Erros ao criar um site em WordPress

Você está pensando em criar um site em WordPress? Então, este artigo é para você. Listamos 5 erros que você pode evitar durante a criação de seu site. Confira quais são eles:

WordPress

Atualizado em 07/06/2016

Como errar é humano e ninguém está livre de falhas, no artigo de hoje vamos apontar erros ao criar um site em WordPress. Sim, hoje a temática são os errinhos que podem acontecer ao desenvolver um site em WordPress, principalmente se você opta na criação sem o auxílio de um profissional especializado em WordPress. Este artigo vai servir como um abrir de olhos. Sim! Um abrir de olhos. Vamos te explicar porquê.

Porque alguns detalhes importantíssimos e que fazem total diferença podem passar despercebidos ao criar um site em WordPress. Ao falarmos sobre estes erros, você poderá prestar melhor atenção e até mesmo perceber que um especialista em WordPress sempre será uma boa escolha para que seu site tenha o melhor aproveitamento dos recursos e funcionalidades oferecidas.

Vamos partir do ponto que você queira desenvolver seu site WordPress mas não tenha ideia do que é acerto e do que é erro. Pois bem! Nós vamos esclarecer isso tudo para você.

5 Erros ao criar um site WordPress

Vamos dar uma olhada em 5 erros comuns cometidos ao criar um site WordPress.

1. Escolher a plataforma errada

Se você acompanha nosso blog provavelmente já deve estar cansado de saber das inúmeras vantagens que o WordPress traz para seus usuários. Ok, cansado você não deve estar porque as vantagens são tantas que é impossível se cansar, não é mesmo?

O WordPress é a plataforma CMS mais popular do mundo e sim, 25% dos sites da internet inteira são distribuídos pelo WordPress. Essas duas informações somente já são motivos suficientes para querer desenvolver seu site utilizando WordPress.

Depois que você toma a decisão de criar um site você tem inúmeras escolhas a fazer. Especialmente se você chega na escolha: WordPress.

Um dos erros mais frequentes é confundir o WordPress.com com o WordPress.org.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Ponto Com ou o Ponto Org? Eis a questão. Em uma indecisão mais moderna do que a peça de Shakespeare, um dos equívocos recorrentes entre usuários de WordPress (ou aqueles que são iniciantes na plataforma) é não saber distinguir entre os dois. Então, vamos lá:

O que é WordPress.org

É o site de desenvolvimento comunitário do WordPress, onde é possível fazer download do software e todo seu código-fonte para hospedar no seu próprio ISP/hospedagem.

Com essa versão você poderá modificar e customizar o que precisar usando o framework e todas as classes e funções do WordPress, além de poder utilizar todos os temas, plugins, personalizar o layout e alterar idiomas.

O que é WordPress.com

É um serviço de propriedade da Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com o software WordPress. Através do WordPress.com é possível criar blog com endereço – nomedomeublog.wordpress.com – ou utilizar o próprio domínio – nomedomeublog.com.br – hospedando o site no WordPress.Com.

Apesar de ser gratuito, este serviço possui algumas limitações, como por exemplo, escolher apenas alguns temas e ainda restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP. Além destes serviços gratuitos o WordPress.com possui temas premium, upload de arquivos e otimizações do css como serviços pagos.

Cenário comum

O cenário mais comum é alguém que deseja criar um simples blog pessoal e acaba utilizando o WordPress.Org e há aqueles que desejam criar um site gratuito e ter total controle ao adicionar plugins e transformar o projeto em algo rentável, e optam pelo WordPress.Com. Um erro comum e que pode dar dor de cabeça desnecessária.

Se você quer ir além de um blog pessoal, sua escolha deve ser pelo WordPress.Org. Pois dessa forma, você poderá ter muitas mais opções para customizar seu site. Um profissional especialista em WordPress trabalhando em seu projeto conseguirá apontar quais são os melhores recursos para deixar seu site o mais personalizado possível de acordo com a marca e identidade de sua empresa.

2. Criar e desenvolver site sem usar os padrões do WordPress

Uma das regras fundamentais para que seu site WordPress seja bem desenvolvido é saber utilizar as diretivas da documentação oficial. O que acontece é que muitos usuários do WordPress ao customizar os templates de suas páginas, acabam codificando tudo. E isto não é, necessariamente, algo ruim. Porém será uma dificuldade se você quiser passar as coisas adiante.

Um dos aspectos mais atrativos do WordPress é que ele é fácil de usar. Se você codificar cada centímetro de seu site, então, o propósito inicial de facilidade, acaba se tornando inválido.

Contar com um especialista em WordPress neste aspecto é um garantia já que ele conhece a nível técnico todas as diretivas do WordPress. O especialista é o guia que te mostrará o caminho certo pelo mundo do WordPress.

3. Não instalar Analytics

Um dos erros mais frequentes ao criar um site em WordPress é não pensar em instalar uma ferramenta de análise. Esta ferramenta vai ajudar você a verificar alguns dados essenciais de seu site. Uma das mais populares e eficientes é o Google Analytics. Se você deseja saber como anda o tráfego de seu site, ter informações específicas para aumentar o compartilhamento em redes sociais e fazer com que sua página esteja no lugar certo nas buscas.

Quando você possui uma ferramenta de análise, você tem um olhar mais profundo do que está acontecendo com seu site e especialmente quais as áreas que você precisa aprimorar.

4. Não configurar permalinks

URLs específicas fazem a diferença. Muitas pessoas ao instalar o WordPress, acabam usando a estrutura de URL padrão do WordPress: /?p=23. Apesar do WordPress seguir as diretrizes básicas do SEO atendendo os requisitos do Google, é sempre bom dar uma atenção aos permalinks de seu site.

Então, ao criar site em WordPress, certifique-se de atualizar a estrutura de seus permalinks. Você pode fazer isso indo em Configurações > Permalinks.

Para saber mais sobre a importância dos links permanentes, você pode conferir este artigo, do Codex do WordPress.

5. Não instalar plugin de cache

Nós já falamos por aqui a importância de ter instalado um plugin de cache no seu site WordPress. Ao criar seu site, ter um plugin que permite que você acelere e também previne que seu site se torne lento, caso você receba muito tráfego de uma só vez, é essencial. Um plugin de cache otimizará seu site WordPress.

Falando em otimizar, é sempre bom relembrar algumas dicas para otimizar a performance de seu site:

Conclusão

O WordPress foi feito para ser fácil para o usuário utilizar. Ao criar um site em WordPress você terá diversas opções de configurações, recursos e extensões. Para que seu site seja criado com o melhor que o WordPress tem para oferecer, é recomendado que um profissional especializado esteja envolvido. É ele que mostrará e direcionará seu site para as melhores opções da plataforma.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta