O boleto sem registro chega ao fim este ano. A nova regulamentação começa a ser validada em março. Os comércios eletrônicos dão adeus oficial aos boletos sem registro e dizem olá para a opção de boleto registrado.
Fim do boleto sem registro – O que preciso saber?
Se você é dono de e-commerce, com certeza já deve ter se perguntado: o que esta mudança significa para minha loja virtual?
Nós vamos esclarecer algumas dúvidas em relação a esta nova dinâmica que modifica como os comércios eletrônicos emitem cobranças aos clientes.
Por que o boleto sem registro acabou?
Por causa do alto número de fraudes bancárias.
A alteração do número de códigos de barras e desvio do pagamento para outra conta, feitos virtualmente, é uma das principais formas que pessoas mal intencionadas utilizam para cometer fraudes utilizando os boletos sem registro.
Como posso me adequar a nova regulamentação como loja virtual?
Como toda grande mudança, essas alterações tem sido feitas gradativamente – desde 2015 quando os bancos pararam de oferecer a novos clientes carteira de cobranças sem registro – até que todos os comércios possam se adequar as novas regulamentações.
Veja a tabela com o cronograma feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para validação da nova regulamentação:
Valor do boleto | Início da validação |
Igual ou superior a R$ 50.000,00 | 13/03/2017 |
Entre R$ 49.999,99 e R$ 2.000,00 | 08/05/2017 |
Entre R$ 1.999,99 e R$ 1.000,00 | 12/07/2017 |
Entre R$ 999,99 e R$ 500,00 | 17/09/2017 |
Entre R$ 499,99 e R$ 200,00 | 21/10/2017 |
Igual ou inferior a R$ 199,99 | 15/12/2017 |
Como você pode perceber, inicialmente a regra será aplicada para boletos com valor acima de 50 mil reais, a partir de março de 2017. Já os boletos com valores menores, serão implementados na sequência, seguindo as datas acima de acordo com a faixa de valor do boleto a ser gerado.
Formas de cobrança para loja virtual
O boleto sem registro era sim uma das formas mais práticas e sem altos custos para lojas virtuais oferecerem como meio de pagamento a seus clientes.
Mas isso não quer dizer que tudo está perdido.
As formas de cobrança disponíveis e seguras que você pode escolher são:
1. Opte pelo boleto registrado
Vale ressaltar que o boleto sem registro está chegando ao fim, mas não quer dizer que a forma de pagamento por boleto também chegou.
Existe o boleto registrado que é mais seguro por causa das informações requeridas para emissão (obrigatório constar CPF ou CNPJ do pagador no documento de cobrança e no registro bancário pela internet).
Para e-commerce a desvantagem do registro de boleto são as taxas cobradas pelo banco: taxa para inclusão, taxa por pagamento em atraso, taxa por liquidação, taxa por baixa manual de boleto não pago.
Mesmo com o custo um pouco mais elevado, a forma de pagamento por boleto ainda é viável e interessante para seu cliente.
2. Opte pela cobrança por cartão de crédito e débito ou intermediadores de pagamento
Se a opção de boleto registrado ficar muito cara para o orçamento da sua loja, você sempre pode oferecer a opção de cartão de crédito ou débito.
Ou utilizar os intermediadores de pagamento, como PagSeguro, GerenciaNet, Vindi ou PayPal.
Esperamos que estas informações tenham esclarecidos qualquer dúvida em relação a nova regulamentação relacionada a cobrança por boleto!
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