Abrindo um E-commerce: planejamento, frete, tributos, UX e no que mais ficar de olho

Um fato: a popularização da internet e a facilidade de adquirir equipamentos conectados à rede tornam o segmento de e-commerce cada vez mais atraente para investidores. Comprar calçados, equipamentos eletrônicos e até realizar compras em supermercados não são mais novidade. Por isso, estar com o seu negócio na internet deixou de ser uma inovação, e […]

Marketing Digital

Atualizado em 29/04/2019

Abrindo um E-commerce: na foto anotações sobre design de interface em um caderno sobre a mesa

Abrindo um E-commerce: na foto anotações sobre design de interface em um caderno sobre a mesa

Um fato: a popularização da internet e a facilidade de adquirir equipamentos conectados à rede tornam o segmento de e-commerce cada vez mais atraente para investidores. Comprar calçados, equipamentos eletrônicos e até realizar compras em supermercados não são mais novidade. Por isso, estar com o seu negócio na internet deixou de ser uma inovação, e passou a ser uma necessidade. Logo, muitas pessoas estão investindo e abrindo um e-commerce.

É através destas lojas virtuais que muitas empresas conseguem ampliar o seu alcance, otimizar os investimentos e aumentar de maneira significativa os resultados ao se comparar com a concorrência do mesmo segmento.

Muitas pessoas acham que apenas grandes empresas estão abrindo um e-commerce, o que não é verdade. Qualquer pessoa jurídica pode ter uma loja virtual. Por isso, separamos algumas dicas para você mergulhar neste negócio tão promissor e esclarecer todas as dúvidas sobre como estar presente na internet com o seu negócio.

1- Estude o mercado dentro do seu segmento

Da mesma maneira como acontece no varejo físico, a concorrência em vendas que acontecem pela internet pode ser severa. Mas, em ambos os negócios, é necessário estudar o mercado e avaliar quais são as chances reais de ser bem-sucedido.

Abrindo um e-commerce: na foto uma mesa vista de cima com anotações em um caderno, um celular e um notebook

Para tanto, pesquise a fundo os seus concorrentes, analise todas as propostas de negócio e acompanhe as ações de marketing desenvolvidas. Se você está abrindo um e-commerce, estas informações são valiosas e te ajudarão a entender melhor como as outras empresas concorrentes funcionam e quais são os seus diferenciais.

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De acordo com os resultados da sua análise, realize um estudo detalhado do seu público. Assim, é possível identificar com facilidade pontos que a sua concorrência carece de mais atenção e estabelecer um modelo de negócio diferenciado do que já é oferecido.

Mas atenção: se você está abrindo um e-commerce, saiba que as análises e estudos devem ser constantes. Independentemente de seu ramo de atuação, um empreendedor atento precisa manter uma rotina de estudos. Estes resultados ajudarão a compreender o comportamento do mercado. E é a partir de dados sólidos e relevantes proporcionados pela análise de mercado, que você será capaz de realizar a manutenção das táticas do seu negócio.

Leia também: Utilizando WordPress para lojas virtuais

2- Defina o seu negócio.

Está abrindo um e-commerce? Então, feita as análises o próximo passo é definir qual o seu tipo de negócio. Pense em estratégias que farão o seu e-commerce se diferenciar dos concorrentes e, assim, defina o modelo do seu negócio com uma margem reduzida de erros.

Nesta etapa, é importante ficar atento a como funciona o processo de comércio pela internet. Ter um planejamento é essencial. Através dele, você conseguirá mapear toda a produção, processo de logística e entrega (um fator muito importante para quem está abrindo e-commerce) e de qual maneira você poderá se diferenciar dos demais.

Conheça abaixo as duas principais definições de E-commerce:
E-commerce B2C: Business to Consumer, é a modalidade mais conhecida de comércio eletrônico e envolve basicamente a venda de empresas diretamente para os consumidores, como no caso de grandes lojas virtuais como Submarino, Netshoes, Extra, Magalu, entre outras.

E-commerce B2B: Bussiness to Bussiness. Nesse tipo de e-commerce as relações comerciais se desenvolvem de empresa para empresa. É uma evolução natural dos negócios corporativos onde a figura do representante comercial dá espaço à solução de logística adequada que elimina este intermediário e seus custos.

E-commerce C2C: Consumer to Consumer é a modalidade de e-commerce onde consumidor vende para consumidor – o que provavelmente não será o seu caso.

Apenas após a conclusão desta etapa, é que você poderá partir para questões mais técnicas, como plataformas, usabilidade, etc.

3- Plataforma certa para o seu negócio

Agora que você tem o planejamento definido e está, de fato, abrindo um e-commerce, chegou a hora de pensar na plataforma certa para o seu negócio.


Para escolher a plataforma ideal, imagine o seu modelo de negócio e questione se as plataformas selecionadas têm os recursos necessários, como a venda de assinaturas ou produtos digitais, fácil integração com outras ferramentas ou a possibilidade de personalizar a loja de acordo com a sua identidade visual.

Existem plataformas no mercado que oferecem até mesmo serviço de blog, o que pode contribuir para o ranqueamento do seu site nos buscadores, por meio de boas práticas de SEO.

Uma excelente dica para quem está abrindo um E-commerce, é o WordPress com o WooCommerce. Esse é um dos plugins mais populares do mundo quando o assunto é negócio virtual. O WooCommerce transforma o seu site WordPress em uma loja online completa. Aqui, separamos alguns motivos indiscutíveis que farão você escolher o WooCommerce para o seu negócio, confira.

4- Economize no frete

Sabemos que todo empreendedor que está abrindo um e-commerce agora esbarra neste ponto desafiador que é o frete. Por isso, busque alternativas para economizar sempre.

Primeiro, tenha algumas opções de transportadores como parceiro. Afinal, cada empresa possui tabelas de valores e prazos diferenciados para cada localização. Sendo assim, você consegue direcionar os pedidos para o parceiro certo de acordo com estas informações.

Com uma carteira um pouco maior de parceiros de frete, você poderá também negociar valores. Essa relação de parceria com as transportadoras é fundamental. Mas fique atento: certifique-se de que você está escolhendo uma empresa de qualidade, que entregará sua mercadoria com total segurança.

E, por fim, tenha um software de gestão eficiente. Se o sistema escolhido não lê as informações corretamente, o frete pode ficar mais caro que o produto. O WooCommerce, por exemplo, oferece diversos métodos de entrega.

Leia: Métodos de entrega WooCommerce – Conheça as opções de envio para sua loja virtual

5 – Invista em UX no seu e-commerce

Como vimos nos tópicos anteriores, um e-commerce de sucesso exige muito planejamento, dedicação e investimento. Mas, será que investir na Experiência do Usuário é importante?

Bem, a UX (User Experience) engloba todos os elementos de uma interação online que geram um sentimento ao utilizar uma interface. UX não se trata apenas da facilidade com que o usuário encontra seu caminho ou realiza uma compra dentro do e-commerce, mas, também, a emoção relacionado com esse processo.

Abrindo um e-commerce: na foto uma mesa com computador, celular, xícara de café e uma pessoa escrevendo em um caderno

Portanto, se você quer ter um negócio de sucesso na internet invista na Experiência do Usuário. Sabemos que uma boa experiência dentro de um site está diretamente ligada ao a conversão e fidelização do cliente.

Em um mercado com tantas opções similares e muita facilidade para trocar a sua loja pela concorrente, criar esse tipo de laço com seu cliente é fundamental para se consolidar no comércio online.

Pode parecer complicado, mas abrir um e-Commerce é mais simples do que parece. Caso você encontre dificuldade em alguma etapa do processo detalhado acima, venha falar com a gente. Temos diversas soluções que podem potencializar o seu e-commerce.

Ah, e ajude mais gente que está abrindo um e-commerce: compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais. Até a próxima.

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