Quanto custa um site? Quanto custa um site em WordPress? Essas são as primeiras questões que vem à mente quando alguém começa a planejar a criação de um site, seja para uma empresa ou para promover o trabalho individual. O valor financeiro que será necessário para colocá-lo no ar é muito importante. Estar conectado é praticamente uma obrigação nos dias de hoje e uma empresa que não possui presença virtual corre o risco de estar fadada ao fracasso.
Mas afinal, quanto custa um site em WordPress?
A plataforma ganha cada vez mais popularidade por sua praticidade e facilidade de acesso, bem como utilização após a criação do site. Mas a dúvida sobre quanto custa um site em WordPress assombra muita gente. Isso porque há mais de uma forma de criação: há soluções prontas e soluções personalizadas.
De maneira geral, o WordPress segue sendo a plataforma online com melhor custo-benefício e uma das melhores opções para estabelecer presença on-line. Abaixo explicamos um pouco mais sobre quanto custa um site em WordPress e onde serão os seus investimentos:
O WordPress é gratuito, mas não livre de custos
Calma, parece complicado. Mas a verdade é que sim, o WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo grátis. Isso significa dizer que ele é um programa de código aberto, em que você pode usar e criar sem custos iniciais. Entretanto, após a criação você poderá sim ter gastos extras para manter e aprimorar seu site.
A criação de um site vai muito além do que é visto quando você acessa: um recurso que parece bobo pode ser extremamente complexo e demandar certo investimento. Ou seja, se você tem o objetivo de ter um site profissional, com diversas funcionalidades, bem como com uma identidade visual e layout personalizável, será necessário gastar um pouco com o seu site WordPress.
Leia também: Como escolher o tema certo para seu site WordPress
Custo com domínio e hospedagem
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
Quando buscamos responder quanto custa um site de WordPress é imprescindível começar informando que dois gastos garantidos logo de início são com domínio e hospedagem. Domínio é, de maneira simples, o nome pelo qual os visitantes vão poder acessar seu site. Quando se cria um WordPress gratuito, o link fica da seguinte forma: “nomedosite.wordpress.com”. Ao adquirir um domínio, você poderá registrar de outra forma, sendo o mais comum “nomedosite.com” ou “nomedosite.com.br”.
Se você está se perguntando o porquê de possuir um domínio personalizado, é simples: ter um site com endereço final “.com.br” traz mais credibilidade e mostra profissionalismo. Quando temos um endereço com final “wordpress”, “wix” ou “blogger’, podemos transmitir a ideia de não ser confiável e amador. Afinal, mostra que a empresa por trás do site sequer investiu em um domínio, algo básico. Outro aspecto importante é a visibilidade nos mecanismos de busca. Toda empresa quer ter um bom posicionamento no Google e conquistar novos clientes. Ter uma presença de marca significa mais lucro e reconhecimento do trabalho oferecido.
Já a hospedagem é basicamente onde seu site terá os dados armazenados. Esses arquivos do seu site ficam em um espaço de um servidor, na nuvem. Ter um provedor de hospedagem de qualidade é essencial para alcançar velocidade e segurança do seu site.
Leia também: O que é SEO e como isso pode alavancar o seu site
Anúncios do WordPress
Entre as questões a serem respondidas sobre quanto custa um site em WordPress está nos anúncios que são exibidos no seu site. Quando você possui um plano gratuito, serão exibidos anúncios que o próprio WordPress gera e você não receberá nada por isso. Já nos pagos, você pode configurar e monetizar os anúncios do seu site.
Normalmente esses anúncios gerados em planos gratuitos são propagandas do próprio WordPress sobre a ferramenta. Dessa maneira, fica claro que aquele site está no ar a partir de um plano gratuito. Para quem possui apenas um blog, sem fins comerciais, esse aspecto torna-se irrelevante e não traz problemas maiores. Entretanto, se você está criando um site para uma empresa ou apresentação de um negócio próprio com fins de lucro, ter anúncios gerados pelo WordPress podem afetar diretamente na imagem que sua marca passa para o mercado. Quando você tem um negócio e quer um site profissional para mostrar aos seus clientes e públicos em potencial, exibir esse tipo de anúncio impacta negativamente na percepção dos usuários.
Leia também: Site WordPress Template: os 12 melhores temas do ano
Temas e personalização do layout e plugins
Atualmente o WordPress possui uma grande quantidade de temas e layouts disponíveis. Entretanto, boa parte deles são pagos e se você tiver interesse de personalizar o design de sua página, também enfrentará restrições caso tenha um plano gratuito. Isso ocorre muitas vezes quando vemos o site e percebemos que ele ainda não está do jeito que queríamos e representando a identidade da marca. Poderá ser frustrante após horas tentando personalizar seu site, esbarrar com limitações por possuir um tema ou layout gratuito. Muitas vezes só será possível alterar apenas o esquema de cores, o fundo e os estilos de fonte predefinidos.
Plugins e funcionalidades
Já quando falamos sobre plugins, é preciso compreender que todo site ou blog necessita de funcionalidades específicas e para isso servem os plugins. Eles são utilizados tanto na parte visível do site, para inserir menus específicos, loja virtual, formulário de contato, descrições de produtos, como na parte interna, para visualizar resultados, estatísticas, aumentar a segurança do site, fazer SEO, entre outros. Todos os planos do WordPress vêm com o plugin Jetpack instalado, entretanto ele não é completo, sem a permissão de fazer customizações avançadas, necessárias para site ou blogs profissionais.
Leia também: Essenciais: Top 10 Melhores Plugins para WordPress
Ou seja, se você quiser controlar e modificar totalmente a aparência do seu site, bem como criar e personalizar de acordo com as diretrizes e identidades visuais da sua empresa ou negócio, havendo um planejamento, estudo e análise de perfil do seu público, é recomendado contratar uma empresa especializada, como a Yogh, que possui diferentes opções de planos. Clique aqui para ver os valores para criação de diferentes sites em WordPress. Assim, uma equipe capacitada irá construir seu site de acordo com suas necessidades e aplicando recursos necessários.
Esperamos ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre quando custa um site em WordPress. Compartilhe esse post nas suas redes sociais e tire a dúvida de mais pessoas!
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.