Google lança atualizações para produtores de conteúdo

Nesta edição do Yogh News, você confere todos detalhes sobre as atualizações do Google lançadas em dezembro de 2022 e que afeta produtores de conteúdo.

Videos

Atualizado em 20/12/2022

O Yogh News é a sua dose quinzenal de notícias sobre o mundo do WordPress, Internet, Marketing Digital e muito mais. Mas esta é uma edição especial.

O Plantão Yogh News foi pensado para te contar tudo o que não pode esperar para ver! As notícias mais importantes quentinhas para você.

Confira o resumo de notíciais:

Antes de dar adeus ao ano velho e um feliz Ano Novo, é importante que você saiba que o Google lançou atualizações que vão mudar a forma como você produz e também consome conteúdo na web. 

E para te ajudar a enfrentar os impactos negativos em seu site, afinal, eles podem acontecer, vamos te explicar as principais atualizações e como elas podem afetar o seu tráfego:

Helpful content system update

Em agosto de 2022, o Google lançou a atualização Helpful Content que em português significa: Atualização de conteúdo útil.

Desde então, a atualização vinha impactando apenas sites em inglês. A partir de agora, a atualização está sendo implementada para sites de todos os idiomas.

Na prática, essa atualização visa dar mais visibilidade para sites que produzem conteúdos voltados para o usuário final, deixando de lado os robôs. Pois com o avanço da tecnologia, há quem utilize a Inteligência Artificial para criar seus conteúdos e o Google agora passará um pente fino para evitar que este material chegue até os usuários.

Por isso, para evitar que seu conteúdo seja impactado lembre-se de produzir um material rico e com foco no ser humano.

Google E-E-A-T

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Você deve estar se perguntando: o que significa essa sopa de letrinhas? Essa é a sigla que representa as diretrizes do Google para que a web seja sempre um lugar agradável e seguro para todos os usuários.

Cada letra representa uma palavra. Em resumo, no bom português, as palavras significam: expertise, experiência, autoridade e confiabilidade. 

Antes desta atualização mais recente, a palavra experiência não fazia parte das diretrizes, mas agora faz. E ao contrário do que você pode estar pensando neste momento, ela não tem relação com UX (User Experience) e sim com as experiências vividas pelos usuários no seu dia a dia.

Ou seja, a partir de agora, o Google vai priorizar conteúdos que contenham relatos de experiências de usuários. Agora é hora de você caprichar nos depoimentos de usuários e ainda compartilhar suas experiências vividas no trabalho para gerar conexão com seu público.

Link Spam Update

Você achou que já tinha acabado as atualizações? Ainda não! O Google deixou mesmo os produtores de cabelo em pé e a partir de agora, é um olho na Ceia de Natal e outro nos conteúdos já produzidos.

Brincadeiras à parte, o Google lançou no dia 14 de dezembro o SpamBrain, que é um sistema que utiliza inteligência artificial para detectar sites que vendem ou compram links apenas com o objetivo de utilizá-los como links externos.

Pois é, o link externo é uma das estratégias de SEO mais utilizadas para que o conteúdo possa ranquear bem no Google e outros mecanismos de busca. Porém, eles devem fazer sentido com o seu conteúdo. 

Desta forma, o seu conteúdo se torna mais enriquecedor e os usuários passam a ter uma boa experiência ao navegar pelo seu site.

Google Search Status Dashboard 

Ufa! Chegamos a última atualização do Google! E essa é notícia boa! No dia 14 de dezembro também foi lançada a ferramenta Google Search Status Dashboard. 

Essa ferramenta monitora o status dos sistemas da Pesquisa Google. Portanto, caso surja um problema que afete um grande número de sites, o painel será atualizado para indicar qual problema está ocorrendo e quantos sites ou usuários podem estar sendo impactados.

Assim fica mais fácil entender quando há uma inconsistência que pode estar afetando os resultados de busca.

Quer entender melhor como funciona a ferramenta? Você pode ter todos os detalhes através da página de Suporte do Google.

Com informações: Google, Julia do SEO e Blog da Yogh.

Conclusão

Além de conferir o conteúdo, você pode acompanhar as notícias em vídeos e se manter bem informado. Se preferir, você também pode acompanhar o Yogh News através do SpotifyDeezerAmazon MusicGoogle Podcast e Podtail. Uma das vantagens de acompanhar o programa pelas plataformas de áudio, é que você pode ouvir o nosso conteúdo enquanto faz outras atividades, como dirigir, praticar esportes ou executar tarefas domésticas. 

Quer acompanhar mais notícias e ficar bem informado sobre tudo o que acontece no mundo do WordPress? Confira a seção de vídeos mais recentes e fique sempre dentro das novas edições do Yogh News. Uma nova edição é divulgada quinzenalmente, sempre às sextas-feiras.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta