Yoast SEO: um plugin para turbinar o seu site

Yoast SEO é um plugin para WordPress que pode ser seu aliado na hora de deixar o seu conteúdo perfeito aos olhos do Google e outros mecanismos de busca

Plugins WordPress

Atualizado em 28/02/2022

Produzir um bom conteúdo para um site ou blog exige tempo, pesquisa e criatividade. Depois de publicado, o desejo do produtor de conteúdo ou escritor é de que este material informativo ou educativo seja lido e aproveitado pelo maior número de pessoas possível. Para que este conteúdo produzido possa alcançar um bom número de pessoas é importante que ele esteja bem posicionado no Google e em outros mecanismos de busca.

Neste momento, você pode estar se questionando: o que eu devo fazer para que meu conteúdo pulicado no WordPress esteja bem posicionado?

Se você tem um site em WordPress, um plugin chamado Yoast SEO pode fazer a diferença no seu site.

Neste post, você descobrirá o que é este plugin e como utilizá-lo em seu site ou blog para que os seus textos sejam perfeitos aos olhos do Google ou outros mecanismos.

O que é Yoast SEO?

O Yoast SEO é um plugin que pode turbinar o seu site em WordPress. Após instalar este plugin, ele será responsável por avaliar cada conteúdo produzido em suas páginas e posts. Em seguida, após a avaliação ele apresentará uma lista de itens, incluindo o que já está bom e o que precisa ser melhorado com base nas técnicas de SEO. O plugin possui 5 milhões de instalações ativas e está entre os plugins mais populares do repositório oficial do WordPress.

O Yoast SEO possui duas versões: grátis e premium. Para utilizar a premium, você precisa adquirir um plano.

Se você não sabe o que é SEO, clique aqui e descubra.

Conhecendo o Yoast SEO

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Depois de instalado, é hora de conhecer todas as funcionalidades que o plugin oferece. Acesse o menu de posts do seu painel do WordPress. Ao lado de cada publicação, você verá um ícone que lembra muito os semáforos usados para controlar o trânsito na maioria das cidades.

Assim como um semáforo, ele possui três luzes nas cores vermelho, laranja e verde. Vamos aos significados das cores:

Vermelho: Desempenho ruim, o seu conteúdo não está seguindo a maioria das regras para obter um bom posicionamento.

Laranja: Ainda há muito o que ser feito para que você alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Verde: Você seguiu todas ou quase todas as regras de SEO. O seu texto pode ser publicado.

Se aparecer a cor cinza, não se desespere isso quer dizer que o Yoast ainda não tem informações suficientes para avaliar o seu texto.

Não consegui seguir todas as regras, o que eu faço?

Na hora de produzir um conteúdo, é importante que você siga ao máximo as regras para obter um bom posicionamento, mas isso não pode interferir na qualidade de um bom conteúdo. Neste momento, é preciso ter bom senso e avaliar se vale a pena ou não alterar o seu conteúdo para seguir uma regra.

Funcionalidades do plugin

Para que o Yoast SEO avalie o seu conteúdo, você precisa inserir uma palavra chave, esta palavra deve se destacar ao longo do texto e estar sempre ligada ao tema.

Título e palavra-chave

Título do artigo para o Yoast SEO

A seguir, você verá um exemplo que irá te ajudar na escolha da palavra chave. Ao produzir um conteúdo, você precisará de um título. Veja este exemplo de título: “WooCommerce é a plataforma mais popular do mundo. Neste caso, o artigo irá tratar sobre o plugin WooCommerce e sua popularidade. Então, WooCommerce pode ser a palavra-chave. Sempre que as pessoas buscarem por WooCommerce ou popularidade do WooCommerce, os mecanismos de busca podem direcionar para este conteúdo publicado.

Palavra-chave para o Yoast SEO

Se você ainda tem dúvidas para escolher a palavra-chave na hora de produzir um conteúdo, você pode utilizar o Google Trends, que é uma plataforma que mostra os termos populares mais buscados recentemente no Google. Nesta plataforma, você pode inserir algumas palavras que tenham a ver com o seu conteúdo e testar a popularidade delas.

Após criar um novo post, inserir todo o conteúdo produzido e definir a palavra-chave, o Yoast SEO exibirá uma lista de itens, que podem se encaixar em “Problemas” ou “Bons resultados”.

Análise de texto do Yoast SEO

O Yoast SEO avaliará desde o tamanho da sua frase ou palavra-chave até se ela está ou não presente no link permanente da sua publicação, por isso a escolha desta frase ou palavra é tão importante.

Meta Description

Meta Description - Yoast SEO

A Meta Description é outro ponto que deve receber atenção. A Meta Description aparece logo abaixo do título do seu conteúdo. Quando alguém pesquisa algum termo no Google e ele estiver nesta descrição, a chance do usuário clicar neste link aumenta consideravelmente.

Otimização das imagens

Além destes dois itens anteriores, a otimização das imagens utilizadas ao longo do texto podem fazer a diferença. Além de estar no tamanho ideal, é preciso renomear corretamente na hora de salvar cada imagem, veja o exemplo: wordpress-nova-versao. Isso mesmo, todas as letras minúsculas, sem acento e espaço e com hifens entre as palavras.

Após renomear e inserir em seu conteúdo, é hora de atribuir um título à imagem. O título escolhido é lido pelo Google e auxilia na indexação do seu conteúdo. Você também pode acrescentar um texto alternativo, que é utilizado para descrever o conteúdo de uma imagem. Nestes dois campos, é importante que você tente incluir a frase ou palavra-chave escolhida.

Palavras de transição

Por último, mas não menos importante, estão as palavras de transição. As palavras de transição dão sentido a uma frase, oração ou parágrafo. Além de dar sentido, estas palavras trazem fluidez para o texto permitindo que os usuários compreendam o texto com mais facilidade. Levar uma boa experiência para usuário é um dos critérios para ser bem aceito pelo Google ou outros mecanismos de busca.

Yoast Free X Yoast Premium

Anteriormente já foi citado que o Yoast SEO possui as versões free e premium. Tudo que você viu até agora está incluso na versão gratuita. Ou seja, a plataforma oferece dezenas de funcionalidades gratuitamente para seu usuário.

A versão premium é, obviamente, mais completa. Dentre os recursos oferecidos na versão paga, está a possibilidade de inserir cinco palavras-chave por página, ter uma prévia da aparência da sua página no Twitter e também no Facebook. Na versão premium, o Yoast também sugere links internos para enviar os usuários a outros locais do seu site. Ao acessar estes links internos, os usuários permanecerão por mais tempo em sua página. Estas são apenas alguns dos benefícios de utilizar a versão paga.

No momento em que foi publicado este artigo, o plugin premium está sendo vendido por US$ 99 por site.

Como instalar o Yoast SEO?

Se você ainda não tem o Yoast SEO no seu WordPress, saiba que o processo para  instalar um novo plugin é simples. Para te ajudar neste processo, nós preparamos um vídeo mais que especial para que você aprenda como instalar, configurar o plugin e avaliar seu primeiro artigo utilizando o Yoast SEO.

Conclusão

Neste artigo, você pode conhecer um pouco mais sobre o que é o Yoast SEO, suas funcionalidades e versões. Ter um plugin que auxilie na indexação do seu website pode fazer toda a diferença, afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Além de seguir as regras de SEO, lembre-se que levar conteúdo de qualidade aos seus leitores ou usuários é extremamente importante nos dias atuais. Bons conteúdos garantem autoridade para sua página na internet.

E se ao longo deste post, você ficou na dúvida de qual versão escolher ou não pode pagar pela versão premium, saiba que o Yoast SEO free cumpre o que promete e pode, sim, turbinar o seu site.

Agora queremos saber: Você já usa este plugin? O que acha dele? Deixe sua opinião nos comentários!

Se você gostou deste post, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Até a próxima!

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