Você já ouviu falar em SSH? Para quem trabalha com suporte, manutenção ou até desenvolvimento de sites em WordPress, a utilização da tecnologia SSH já faz parte da rotina do dia a dia. Mas para quem não a utiliza, esta tecnologia pode parecer um bicho de 07 cabeças.
Por isso, neste post, você vai descobrir o que é SSH, para que ele serve, e quais as vantagens de utilizar este protocolo de rede para acessar servidores.
O que é SSH e para que ele serve?
SSH (Secure Socket Shell) é um protocolo de rede utilizado por usuários ou desenvolvedores para acessar e gerenciar servidores. Esta tecnologia garante que o acesso remoto seja feito de forma criptografada. Ou seja, através da criptografia, os usuários ou profissionais da área de tecnologia podem acessar o seu servidor de forma remota e realizar as modificações de forma segura, sem riscos deste processo ser afetado por agentes maliciosos, por exemplo.
Como surgiu o protocolo SSH?
O protocolo de rede SSH foi desenvolvido em 1995 por um especialista em cibersegurança, Tatu Ylonen. Na época, ele era professor de uma Universidade de Tecnologia em Helsinque.
A rede de computadores da Universidade sofreu uma invasão. Nesta invasão houve o vazamento de dados de milhares de usuários. Este problema foi o que motivou o professor a criar o protocolo de rede SSH. Com o passar do tempo, essa tecnologia evoluiu e hoje estima-se que mais da metade dos servidores web no mundo utilizam o SSH para acessar servidores.
Por que o SSH é importante?
Agora que você já sabe o que é e como surgiu o SSH, vamos entender melhor quais são as principais vantagens de utilizar este protocolo de rede chamado SSH.
Segurança:
Quando o assunto é internet, você já sabe que a segurança é um item fundamental. Por isso, a segurança é uma das vantagens que o SSH oferece. Com o SSH, você pode transmitir dados e permitir que modificações sejam realizadas em seu servidor de forma segura, graças à criptografia de dados.
Agilidade:
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Além de proporcionar segurança, a agilidade é outra vantagem que você pode ter ao utilizar o acesso SSH. Isso se deve ao fato de que o acesso SSH trabalha com linha de comando, o que permite executar ações complexas com pouquíssimos comandos.
Sendo assim, o acesso SSH traz agilidade na execução de tarefas para quem precisa trabalhar com servidores diariamente e garante uma entrega mais rápida para quem aguarda melhorias em seu site ou loja virtual.
Versionamento:
Mais uma vantagem desta tecnologia é que ela permite utilizar o Git, que é um sistema de versionamento de código. Com ele, empresas que trabalham com Suporte e Manutenção de Sites e Lojas Virtuais em WordPress, como é o caso da Yogh, podem ter o controle total do código do seu site, mantendo o histórico de alterações e agilidade na edição de arquivos. Assim, todo o processo de trabalho pode ser feito de forma ágil e transparente.
É possível utilizar outra tecnologia para facilitar o acesso remoto?
A resposta é sim. Existe uma outra tecnologia chamada FTP, que também é utilizada para acessar servidores. Ele foi criado na década de 1970 por uma estudante de engenharia elétrica do MIT (Massachussets Institute of Technology), chamada Abhay Bhusan. A principal função do FTP é a possibilidade de transferir arquivos. Por ser uma tecnologia antiga, disponível desde a década de 1970, possui grandes limitações na velocidade de transferência de arquivos e não possui um alto nível de segurança, como o SSH, por exemplo.
Como saber se tenho a tecnologia SSH?
Ficou na dúvida se a sua hospedagem conta com esta tecnologia? Basta entrar em contato com o seu serviço de hospedagem, eles saberão informar se a sua hospedagem já possui esta tecnologia e se é possível fornecer o acesso SSH.
Conclusão
Ao longo deste artigo, você pôde compreender de forma mais clara o que é este protocolo de rede, para que ele serve e quais as vantagens de utilizar esta tecnologia para transferir arquivos e acessar seu servidor de forma segura.
E você, já utiliza esta tecnologia em seu site? Você sabia que com ela é possível tornar o acesso remoto mais seguro, evitando invasões de agentes maliciosos? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Até a próxima!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.