Com a chegada da web 2.0, a internet passou a ser muito mais do que um conjunto de páginas reunidas. Atualmente, tudo se faz na internet e fica até difícil lembrar como era a vida antes da rede. Ver filmes e seriados, realizar transações bancárias, comprar e vender produtos, anunciar serviços são apenas algumas das comodidades que a internet nos traz. Com todo esse progresso, como não pensar na segurança dos dados? Milhões de informações são trocadas a cada minuto na rede. E por isso surgiu a necessidade em criar protocolos que assegurassem essas informações, dentre eles, um dos mais importantes e indispensáveis: o certificado SSL.
O que é o Certificado SSL?
A sigla SSL significa Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes Seguro, e é um protocolo que foi criado pela empresa Netscape, no ano de 1994, para estabelecer um canal seguro de comunicação entre a conexão de dois computadores, buscando manter a integridade dos dados.
Através da criptografia, o Certificado SSL codifica os dados vindos de uma conexão entre um navegador e o servidor onde o conteúdo está, produzindo uma espécie de “chave”, que somente esses dois dispositivos terão acesso, sendo este elemento o único autorizado para decodificar os dados e transformá-los em informações.
Onde atua o Certificado SSL?
Com certeza, mesmo sem perceber, você já se deparou com o certificado SSL por aí. Quando o site oferece essa proteção e possui o certificado SSL, dois elementos na barra de endereço são exibidos: a sigla “https”, que aparece antes do endereço do site, e o ícone de um cadeado, normalmente posicionado ao lado do “https”.
O S no final da sigla significa “Secure”, e é uma evolução do protocolo HTTP, conhecido pela sua vulnerabilidade de segurança. Esse “s” informa ao usuário que o site possui o certificado SSL e é seguro para transferência de dados. O certificado SSL é muito comum em sites de bancos e e-commerce, já que são através dessas páginas que dados como números de cartões de crédito, e documentos de identificação trafegam. Mas sites e blogs também contam com a tecnologia para confirmar sua autenticidade.
Como posso ser punido pelo Google sem o certificado SSL?
Como vimos, a segurança das informações que são trocadas diariamente na internet se tornaram uma enorme preocupação, não somente para as empresas, mas também para os usuários. Os usuários não acessem, muito menos compram algum tipo de produto ou serviço em sites que não passam segurança. Por isso, aderir o certificado SSL é uma ótima forma de transmitir a seriedade e segurança que os internautas procuram.
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Desde que o Chrome passou a identificar os sites que trafegam ainda em HTTP como falhos na segurança, o assunto tomou outra proporção – o navegador exige um alerta para os usuários de “Site Não Seguro”. Além de tornar o tráfego de dados seguro, o uso do HTTPS em um site também ajuda (e muito) para o seu ranqueamento no Google. No ano de 2014, o Google passou a considerar o uso do certificado SSL com um fator importante de ranqueamento em sua plataforma. Desde de agosto de 2019, o Google passou a penalizar os sites que não possuem a certificação, classificando-os como não-seguros.
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Esta otimização influencia no ranqueamento a longo prazo, à medida que o Google fortalece este sinal de ranqueamento dos sites. Claro, é apenas um entre vários fatores de classificação do Google, porém vale a pena investir e, além de bem ranqueado, estar seguro.
Existem 3 tipos de certificado SSL, saiba identificar um a um:
1. Validação do Domínio
Este é o Certificado SSL mais conhecido entre os internautas. O nível de segurança é considerado básico, e tem a função de validar a autenticidade do domínio. O custo é mais acessível, e pode ser emitido de maneira mais rápida. Este certificado SSL é recomendado para pequenos sites, como blogs e pequenas empresas.
2. Validação da Organização
Este certificado SSL é considerado intermediário, comparando com as outras modalidades. Além de certificar a validação do domínio, esta modalidade também valida as informações da organização. Além dos elementos básicos, também traz informações sobre a empresa, portanto, é bastante indicada para sites de empresas e e-commerces de médio porte.
3. Validação Estendida
De todos os Certificados SSL, com certeza este é o que oferece mais segurança. Antes de emitir o certificado ele realiza uma análise profunda tanto da empresa, quanto do site utilizado pela mesma. Além de exibir os dados básicos que as versões anteriores também informam, este certificado destaca o nome da empresa na URL antes do domínio. Este tipo de certificado é recomendado para grandes empresas e lojas virtuais robustas.
Vale dizer também que os Certificados SSL também são diferenciados para quantidade de domínios que conseguem proteger. Veja:
Certificado SSL de domínio único: apenas um domínio pode utilizar o certificado o certificado SSL. Caso seja necessário instalar o SSL em outro endereço ou subdomínio, será preciso adquirir uma nova licença.
Certificado SSL multidomínios: permite que múltiplos domínios utilizem o mesmo certificado SLL, mas há um limite no certificado. Este limite sofre variação de acordo com a empresa que emite.
Certificado SSL WildCard: pode ser usado em todos os domínios, desde que estejam vinculados com o principal. Sendo o certificado ideal para sites grandes, que possuem muitos subdomínios.
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Como adquirir um Certificado SSL?
Caso você já tenha o site, poderá contratar o certificado SSL diretamente de uma empresa especializada. Em alguns planos de hospedagem os certificados mais simples são gratuitos, enquanto outros é preciso contratar à parte. Primeiro, você precisa entender qual o tipo de certificado SSL se encaixa ao seu perfil na internet.
Se você contratar o certificado SSL separadamente, a instalação deverá ser feita você e, não recomendamos que o faça sozinho. Pode ser trabalhoso, especialmente se o seu site já estiver publicado na web.
Ainda tem a opção do Certificado SSL gratuito. Um bom exemplo é o certificado SSL Lets Encrypt, é completamente gratuito e faz sucesso entre os internautas, além de ter uma instalação mais fácil do que os demais.
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