7 tendências e-commerce para 2017

Trouxemos para você 7 tendências para comércio eletrônico para o ano 2017. Nada melhor começar o ano sabendo as tendências certas para que sua loja virtual faça sucesso.

WooCommerce

Atualizado em 09/02/2017

Quer saber as tendências e-commerce para 2017? É sempre bom começar o ano sabendo quais são as tendências para que sua loja virtual WooCommerce possa fazer sucesso!

Separamos para você 7 tendências de comércio eletrônico. Confira abaixo:

1. Prioridade no mobile

tendências e-commerce - prioridade para mobile

Dispositivos móveis é o que há.

Ultimamente está bem fácil criar um site responsivo. Então, desculpas como custos altos ou falta de conhecimento de código, já não colam mais. Os sites hoje precisam ser amigáveis ao mobile. Não é um algo a mais em seu site, e sim, padrão.

Se você possui uma loja virtual responsiva, isto significa que está tudo pronto? Na verdade, não.

Esta tendência de priorizar o móvel significa ir além de achar um tema que seja responsivo para seu comércio eletrônico.

Dar prioridade ao mobile implica em uma estratégia que gira em torno da experiência de usuário em dispositivos móveis.

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O mobile tem um grande papel na busca e nas conversões.

Quanto mais os e-commerces forem crescendo, mais importante é o papel de uma loja que prioriza a experiência móvel.

O que você pode fazer?

  • Invista em um tema responsivo de alta qualidade que tenha um bom suporte do desenvolvedor e seja atualizado com regularidade.
  • Sempre verifique como está a performance móvel de sua loja virtual para checar se existe algum tipo de problema.
  • Adicione o Google Map ao seu e-commerce e garanta que o endereço de sua loja esteja adicionada ao Google My Business para otimização de busca local.

2. Comércio conversacional

A segunda tendência e-commerce é “Comércio conversacional”.

Este é um termo que tem crescido e muito nos últimos anos. Enquanto as notificações push não são um conceito novo, é só uma questão de tempo para isto migrar para sites.

Isto é especialmente importante para empresas de e-commerce que se beneficiam ao mandar notificações de marcos para seus clientes, como por exemplo:

  • Carrinho de compras abandonado.
  • Uma compra concluída.
  • Uma entrega que está a caminho.
  • Uma oferta especial de um dia.

Neste momento, estas mensagem são, em sua maioria, enviadas pelas lojas virtuais para o cliente via e-mail. Plugins WordPress já fizeram um bom trabalho em automatizar isto.

Mas, em 2017, comércio conversacional é esperado para expandir em mensagem de texto também.

O que você pode fazer?

Para ser honesto, não há muitos plugins WordPress que conseguem cumprir esta tarefa. O plugin WooCommerce SendinBlue é o plugin melhor avaliado até o momento. Vale a pena conferir.

tendências e-commerce - woocommerce

3. Marketing de conteúdo

Os comércios eletrônicos podem estar no negócio de vender itens, mas estes produtos ou serviços podem não ser o o ponto inicial para os consumidores (principalmente se o e-commerce está em direta competição com com grandes empresas).

De acordo com estatísticas, pessoas confiam em conteúdo gerado para usuário mais do que qualquer outro tipo de mídia.

Se você possui uma loja virtual, criação de conteúdo é essencial para atrair mais clientes.

Você pode otimizar a página de produtos para busca, mas é importante equipar seu WooCommerce com as ferramentas certas para criar conteúdo.

4. Engajamento social

tendências e-commerce - engajamento em redes sociais

A convergência entre a mídia social e sites cresce a cada dia.

Cada vez mais os dois estão interligados e é muito importante sua loja virtual ter um engajamento social.

Deve existir botões, links, pop-ups e até um feed social apontando para outras redes.

O que você pode fazer?

  • Produção de conteúdo.
  • Compartilhamento de conteúdo em redes sociais.
  • Adicionar um botão de Pin em cada imagem de produto.
  • Integrar Instagram, YouTube e outros feeds de rede social para mostrar imagens ou vídeos de produtos.

5. Gerar confiança

De acordo com estudos 55% dos compradores confiam mais em fotos de consumidores do que imagens criadas pela marca.

Há também dados que indicam que o consumidor se apoia bastante em avaliações e classificações do produto para decidir se deve ou não confiar na loja.

Seus clientes querem confiança.

O que você pode fazer?

Aqui estão algumas maneiras de aliviar as dúvidas e ganhar a confiança de seus clientes:

  • Permita testemunhos de seus clientes em sua loja online.
  • Crie um carrossel em seu site para destacar consumidores e parceiros;
  • Encoraje seus clientes para avaliar produtos.

6. Conveniência

Smartphones, aplicativos, software de nuvem, mídia social, WordPress – não há dúvida que estas tecnologias trabalham para facilitar a vida das pessoas, certo? Idealmente, seria ótimo se os consumidores tivessem satisfação com uma loja virtual que carrega rapidamente e pronto.

Mas uma experiência de compra conveniente vai além.

Clientes se importam com checkouts fáceis de fazer, com ofertas personalizadas, taxas baixas (ou nenhuma taxa), envio rápido e assim por diante.

Estas ações mostram que você tem consideração com seu cliente. Ou seja: você trabalha para que as coisas fiquem o mais conveniente o possível para ele.

Vamos ser sinceros, todas as ações que você toma para otimizar a performance de seu e-commerce são padrões. Seus visitantes já esperam um site otimizado.

O que eles querem que você faça é transformar a experiência de compra deles mais rápida, fácil e barata.

O que você pode fazer?

  • Ter uma solução que aceita pagamentos de diversos gateways.
  • O checkout possa ser feito em uma única página.
  • Gerenciamento de envio e taxas de frete.
  • Esconda produtos que não estão disponíveis.
  • Ofertas especiais e cupons.

7. Experiência personalizada

Na era da tecnologia, as pessoas cada vez mais estão cientes de como os “mecanismos da internet” funcionam.

Por exemplo:

Já não é mais mistério para alguém ver um anúncio no Facebook de um produto que tenha visualizado algumas horas antes em um site como Submarino. As pessoas sabem que os mecanismos estão de olho naquilo que buscam, visualizam e demonstram interesse.

Com este entendimento, os clientes estão esperando algo em troca das lojas virtuais. Uma experiência personalizada é esperada pelos usuários.

O que você deve fazer?

Ofereça aos seus clientes ofertas específicas ou mensagens personalizadas antes que eles abandonem o carrinho.

Ter um chat ao vivo é uma ferramenta que você pode usar para dar atenção direta ao seu cliente de acordo com que eles dizem em tempo real.

Conclusão

Há algo a ser dito sobre estas tendências e-commerce. Nos anos anteriores, o foco eram tendências de design – como design responsivo e imagens de alta resolução; 

A experiência do comprador está em primeiro lugar e se você deseja ter uma loja virtual de sucesso, acompanhar estas tendências é a melhor atitude que você pode ter!

Texto traduzido e modificado: Top 7 e-commerce trends that will impact WordPress in 2017

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