Durante toda a sua vida, você provavelmente já deve ter acessado um ou mais sites que foram desenvolvidos em uma plataforma WordPress. Por isso, no post de hoje, você vai descobrir: O que é WordPress?
O WordPress nada mais é do que um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Com o CMS o usuário pode editar e criar conteúdo para seus sites com grande facilidade sem precisar entender de programação.
Este é um dos motivos que levou a plataforma a se tornar tão popular. Atualmente, o WordPress é responsável por 35% dos sites existentes na web. Para entender como este sistema tem crescido mais a cada ano, é preciso voltar no tempo e conhecer um pouco da sua trajetória.
Tudo começou em 2003, quando Matt Mullenweg e Mike Little uniram esforços para criar o WordPress. O nome WordPress foi sugerido por Christine Selleck, uma amiga de Mullenweg.
Ao longo de sua história, o WordPress que iniciou sua plataforma voltada especialmente para blogs, se reinventou, passou por inúmeras atualizações e hoje está em sua versão 5.4 – Nat Adderley. Nat é um músico americano que fez sucesso no século passado.
Toda versão que é lançada recebe o nome de alguém que tenha feito história. Em sua primeira versão, o trompetista famoso Miles Davis foi homenageado.
Atualmente, a plataforma é um dos CMS mais utilizados no mundo por sites, portais de conteúdos, lojas virtuais, sites corporativos, entre outros.
Desde sua primeira versão até a atual, o WordPress se manteve um sistema simples, tudo isso para que o usuário possa inserir o seu conteúdo, como imagem, texto e vídeo de forma muito rápida.
Se você nunca usou este sistema, pode ficar tranquilo, a plataforma é tão intuitiva que mesmo em seu primeiro contato, você não deve sentir grandes dificuldades na hora de manuseá-lo.
Acompanhe de perto a evolução do WordPress
Ao longo de sua história, o WordPress sempre foi uma comunidade. A plataforma é o resultado de uma soma de esforços. E todos podem colaborar, desde usuários a desenvolvedores. A plataforma possui um Fórum, onde você pode ter acesso a informações que vão desde a criação até a instalação de um plugin. Se você é desenvolvedor, este é um ótimo ambiente para você deixar algumas dicas sobre como utilizar o WordPress.
Para os usuários também há um espaço de Suporte, onde você pode deixar suas dúvidas e receber informações de profissionais voluntários que se dedicam a fortalecer a comunidade WordPress.
Se o seu desejo é acompanhar todas as atualizações e o que há de novo em cada versão, é só acessar o Make WordPress Core. Neste espaço, por exemplo, é possível conferir todas as funcionalidades da nova versão que foi lançada no fim de março deste ano.
Além disso, eventos sobre o WordPress também são realizados anualmente em vários lugares do mundo. Todos os eventos têm como objetivo reunir todos os apaixonados por WordPress e proporcionar uma grandiosa troca de informações entre profissionais da área e usuários.
Diferença entre WordPress.com e WordPress.org
O WordPress.com é um serviço de propriedade da Automattic, onde é oferecido um serviço gratuito de criação e hospedagem de blogs. Neste serviço você cria seu blog de acordo com o layout que escolhe, tem um endereço (nomedoblog.wordpress.com), usuário e senha que te permitem gerenciar e publicar posts. Esta plataforma possui recursos limitados e é recomendada para a criação de blogs pessoais.
No WordPress.org você pode fazer o download e a instalação do software WordPress gratuitamente. Com o software, você constrói seu site do zero e têm recursos ilimitados, com isso você tem total liberdade para customizar seu projeto. Para seu blog ou site ser publicado é necessário realizar a contratação de uma hospedagem e registro obrigatório de domínio próprio. Esta plataforma é recomendada para empresas, instituições, lojas, entre outros.
Vantagens
Agora que você já sabe o que é WordPress e também já conhece um pouco da história, está na hora de conhecer as vantagens da plataforma. Vale salientar que o WordPress é uma plataforma de código aberto, ou seja, há inúmeras possibilidades para que você possa deixar o seu site do seu jeito.
Confira as principais vantagens:
- Plataforma gratuita
- Painel de Administração intuitivo e fácil de manusear
- Há milhares de temas/templates disponíveis gratuitamente para você escolher o que melhor se adapta ao seu projeto.
- Uma infinidade de plugins disponíveis gratuitamente para você turbinar o seu site.
- Recursos de SEO disponíveis: A plataforma já vem com algumas ferramentas de SEO de fábrica, como URL amigáveis e a possibilidade de incluir links internos. Além disso, ainda há inúmeros plugins de SEO que podem ajudar a destacar a sua marca nos mecanismos de busca.
Conclusão
Agora que você já conhece mais sobre este universo onde código é poesia, já é possível perceber que estar presente no mundo digital nos dias atuais pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Por isso, na hora de criar um site, você precisa escolher a plataforma ideal, que possua um sistema onde você possa encontrar as ferramentas certas para criar um seu site do jeito que você sonhou.
E por ser uma plataforma open-source – código aberto – , no WordPress você pode criar um site voltado especialmente para o seu projeto.
Após a criação, é preciso estar atento as atualizações para que você possa, sempre, desfrutar do melhor que a plataforma oferece para seus usuários, é neste momento que você pode contar com a Yogh para realizar o Suporte e a Manutenção que o seu site em WordPress precisa para se manter funcionando com segurança.
Gostou deste post? Quer saber mais sobre esta plataforma? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!
Até a próxima!