Há anos que o vídeo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ele dita tendências de marketing digital e está presente no dia a dia de todas as pessoas
Sim, nós sabemos! Você tira alguns minutos do seu dia a dia para dar uma olhadinha em vídeos nas redes sociais. E eu aposto que você já teve alguma dúvida, seja no seu trabalho ou já pensou em alguma receita e foi para o YouTube buscar respostas. E as respostas correspondentes aparecem, pois alguém aplicou as técnicas de SEO para YouTube.
Pensando nisso, a equipe de marketing da Yogh gravou mais um episódio do podcast com o tema SEO para YouTube. Sim, através do SEO, é possível melhorar o alcance dos seus vídeos.
Durante o episódio, que tem duração de 1h, os participantes abordam inúmeras dicas sobre como você pode aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis no YouTube para conquistar seu público, aumentar seus seguidores, visualizações e quem saber ter um canal monetizado que é o sonho de muitas pessoas!
E para debater este tema tão importante, as apresentadoras Ana Liebert e Sandra Peres recebem o designer gráfico que está por trás do famoso blog e das redes sociais da marca Chief of Design, David Arty, que também é podcaster, youtuber e muito mais!
Antes de você acompanhar um resumão de tudo que rolou durante o episódio, é importante saber que é possível acompanhar o podcast em vídeo através do YouTube ou ainda ficar por dentro de todas as informações pela sua plataforma de áudio favorita: Spotify, Deezer, Amazon Music, Google Podcast e Podtail.
O que é SEO e qual a sua importância para os criadores de conteúdo no YouTube?
É muito provável que você já saiba o que é SEO e está aqui apenas para saber como usar todas as técnicas ao seu favor também no YouTube.
Mas, se ainda não sabe o que é SEO, mantenha a calma. Eu vou te explicar tudo!
SEO, nada mais é do que uma sigla para o termo em inglês: Search Engine Optimization, que em tradução livre significa Otimização para Mecanismos de Pesquisa.
Ou seja, o YouTube é, conforme os dados apresentados pelo próprio Google, o segundo maior buscador do mundo. Ainda de acordo com os dados da plataforma, mais de 113 milhões de brasileiros consomem conteúdos no YouTube mensalmente.
Você consegue imaginar 113 milhões de pessoas assistindo vídeos todos os dias? É quase impossível! Com números tão altos, fica fácil entender porque investir em SEO para YouTube é tão importante nos dias atuais.
Investir e empregar de maneira correta as técnicas de SEO no YouTube podem fazer toda a diferença na forma como o seu conteúdo é entregue para o público que é formado por milhões de pessoas.
A partir de agora, você confere uma série de dicas sobre SEO no YouTube e também o que rolou durante uma hora de um bate-papo informativo e descontraído.
Quais são os fatores-chave a serem considerados ao otimizar vídeos do YouTube para mecanismos de busca?
Para os participantes, quando se trata de YouTube, há uma série de fatores que merecem atenção dos criadores de conteúdo. São eles:
Título:
Assim como em blogs, programas de tv, revistas e muito mais, a escolha de um bom título é fundamental. Ele deve atrair o usuário e também informá-lo sobre o conteúdo do vídeo.
Capa:
Você já deve ter ouvido estes ditados: a primeira impressão é a que fica ou uma imagem vale mais que mil palavras. Pois é, então você já sabe que é preciso caprichar no layout e título da capa para conquistar inscritos e visualizações.
A capa pode conter imagens e também um título que pode ser apelativo. Mas lembre-se, o título também conhecido como clickbait (caça-cliques em português) não deve ser ofensivo e nem ter como base conteúdos mentirosos.
Na hora de preparar a capa, a dica do designer gráfico, David Arty é para criar um título que seja sucinto, que tenha relação com o conteúdo do vídeo e tenha no máximo 06 palavras. Desta forma, o usuário conseguirá ler facilmente o seu título e compreender rapidamente o objetivo do seu vídeo.
Já para as imagens, David comenta que é importante utilizar imagens atrativas, mas recomenda que as imagens fiquem dentro do padrão de identidade visual do canal e estejam de acordo com o conteúdo proposto.
Palavra-chave:
Escolher uma boa palavra-chave também é essencial para que o conteúdo se torne ainda mais atrativo para os usuários. Além disso, a palavra-chave deve ter relação com os termos mais buscados pelo usuário.
Descrição:
Na descrição, aproveite para citar a palavra-chave e informar seus usuários sobre o que será abordado no vídeo. Neste espaço você também pode aproveitar para deixar links de produtos utilizados durante o vídeo, suas redes sociais e demais formas de contato.
Tags:
As tags também são importantes para que o alcance do seu conteúdo seja maior. Mas lembre-se, só utilize tags que tenham relação com o seu conteúdo.
Com relação às tags, você pode estar se perguntando: elas funcionam? As pessoas buscam pelas tags? A resposta é não! Mas o algoritmo do Google, a empresa por trás do YouTube, utiliza as tags para entregar o conteúdo.
Para te ajudar a entender melhor quais tags você deve utilizar em seus vídeos, é possível contar com o auxílio de ferramentas como VidIQ e TubeBuddy.
Tela final e cards:
O YouTube permite que seus usuários acrescentem uma tela final para incluir miniaturas de outros vídeos. Ao fazer este ajuste, você estimula seu usuário a continuar navegando pelo seu canal.
O mesmo se aplica aos cartões que são conhecidos como “cards” que podem ser incluídos em diversas partes do vídeo. Eles visam informar aos telespectadores sobre outros vídeos e playlists que já estão disponíveis em seu canal.
Capítulos:
Você tem um vídeo extenso ou um vídeo que tem dentro dele vários temas sendo abordados? Aposte nos capítulos para organizar o conteúdo.
Para utilizar o recurso de capítulos, basta colocar uma lista com as marcações de tempo de vídeo para cada tópico.
Mas atente-se para o primeiro tópico que deve sempre contar com a minutagem em: 00:00, como no exemplo abaixo:
- 00:00 – Abertura;
- 00:45 – Apresentação dos convidados do YoghCast;
- 01:25:00 – Encerramento.
Além disso, seu vídeo deve ter pelo menos 03 marcações de 10 segundos cada.
Com os tópicos pontuados por minutos, o usuário poderá escolher apenas o capítulo que deseja acompanhar.
Além de todos os itens já mencionados, analisar as métricas do seu conteúdo, entender o comportamento do seu público-alvo e manter a frequência das publicações é essencial para que seu canal tenha sucesso.
Leia também: SEO para produtores de conteúdo é tema de YoghCast.
Como saber se meu vídeo está fazendo sucesso no YouTube?
Agora que você já sabe o que é importante quando se trata de SEO para YouTube, é hora de saber como acompanhar as métricas do seu canal.
Uma das vantagens do YouTube é que ele conta com uma ferramenta similar ao Google Analytics que armazena todos os dados relacionados aos vídeos publicados.
Para acessar é simples:
- Garanta que o seu perfil esteja logado no YouTube;
- Depois clique na foto do seu perfil e um menu será exibido;
- Com o menu aberto, clique em YouTube Studio;
- Depois, basta clicar em Análises que fica no menu lateral esquerdo;
- Com a página de Análises aberta, você pode navegar e analisar todos os dados disponíveis, que vão desde o número de visualizações até o percentual de visualizações do canal.
Conclusão
Ao longo deste post sobre SEO para YouTube, você pôde entender um pouco sobre como funciona o algoritmo desta plataforma de vídeo. Mas em resumo, é importante que você saiba que acima de tudo, todas as plataformas, seja ela o YouTube ou qualquer outra, investir em conteúdo de qualidade é fundamental.
Depois disso, é importante que lembre-se de estudar o seu público-alvo e estar atento às diretrizes do YouTube. Respeitar as regras da plataforma é essencial para que seu vídeo possa ficar publicado.
Só assim, você terá a chance de aumentar suas visualizações e seguidores. Antes de finalizar mais um post, uma pequena dica: interaja com os seus inscritos durante o vídeo e através dos comentários. Assim, você ficará mais perto do seu público.
Esperamos que este post sobre SEO para YouTube tenha te ajudado e que você possa ter cada vez mas sucesso com os seus vídeos.
Até a próxima!