Evite estes erros simples de SEO no WordPress

Evite erros no seu processo de otimização de SEO. Veremos 4 coisas que você deve evitar! Vem descobrir aqui:

SEO para WordPress

Atualizado em 11/05/2021

O redirecionamento pode afetar o SEO?

Ter um site de sucesso na internet tem a ver com desenvolvimento de conteúdo. Para um conteúdo eficiente é preciso ter conhecimento sobre SEO – otimização para mecanismos de busca.

Sites no topo da lista de resultados – principalmente na primeira página – são mais clicados que aqueles que estão na segunda, terceira página e assim por diante.

Otimizar seu site para que consiga melhor posicionamento no Google é um processo que exige conhecimento sobre mecanismos de busca como também paciência. Não é uma ciência rápida de dominar e durante o caminho, você pode cometer alguns erros simples que podem ser evitados.

Mesmo que você tenha lido inúmeros conteúdos sobre SEO, talvez seu site não esteja dando os resultados esperados. A causa destes resultados insatisfatórios pode ser fácil de resolver.

Para identificar se você está cometendo erros básicos de otimização de SEO, reflita sobre as seguintes perguntas:

1. Você está otimizando TUDO que precisa otimizar?

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Quando falamos tudo, queremos dizer TUDO mesmo. Os mecanismos de busca são capazes de ler tudo que compõe e faz parte de sua página. É importante que seu site seja legível ao visitante como também ao buscador, que utiliza pequenos robôs para escanear e direcionar pessoas a sites relevantes.

Veja a seguir alguns elementos que você deve otimizar para SEO:

1. Conteúdo:

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Seu conteúdo deve ser de qualidade, bem escrito e compartilhável. Seu público deve tirar algo significativo da sua criação e sentirem-se compelidos a dividir com o restante do mundo. Certifique-se de utilizar as palavras-chaves que vão garantir o posicionamento do conteúdo, incluindo no cabeçalho, subtítulo e parágrafos apropriados.

2. Cabeçalhos e subtítulos:

Faça conteúdo de fácil leitura ao incluir hierarquias. Isto pode ser feito utilizando cabeçalhos. Eles não só tornam a compreensão do texto mais intuitiva, quanto é uma das melhores práticas para otimizar o SEO do WordPress. Se possível, use sua palavra-chave nesta área.

3. Imagem e legenda:

Os robôs também fazem a leitura de imagens e legendas. Você está perdendo a oportunidade de ter um melhor posicionamento de seu site se ignora estes dois elementos. Utilize palavras-chaves na legenda, e se possível, na imagem também. Sempre use palavras que descrevam a imagem! Isto se torna relevante para o buscador e um resultado mais preciso.

4. URL:

Não faça errado com sua URL. Ela deve ser curta e evitar palavras chamadas de stop word – a, o, e, de, da. Use a palavra-chave de seu site também na URL.

5. Meta-descrição:

A meta-descrição é equivalente ao curto resumo no fim do livro. Oferece uma prévia do conteúdo: Uma migalha de pão que dá apenas um gosto sobre o que o leitor vai encontrar ao entrar em seu site. Você deve incluir a palavra-chave na meta-descrição para ter um SEO otimizado.

2. Você tem domínio sobre palavras-chaves?

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Parte do processo de otimização do SEO envolve a pesquisa das palavras-chaves. Por que é tão importante?

  • Ajuda na identificação de termos que pessoas podem estar buscando
  • Um maior volume mensal de palavra
  • Visualização da competição

Idealmente, é interessante buscar por palavras-chaves com alto volume e baixa competição. Escolher aleatoriamente as palavras-chaves e frases para tentar ganhar um bom posicionamento em seu site simplesmente não dará certo.

Mecanismos de busca retornam com resultados que são mais relevantes. Você precisa utilizar palavras-chaves que se adequam a sua área e descrevam seu conteúdo para que você consiga um melhor posicionamento, e assim, seus clientes e futuros clientes te encontrem na internet.

3. Você está construindo links?

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Uma das maneiras mais fáceis de dar aquela otimizada em seu SEO e que talvez você possa estar fazendo errado, é a construção de links.

Você está linkando seu conteúdo com conteúdos semelhantes?

Se não, você deveria! Nós te explicamos: ao incluir um link no conteúdo A para direcionar seu leitor a um conteúdo B, você está aumentando o valor do conteúdo B e ajudando a melhorar seus resultados de busca.

Se você tem links, mas não direcionam para conteúdos relevantes, pare! Você pode estar impactando seu SEO de maneira negativa. Apenas link conteúdos que tem a ver um com o outro. Eles devem ter algo em comum.

Vamos visualizar um exemplo? Pense que você vende vestidos. Seu conteúdo pode ser separado em:

  • Vestidos de noivas: Link outros vestidos da mesma coleção ou do mesmo estilista
  • Vestidos de madrinha: Link vestidos da mesma cor ou com o design similar
  • Sapatos: Link outros modelos de sapatos, da mesma cor ou com um vestido que combine.

Você também deve evitar o acúmulo de links. Não permita que seu site fique sobrecarregado com links.

4.Você está mensurando seu progresso?

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Você tem usado o Google Analytics ou alguma ferramenta semelhante para medir os dados de seu site? Se você ainda não tem usado nenhuma ferramenta, você não conseguirá saber se a forma como tem trabalhado está funcionando ou não.

Ter um recurso analítico é algo que vai te ajudar a atingir seus objetivos e saber onde e o que precisa ajustar. Cheque o seu progresso com frequência! Fique de olho em seus dados para ver como tudo está funcionando. Considere isto:

  • Seu conteúdo tem sido memorável?
  • Tem relevância?
  • É compartilhável?
  • Inclui um CTA?

Conclusão

O processo de otimização de SEO não é simples. Mas estas dicas são muito válidas para que você tenha um melhor posicionamento em seu site. Evite os erros e tente consertar aquilo que está fazendo de errado! Meça seus resultados e perceba aquilo que melhorou ou piorou.

Texto traduzido e modificado: How to avoid simple SEO mistakes in WordPress

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