7 bilhões de pessoas. Este é o número aproximado de seres humanos que habitam este planeta. São 7 bilhões de indivíduos. 7 bilhões de histórias. 7 bilhões de jeitos diferentes de pensar, agir e de se viver.
Estas diferenças contextuais devem impactar a maneira como você pensa a estrutura de seu e-commerce.
O artigo de hoje vai falar sobre a importância de ter uma loja virtual acessível.
Acessibilidade para loja virtual? Como assim?
Talvez acessibilidade não seja a primeira coisa que salte em sua mente ao pensar sobre seu WooCommerce. Porém, seu comércio online ser acessível é importantíssimo. Tanto para as pessoas que dependem de acessibilidade como para suas vendas.
Acessibilidade para seu WooCommerce
Fato: as pessoas compram de maneiras diferentes. Ninguém faz compras exatamente do mesmo jeito. Nós tomamos decisões em nosso ritmo, utilizamos dispositivos diferentes e interagimos com lojas que nos fazem sentir mais confortáveis.
Para alguns compradores o processo de visualizar e comprar seu produto pode ser bem diferente do que você imagina.
Pense nessas situações:
A internet de algumas pessoas pode ser mais lenta pois vivem em regiões com problemas de conexão; podem depender de um leitor de tela devido a uma deficiência visual ou podem navegar com um teclado por causa da incapacidade de usar um mouse.
Estas situações criam uma necessidade para criar e manter uma loja que é acessível para todos.
O objetivo de acessibilidade para e-commerce é: criar uma loja virtual que todos possam utilizar. Não importa a idade, habilidade, localização ou deficiência.
O que é acessibilidade para e-commerce e por que é importante
Acessibilidade significa que pessoas com qualquer tipo de deficiência sejam capazes de usar a internet. Seja esta deficiência visual, auditiva, de discurso, cognitiva ou neurológica.
A capacidade de um cliente acessar ou utilizar uma loja virtual pode também ser afetada por fatores externos, como: velocidade da conexão da internet ou hardware.
A acessibilidade também pode ser afetada por fatores temporários, como, por exemplo, um braço quebrado.
Seja você um desenvolvedor ou um dono de loja virtual é a sua responsabilidade garantir que todos possam acessar seu e-commerce de maneira eficiente.
Pelo menos, isto seria o ideial.
Ter um comércio eletrônico acessível tem um impacto real em seus lucros, visibilidade nos mecanismos de busca e ROI a longo prazo.
Acessibilidade envolve muito mais que simplesmente adicionar texto alternativo as imagens e otimizar sua loja para carregar mais rápido.
Clientes tem experiências diferentes no processo de compra
Imagine os usuários que possuam deficiência visual. Eles dependem de leitores de tela para acessar uma loja virtual ou até mesmo, para construir uma.
Existem clientes que não são capazes de utilizar o mouse de seus computadores, pois possuem uma deficiência física.
Estes clientes tem uma experiência de navegação totalmente diferente ao restante dos compradores que não apresentam estes impedimentos.
Há também os consumidores que precisam de ajuda para efetuar um pedido. Outros que precisam utilizar o telefone para passar as informações de cobrança porque não conseguem preencher os formulários de pedido.
Estes são só alguns exemplos das muitas maneiras que as pessoas podem utilizar a internet e comprar em lojas online.
A infinidade de experiências e dispositivos nos mostram que todos nós fazemos as coisas diferentes uns dos outros. Isto cria a necessidade dos comércios online funcionarem para todos.
Deixe sua loja virtual mais acessível
Com o melhor entendimento da importância da acessibilidade, você pode estar se perguntando: como vou saber se sou acessível ou não?
Utilize sua própria loja
Se coloque na mesma posição que seu comprador que possua algum impedimento: seja ele daltônico ou que não tenha capacidade de utilizar o mouse ou tenha a visão comprometida.
Enquanto você navega por sua loja, faça estas perguntas:
Existe alguma imagem ou botão que possa parecer estranho sem uma percepção total de cores? É possível usar o teclado do computador para navegar ou é um processo exaustivo? Se você aumentar o zoom até 150% sua loja ainda é utilizável?
Verifique as mídias de seu e-commerce
Dependendo das mídias que você tem em sua loja, você pode encontrar itens que podem ser preocupantes para acessibilidade.
Se você tem vídeos que mostram produtos, eles possuem legendas? A descrição do seu produto fala sobre a textura e também, da cor?
Tendo um olhar focado em acessibilidade você pode encontrar os pontos fracos de sua loja virtual.
Utilize o feedback de seus clientes
Peça e use o feedback de seus compradores para saber o que você pode fazer para deixar o processo de compra de sua loja ainda mais acessível.
Conseguir este tipo de resposta pode ser, muitas vezes, um pouco difícil mas se você não desistir, o feedback chegará em algum momento. Não desista!
Pense na acessibilidade ao utilizar e-mail, mídia social e mais
Ser acessível vai além das páginas da sua loja. Engloba toda a sua presença na internet.
Toda vez que você responde e-mails, envia mensagens ou faz publicações nas redes sociais, você está interagindo com clientes que acessam a internet de maneiras diferentes.
Pense nestas questões:
- Como está a comunicação por e-mail? Você está incluindo uma versão texto simples para seus e-mails? Tem uma opção de visualizar online?
- Como está o suporte para seu cliente? Se você normalmente pede por um print screen ou uma foto do que está dando errado, considere oferecer opções mais variadas para que você consiga solucionar problemas da maneira mais rápida possível.
- Pedidos que você faz, especialmente com links – Frases como: clique aqui ou clique no link na bio, podem ser problemáticas não só para usuários com leitores de tela mas também para aqueles que utilizam tablet ou outros dispositivos móveis.
- Como você pode fazer o processo mais fácil? Você pode aceitar ligações ao invés de e-mails? Pedidos em pessoa ou por telefone ao invés de apenas pela loja? Ou se você faz atendimentos específicos somente por telefone, quais processos você poderia mover para o online para ajudar clientes que não conseguem se comunicar por telefone?
Não tente apenas o suficiente
Você já deve ter visto esta imagem de alguma forma ou de outra, não é mesmo?
Pode ser tentador fazer apenas algumas modificações para deixar sua loja virtual mais acessível e pensar: já está bom.
Talvez o objetivo geral deve ser aprimorar a experiência de usuário para diversos perfis de compradores em diferentes dispositivos com necessidades específicas.
O que você pode fazer para atingir todo o tipo de cliente? E o que você pode fazer para que todos possam comprar em sua loja?
Dar a todos o que precisam fará com que seja mais provável que comprem de você.
Crie uma loja mais inclusiva
Acessibilidade não é um tópico fácil de cobrir e aprender. Ainda é algo que as pessoas não pensam muito a respeito.
Talvez seja a hora de mudar isto e pode começar por você!
Aqui estão algumas recomendações fundamentais para começar a mergulhar neste assunto.
Por agora, esperamos que este post te dê algumas dicas e recursos para que você trabalhe com sua loja e a torne acessível a todos.
Traduzido e modificado: The importance of acessibility for your online store