e nas divulgações. Invista em termos como “Estoque limitado”, últimas unidades ou ainda você realizar promoções com tempo determinado.
Após definir as suas estratégias de venda, é hora de pensar na divulgação. Você pode usar banners, cronômetro de contagem regressiva e até mesmo investir em posts patrocinados em suas redes sociais ou anúncios no Google Ads.
7. Reduza as taxas de abandono do carrinho
A última dica deste post vai te ajudar a reduzir as taxas de abandono do carrinho, ou seja, é hora de fazer com que seus visitantes comprem os produtos que estão em seu carrinho.
Para isso, você pode:
- Utilizar pop-ups de saída. O plugin OptinMonster pode te ajudar neste processo.
- Elimine surpresas durante a finalização da compra. Ou seja, garanta que todos os processos que envolvem a navegação e o checkout estejam funcionando corretamente.
- Ofereça várias opções de pagamento.
- Envie e-mails alertando seu cliente de que há produtos abandonados em seu carrinho. Ou ainda, envie e-mails com cupons para finalizar a sua compra.
Conclusão
Ao longo deste post, você pôde conferir 07 dicas que vão te ajudar a aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual WooCommerce.
E aí, já conhecia uma dessas dicas? Conta para a gente nos comentários.
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Até a próxima.
Artigo traduzido e adaptado: 7 ways to optimize WooCommerce conversion rates.