Market Place – o que é, como funciona e a vantagem de utilizar o WordPress

Já ouviu falar sobre market place e como ele funciona? Nosso artigo de hoje vai tirar todas as tuas dúvidas sobre market place e também vai mostrar por que o WordPress é uma boa escolha para seu negócio?

WordPress

Atualizado em 03/04/2017

Você sabe o que é market place e como ele funciona?

Se você não sabe, fique tranquilo. Hoje trouxemos para você informações certeiras para que este conceito fique mais claro em sua cabeça.

Afinal, market place pode ser um meio para que você se insira no ambiente digital! Por isso quanto mais informação, melhor!

Então, neste artigo você vai conferir:

  • O que é market place;
  • Como funciona um market place;
  • Vantagens de escolher o WordPress para criar um market place;
  • Exemplos de market place.

Uma das coisas que precisamos deixar claro é que market place é um projeto com um grau de complexidade mais elevado se comparado a criação de uma loja virtual. Dependendo do planejamento, ele pode ser bastante robusto.

Falamos isto não para assustar muito menos para te desanimar da ideia de criação de um market place, mas sim, queremos trazer informações úteis para facilitar no seu planejamento e processo de decisão em relação a melhor opção para seu negócio!

O que é market place?

Vamos começar pelo princípio: qual é a definição de market place? Há dois macetes para facilitar esta compreensão. O primeiro é prestar atenção no nome.

Isto mesmo! No nome. Market place. Traduzindo literalmente para português fica: lugar de mercado. Ou seja: lugar para comprar.

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A outra forma é pensar nele como um shopping eletrônico. Talvez seja o exemplo mais próximo da definição.

O que é um shopping center? É uma estrutura que abriga diversas lojas. O consumidor pode escolher em qual loja comprar ou comprar em diferentes lojas em um só lugar.

Podemos compreender market place como um espaço destinado a venda de produtos e serviços.

Ou seja: é um local virtual aonde se faz comércio não só por meio de uma loja, mas sim, de várias.

O market place é um portal de e-commerce com dois níveis: lojista e consumidor. É uma loja virtual gigante que possui sub-lojas. Cada lojista tem seu espaço dentro desse portal.

Como funciona um market place

Com o conceito bem definido, agora precisamos partir para a parte de como funciona a dinâmica do market place. 

No WordPress o market place é construído por meio do WooCommerce com os plugins WC Vendors ou WooThemes Products Vendors (dependendo da necessidade do projeto).

Normalmente o plugin WC Vendors é o mais utilizado pelas diversas funções e flexibilidade que disponibiliza ao usuário (vamos utilizar este plugin como base para este artigo).

A dinâmica do market place também depende muito das regras de negócio que você deseja aplicar (mais sobre a importância das regras de negócio adiante). O dono do market place pode gerenciar o espaço da maneira que melhor se adequa às suas necessidades.

Por exemplo: Ele pode permitir que qualquer lojista se cadastre e seja automaticamente inserido no ambiente. Ou também determinar que o lojista deve se cadastrar, porém, apenas mediante a avaliação pode ser aceito ou não.

Como falamos: depende muito de como o dono do market place deseja administrar o espaço.

Para um market place de sucesso e sem dor de cabeça, é imprescindível uma hospedagem dedicada. O projeto de market place é robusto e por isso precisa de agilidade e extensão para lidar com todos os pedidos do servidor.

Ele pode ser composto com lojas de diferentes segmentos ou composto de diferentes lojas de um mesmo segmento só.

Qual é o acesso que o lojista tem em um market place?

Ele pode:

  • Publicar e editar produtos – informações, imagens, vídeos, valores, meio de entrega;
  • Gerenciar estoque de cada produto;
  • Visualizar pedidos realizados para envio;
  • Recebimento de alertas dos pedidos.

Como é a relação do administrador com o lojista?

O dono do market place pode decidir se cobrará mensalidade dos lojistas ou comissão por venda. Ele também pode decidir pelos dois modos de cobrança.

Como são feitas as transações financeiras entre lojista e dono do market place?

O plugin WC Vendors permite relatórios de :

  • Vendas realizadas na loja dos produtos;
  • Relatórios de comissão – o que está em aberto e o que já foi pago

Assim o lojista tem controle mais eficaz sobre o que deve ser repassado e o que deve receber. O repasse das comissões de maneira automática atualmente só pode ser feito via PayPal. 

O que queremos dizer com isso?

Se outro gateway de pagamento ou intermediador for escolhido pelo lojista e o cliente optar, digamos, por fazer pagamento via PagSeguro, esta se torna uma venda manual. A venda estará registrada e é de responsabilidade do administrador fazer o repasse.

O repasse de vendas manuais vai muito da regra de negócio do market place em questão. Por exemplo: pode ser feito de 15 em 15 dias ou todo mês em uma determinada data.

O administrador pode exigir que o lojista tenha uma conta no PagSeguro ou em um determinado banco para fazer os repasses. Novamente, depende muito das regras de negócios entre lojista e administrador.

Como fica o design de cada loja dentro do espaço?

No market place o layout já vem definido. Cada lojista tem seu espaço para adicionar informações sobre a empresa, adicionar produtos e assim por diante.

Quer saber o que é fundamental para criar um market place? Então confere abaixo:

2 dicas fundamentais para criar um market place

Para criar um market place nós temos 2 dicas essenciais. Fazendo isto, você pode com clareza planejar seu market place.

Dica 1: Compreender o que é market place

Para você ser bem-sucedido com market place você precisa entender muito bem o conceito do ambiente.

Isto é essencial!

Ao entender o funcionamento, as dinâmicas de gerenciamento, responsabilidades e usabilidade, todo o processo de planejamento se torna mais claro.

Ter esta noção de tudo que envolve ser dono de market place e também, compreender até que ponto você pode expandir seu negócio, facilita toda a estruturação do projeto.

Quer entender como é fundamental?

O que acontece frequentemente é a confusão entre site de diretório com market place. Às vezes você tem uma ótima ideia para negócio pensando que é um market place, mas na verdade é outra estrutura de website.

Diretório e market place são parecidos, não são iguais.

Você sabe qual é a diferença entre diretório e market place?

Diretório é um site de busca. Quer exemplos? OLX e Buscapé. Serve basicamente para divulgação da empresa, produto ou serviços. É um meio de divulgação sem processo de venda.

Já o market place possui o processo de compra. Um lugar onde você encontra diversas lojas em um só lugar e consegue comprar o produto.

Dica 2: Definir as regras de negócio

A dica mais importante é definir a regra de negócio. Você pode definir a regra de negócio de acordo com sua necessidade e desejo.

As regras de negócio definem toda a forma de trabalho e ditam quais customizações você precisará aplicar ao seu market place.

Exemplo bem simples:

Se sua regra de negócio permite que seu lojista publique artigos na área de blog do market place, é uma customização que  precisa ser feita dentro do ambiente. Tem todo um desenvolvimento para que isto seja disponibilizado.

Quer mais um exemplo?

Por padrão, o market place tem 2 perfis: consumidor final e lojista. Mas se você deseja adicionar mais perfis, como: consumidor final, lojista e fornecedor, você pode. Isto requer também tempo de customização e desenvolvimento.

Vantagens de escolher o WordPress

Por que você deve escolher o WordPress para criar seu market place?

A principal razão é porque o WordPress é uma ferramenta escalonável. O WooCommerce permite a criação de um espaço que pode expandir, customizar e ter diversas funcionalidades.

Que tal começar com uma loja WooCommerce?

Você começa conhecendo a estrutura e se ver oportunidade, tem total liberdade para aumentar seu negócio e desenvolver um market place.

Exemplos de market place

Depois de todas essas informações, vamos ver alguns exemplos de market place?

MERCADO LIVRE 

Um dos maiores espaços para compra no Brasil. No país é o que tem mais destaque.

nercado-livre

AMAZON

Conhecido internacionalmente, é um dos mais acessados do planeta. Os brasileiros tem a opção de acessar a versão: amazon.com.br, feita para o público brasileiro.

amazon

ELO7

Extremamente popular, é voltado para produtos de artesanato.

eo7

ENJOEI

Segmentado para venda de produtos usados e semi-novos. 

enjoei

WINE

Voltado para vinhos, cervejas e bebidas especiais.

wine

Conclusão

Construir um market place pode ser uma ótima opção de negócio para você!

Vale enfatizar que a estruturação de um market place é mais complexa que de uma loja virtual apenas.

Por que é mais complexa?

O market place é um projeto de estrutura robusta, onde possui diversas lojas no mesmo website.

As funcionalidades que serão permitidas aos lojistas e consumidor final envolvem tempo para customização e desenvolvimento. O planejamento e as definições das regras de um projeto deste porte são essenciais para não gerar frustração a todos os envolvidos.

Se você deseja construir um market place consulte um especialista WordPress.

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