Uma coisa é certa: a tecnologia vem dando um grande empurrão com diversos recursos que possibilitam as empresas a aumentar as vendas na internet. Com o crescimento dos e-commerces, as lojas virtuais viraram o centro das atenções das pessoas que gostariam de investir em um negócio. Mas, para ter um crescimento realmente expressivo, é necessário ficar de olho e estar sempre atento às atitudes que podem aumentar as vendas na internet.
Por isso, falaremos neste artigo sobre as principais estratégias que farão você aumentar as vendas na internet e alavancar o seu negócio online. Fique de olho!
1 – Dê muita atenção aos dispositivos móveis
O mobile é fundamental para qualquer estratégia de vendas online. É nítido que usamos o celular para diversas funções do dia a dia, seja para fechar negócios, troca de informações e até mesmo para vendas.
Se em tempos atrás as compras eram realizadas somente pelos desktops e notebooks, hoje nos deparamos com uma realidade totalmente diferente e, por isso, ter todos os ambientes do seu e-commerce desenvolvidos de forma responsiva faz toda a diferença. Um e-commerce responsivo significa que ele será adaptado à tela de qualquer aparelho, em qualquer dimensão, facilitando a navegabilidade e tornando a experiência do usuário muito mais satisfatória.
Com um site de vendas online responsivo, você garante que toda a sua audiência conseguirá realizar compras e navegar em todos os ambientes da sua loja, sem perder a qualidade de operação.
2 – Leve em consideração a taxa de abandono do carrinho
Quem trabalha diretamente com e-commerce tem a certeza de que a taxa de abandono de carrinho precisa de atenção. A taxa de abandono é quando o seu cliente em potencial realiza toda a jornada de compra e, na hora de fazer o pagamento, simplesmente fecha a janela e abandona a compra.
Certamente algum investimento foi feito para que aquele cliente chegasse até a etapa final de compras, então, nada mais coerente do que trabalhar essa lista até entender o motivo de terem abandonado a compra.
Mas, antes de pensar em uma estratégia para converter em vendas todos os usuários que abandonam o carrinho, é preciso entender quais são os motivos para desistência. Eles podem ser diversos, como: checkout muito complexo, necessidade de cadastro muito longo, informações desconexas, custos extras que não são detalhados no início da compra e, como já mencionamos, a falta de um ambiente virtual não preparado para o mobile.
A partir dessas informações, é necessário que você identifique o que está levando o seu cliente a abandonar a compra e, após a análise, planeje as ações de conversão. Vale lembrar que para diminuir as taxas de abandono de carrinho e aumentar as vendas na internet, é muito importante você ter um preenchimento intuitivo, possibilidade de login social (com as redes sociais), apresentação do resumo do pedido e formas de pagamento com ilustrações visuais.
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3 – Ofereça uma experiência omnichannel
Não é difícil perceber que nossa rotina integra de forma natural as ferramentas online com as necessidades offline. Isso faz parte do dia a dia do consumidor 3.0, que procura interagir com empresas que conseguem eliminar barreiras entre o mundo físico e virtual.
E como não poderia ser diferente, esse comportamento do consumidor dita as regras e aponta tendências de UX para os vários setores da economia. Uma das principais é justamente o omnichannel, que integra esses dois mundos para atender o consumidor. Portanto, trata-se da convergência entre as ações das lojas físicas, virtuais, aplicativos, ferramentas digitais e redes sociais.
Quando uma empresa é omnichannel, o consumidor tem acesso a ela por meios online e offline, de acordo com suas necessidades. A principal vantagem é que o consumidor tem a oportunidade de satisfazer suas expectativas de compra ou atendimento quando e onde desejar. Mas toda essa comodidade não traz benefícios apenas para o cliente. Para a empresa o omnichannel também é uma vantagem. Afinal, ela fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. E se ela pode ser encontrada em qualquer local, horário ou meio, suas chances de gerar conversões e aumentar vendas na internet também são ampliadas.
4 – Se beneficie das Redes Sociais
As redes sociais devem pertencer a sua estratégia para aumentar as vendas na internet, já que são verdadeiras ferramentas de aproximação com o seu público alvo. Através das redes sociais você consegue identificar oportunidades e expandir o seu tipo de negócio.
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Um bom exemplo de como as redes sociais podem ajudar o seu negócio, é o cadastro social onde o cliente não precisa preencher os dados e, através de um processo simples, as informações do perfil do Facebook são automaticamente ajustadas ao cadastro. As redes sociais também são excelentes canais para estratégias de marketing, já que você pode ajustar o investimento de acordo com a sua realidade e segmentar da melhor maneira possível para obter um bom alcance. Se a sua grande aposta é no inboud marketing, ou Marketing de Conteúdo, divulgá-lo no Facebook, por exemplo, é uma ótima estratégia. Além disso, existem os anúncios patrocinados, que você pode direcionar para o seu público-alvo, atingindo pessoas altamente qualificadas e que podem aumentar as vendas na internet da sua empresa.
Lembre-se, também, de que todas as redes sociais devem ser usadas para manter o contato com o público, abrindo um canal de atendimento muito mais humano e personalizado. Assim, seus consumidores se sentem mais confortáveis e valorizados e o relacionamento é altamente fortalecido. Dessa maneira, você começa a ter amigos da sua marca e não só clientes!
Concluindo: Se você quer obter ainda mais sucesso na internet e fazer o seu e-commerce voar, venha falar conosco. Trabalhamos com o WooCommerce que é, atualmente, a plataforma mais utilizada para lojas online no mundo. O WooCommerce oferece um ótimo suporte, segurança (já que possui uma equipe de desenvolvedores trabalhando o tempo todo para identificar e corrigir todos os bugs descobertos) e recursos poderosos para e- commerce. Quer aumentar as vendas na internet? Então vem conhecer um pouco mais do que a Yogh pode fazer por você e sua loja virtual.