Primeiro, você sabe exatamente o que Growth Hacking? Vamos te explicar. Growth Hacking é um processo de engajar os seus usuários aliando técnicas do marketing, com análises e desenvolvimento de produtos. Um growth hacker é capaz de viabilizar o crescimento do negócio de forma exponencial com poucos recursos financeiros. Como? Simples: ele procura os pontos fortes e fracos de um sistema e busca processos para aprimorá-lo, através do marketing, tecnologia e o principal: criatividade.
Vamos entender na prática como funciona a linha de raciocínio no Growth Hacking?
● Concentrar os esforços no principal problema ou recurso da empresa;
● Encontrar uma solução para esse problema ou melhoria para esse recurso e priorizar as melhores ideias;
● Criar uma forma simples de testar e aplicar essa nova ideia;
● Garantir que houve algum aprendizado com seus sucessos e insucessos;
● Usar esse aprendizado para gerar novas ideias e novos testes.
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Existe diferença entre o Growth Hacking e o marketing tradicional?
Se compararmos o Growth Hacking com o marketing digital, talvez as diferenças não sejam tão evidentes. Ambos utilizam técnicas de análise, criatividade e tecnologia como base. Agora, e se compararmos com o marketing tradicional? No marketing tradicional o investimento em análise é muito alto e pouco preciso, fazendo com que a realização de testes A/B e alterações de estratégias sejam menos eficazes.
Embora o Growth Hacking seja confundido e associado ao marketing digital, é importante entender que são conceitos totalmente diferentes. O foco do Growth Hacking é voltando para o crescimento, e por sua vez o marketing trabalha com diversas variáveis. Vale lembrar que as duas técnicas juntas funcionam muito bem e podem compor uma belíssima estratégia se bem trabalhadas.
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Em qualquer ação com foco em resultado, você vai precisar atrair o usuário, converter e fidelizar. Para isso vamos te ajudar com 6 passos decisivos em sua estratégia de Growth Hacking. Vamos lá?
1 – Estudo de Produto e Mercado
Se você quer que a sua estratégia de Growth Hacking funcione de maneira eficaz, terá que colocar os pés no chão e ser muito realista. Este o momento de você desenvolver a fundo uma pesquisa detalhada sobre o seu produto e o mercado em que ele está inserido. O estudo de mercado tem como principal objetivo analisar aspectos quantitativos e qualitativos de um determinado nicho, a fim de entender se o mercado onde você pretende atuar é ideal para a sua ideia de negócio.
Através deste estudo, você terá acesso ao tamanho estimado do seu público alvo, quais os segmentos que eles se interessam e como é a sua concorrência. É possível descobrir até qual o comportamento de compra dos seus potenciais seguidos. Demais, né? Todas essas informações vão permitir que você consiga desenvolver uma estratégia de Growth Hacking para expandir os seus negócios.
Ah, uma dica valiosa: é recomendável que você consulte seus usuários antes de tomar qualquer atitude decisiva em seu negócio. Entender como eles pensam e o que eles esperam de você é fundamental.
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2 – Conteúdo Viral
Pode parecer difícil entender por que determinado conteúdo viralizou, mas com um pouco mais de atenção conseguimos identificar algumas características similares entre esses virais. Não é preciso muito tempo de dedicação em estudos longos para entender que os conteúdos virais são poderosos e alcançam resultados gigantescos. A viralidade atinge números impressionantes de acessos e distribuem o conteúdo de forma eficiente.
Eles também têm o poder de:
● Divulgar sua marca
● Disseminar seu conteúdo
● Aumentar o engajamento dos seus usuários
Resumindo, o conteúdo viral é aquele que se espalha de forma rápida, divulgando uma marca ou seus serviços. Este conteúdo pode ser um vídeo, um post e acredite, até um meme. Foi fazendo as práticas de Growth Hacking que a DollarShaveClub gerou mais de 12 mil clientes em apenas 48h.
3 – Inbound Marketing
Como sabemos, o inbound marketing tem como objetivo disponibilizar conteúdo útil e relevante, capaz de gerar audiência e, posteriormente, transformar estes consumidores e clientes. Este trabalho pode ser feito através de um portal, blog, podcast, vídeos entre muitas outras estratégias orgânicas com a finalidade de atrair novos visitantes para seu negócio.
Além disso, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o público alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece. Ele não realiza ações para o público em geral, como o velho marketing fazia, ele foca seus esforços em atrair as pessoas certas para o negócio certo.
4 – Guests Posts
O guest post é uma troca onde os dois negócios saem ganhando. Dependendo da audiência do blog e do redator convidado, essa sinergia pode gerar grandes resultados para ambos. Escrever para veículos assim é uma maneira de alcançar uma audiência nova, com grandes chances de alcançar pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio.
5 – Anúncios pagos
Não tem como negar: os anúncios pagos ainda são uma das maneiras mais eficazes para exibir anúncios do seu produto ou empresa. Seja no Google ADS, nas redes sociais ou em blogs parceiros sempre vale a pena investir neste segmento de anúncios.
Apesar de ser uma estratégia que, além de criatividade e tecnologia, também demanda investimento, é um excelente recurso para atingir públicos qualificados para a sua oferta. Os anúncios online possibilitam a criação de conteúdo personalizados e análise de resultados e esforços de divulgação é altamente precisa.
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EXTRA: Participe de eventos e feiras de negócios
As feiras e eventos corporativos te colocam na linha de frente com os seus clientes e potenciais parceiros de negócios. Por isso, sempre que for possível participe de feiras que proporcionam este networking. Eventos de mídias sociais, painéis de negócios e webinars costumam ser portas para ótimas oportunidades.
Onde você está no processo de Growth Hacking? Nos conte qual será o seu próximo passo, queremos saber. Se você gostou do nosso conteúdo, não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais. Até a próxima!
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Excelente conteúdo.