Você sabe o que é Google Lighthouse? O Google Lighthouse é mais uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a melhorar a performance do seu site em WordPress.
Por isso, neste post, você vai conhecer mais sobre esta ferramenta gratuita e como ela pode te ajudar a deixar o seu site ainda mais otimizado e assim oferecer uma melhor experiência de navegação para os seus usuários.
Mas antes de entender o que é essa ferramenta e como utilizá-la em seu site, vamos entender porque é tão importante investir em otimização de performance para o seu WordPress.
Por que investir em otimização de performance?
A otimização de performance pode ser a chave do sucesso para o seu WordPress ou loja virtual WooCommerce.
Confira 04 motivos para investir em otimização de performance:
Acesso mais rápido as páginas: de acordo com o Google, o ideal é que suas páginas carreguem em menos de 3 segundos, por isso, a otimização de performance pode te ajudar a diminuir o tempo de carregamento das suas páginas.
Uma nova e melhor experiência para os seus usuários: para que um site tenha sucesso, ele precisa de usuários e para que elas possam navegar em seu site com tranquilidade e agilidade, é importante que seu site esteja otimizado.
Mais indexação nos motores de busca: você quer ver seu site bem posicionado no Google e outros mecanismos de busca? A otimização de performance pode te ajudar.
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Maior chance de conversão em seu WordPress ou WooCommerce: todo ama conversões, não é mesmo? Um site rápido pode facilitar o processo de compra de um produto ou contratação de um serviço.
Agora que você já conferiu 04 motivos para investir em otimização de performance, é hora de conferir o que é o Google Lighthouse e como utilizá-la em seu site.
O que é Google Lighthouse?
O Google Lighthouse é mais um produto do Google que pode ser utilizado para medir a performance do seu site ou loja virtual. Essa ferramenta gratuita executa uma série de testes para verificar como está a experiência do usuário ao navegar em seu site.
Após uma análise minuciosa, o Google Lighthouse vai dar notas para o seu desempenho levando em consideração itens, como performance, acessibilidade, melhores práticas, SEO e PWA (Progressive Web Applications).
Em performance, o Lighthouse, vai levar em consideração o tempo que leva para o usuário conseguir acessar a sua página, realizar a sua primeira interação, se os recursos disponíveis em seu site estão otimizados e muito mais.
Já em SEO, a ferramenta avaliará se o seu site possui estrutura, meta-description, mobile-friendly e muito mais.
Quando o assunto é acessibilidade, entre os itens que serão avaliados pelo Lighthouse estão os elementos de página e idiomas.
Em melhores práticas, como o nome já diz, o Lighthouse irá conferir se você realiza otimização de imagens, acesso via HTTPS, que traz mais segurança para quem navega pelo seu site.
E quando a métrica avaliada é o PWA, o Lighthouse leva uma série de itens em consideração, entre elas está o tempo que o site leva para carregar quando acessado via conexões móveis, como 3G.
Além das pontuações, você recebe um relatório que apontará o que precisa ser melhorado em seu site com relação a performance.
Após avaliar o relatório, é você quem decide quais melhorias devem ser feitas em seu site. Vale salientar que assim, como o Page Speed Insights e o GTmetrix, o relatório contém uma linguagem mais técnica, por isso, você pode precisar de um profissional da área para te ajudar a entender todas as modificações necessárias.
Em caso de dúvidas, você também pode contar com a Yogh, que possui o serviço de Otimização de Performance, onde você terá um equipe de especialistas em WordPress que cuidará de todos os detalhes para que o seu site possa ter um alto desempenho.
Agora que você já sabe o que é o Google Lighthouse e como funciona sua avaliação, é hora de entender como você pode utilizá-lo.
Como utilizar o Google Lighthouse?
Ficou interessado (a) nesta plataforma e quer saber como utilizá-la? Você pode fazer isso de duas formas: utilizando uma extensão para Google Chrome ou através do seu navegador do Google Chrome.
Utilizando a extensão do Google Chrome
- Para utilizar a extensão do Google, você deve ter a versão 52 do Chrome ou posterior.
- Em seguida, instale a extensão do Chrome do Lighthouse.
- Clique no ícone do Lighthouse na barra de ferramentas do Chrome.
- Se o ícone não aparecer na barra de ferramentas, ele poderá estar oculto no menu principal do Chrome.
- Após clicar no ícone, você deverá ver um menu.
- Se você quiser executar somente um subconjunto das auditorias, clique no botão Options e desative as auditorias que não quiser executar. Role para baixo e pressione OK para confirmar as mudanças.
- Clique no botão Generate Report para executar os testes do Lighthouse na página aberta no momento.
- Após a conclusão das auditorias, o Lighthouse abre uma nova guia e exibe um relatório com os resultados da página.
Utilizando o seu navegador do Google Chrome
- Para avaliar seu site usando o seu navegador, é simples. Basta abrir a página que você deseja avaliar, clicar na tecla F12 do seu teclado ou clicar com o lado direito do seu mouse. Após clicar, aparecerá uma pequena aba com uma série de informações. Neste momento, você deve clicar em inspecionar.
- Após estes comandos, uma aba repleta de informações irá aparecer em sua página. Para realizar a análise, clique em Lighthouse .
- Neste ambiente, você pode selecionar quais categorias devem ser avaliadas e se a avaliação deve avaliar a performance do seu site no desktop ou mobile.
- Após assinalar o que deseja avaliar, clique em Generate Report. Após alguns segundos, o Lighthouse mostrará a pontuação e o relatório de melhorias.
Quer saber mais sobre otimização de performance?
Otimização de Performance é um assunto em alta e que envolve uma série de fatores, otimização de imagens, cache e muito mais. Por isso se você quer saber mais sobre este tema amplo e de extrema importância, que tal conferir o segundo episódio do YoghCast, que tem como tema otimização de performance.
E mais, desta vez, o YoghCast tem um convidado para lá de especial, é ele: Fellyph Cintra, que participou da gravação diretamente de Portugal.
Para enriquecer esta conversa, ao lado de Fellyph, estiveram a dupla de desenvolvedores da Yogh, André Ribeiro e Arielle Lucca.
Ao longo dos 42 minutos, os convidados explicam o que é otimização de performance para WordPress e revelam quais os principais cuidados que você deve ter ao otimizar o seu site.
Conclusão
Ao longo deste post, você pôde conhecer mais de perto o Lighthouse, uma ferramenta criada pelo Google para te auxiliar na busca por um site bem otimizado e que ofereça aos seus usuários a melhor experiência em navegação.
Afinal, uma vez que o seu site oferece uma boa experiência de navegação para os seus usuários, mais chances eles têm de se transformarem em um lead ou gerarem excelentes conversões.
Mas e aí, você já tinha ouvido falar nesta ferramenta? Conta para a gente nos comentários!
E se esse post te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.