5 ferramentas grátis para testar velocidade do site. Ganhe até 30% mais acessos

Você imagina quantos usuários desistiram de acessar o seu site por conta do tempo que ele demorou para carregar? É normal encontrarmos pela web sites pesados e lentos. Se uma página leva mais que 3 segundos para carregar, 3 em cada 10 usuários irão desistir do acesso e, por consequência, da compra. Quem diz isso […]

Você imagina quantos usuários desistiram de acessar o seu site por conta do tempo que ele demorou para carregar? É normal encontrarmos pela web sites pesados e lentos. Se uma página leva mais que 3 segundos para carregar, 3 em cada 10 usuários irão desistir do acesso e, por consequência, da compra. Quem diz isso é o Google e por isso vale muito a pena ficar de olho. Atualmente, a velocidade dos processos é muito questionada, tanto que as ferramentas grátis para testar velocidade do site pipocam pela internet.

Separamos uma lista com ferramentas para testar velocidade do site – todas grátis – para você saber como está o desempenho da sua página. Após as ferramentas, confira dicas de otimização que vão te ajudar a melhor o tempo de carregamento do seu site. Vamos lá?

1. Pingdom

Esta ferramenta grátis para testar velocidade do site traz informações específicas sobre o tempo de carregamento, tamanho da sua página e outros dados muito importantes para você analisar o desempenho. Dica: ele possui um histórico com todos os seus testes armazenados para futuras comparações e a sua interface é superintuitiva.

2. Load Impact

Um pouco diferente do Pingdom Tools, o Load Impact oferece dados apresentados em gráficos, que mensuram a velocidade do seu site quando acessado por uma quantidade determinada de pessoas simultaneamente. Esta ferramenta grátis para testar velocidade do site é ideal para escalonar o número de acessos num ambiente controlado.

2. Google PageSpeed Insights

É claro que o Google não ficaria de fora desta seleção de ferramentas grátis para testar velocidade do site! A ferramenta disponibiliza esta plataforma para medir a performance da sua página em dispositivos mobile e desktop. Ele é capaz ainda de analisar e sugerir melhorias para você implementar, e aumentar o seu rankeamento.

3. GTmetrix

Esta ferramenta grátis para testar velocidade do site alia a cascata com a linha do tempo de carregamento dos objetos a recomendações semelhantes às do PageSpeed. Os gráficos são um pouco mais simples e é possível baixar o relatório em formato PDF.

4. WebPageTest

Esta ferramenta oferece a possibilidade de se escolher o local de origem do teste e também o tipo de navegador. Os testes de velocidade sempre são realizados de um ponto inicial até o local onde se encontra o servidor físico. Sendo assim, o ponto inicial fará diferença no resultado. Por exemplo: se você está acessando um site do Brasil e o servidor está nos Estados Unidos, o tempo de resposta será maior em comparação com um usuário que está nos EUA.

5 – OctaGate SiteTimer

O diferencial da ferramenta grátis para testar velocidade do site “OctaGate SiteTimer” é que ele exibe quanto tempo cada sessão do seu site está demorando para ser carregada pelo dispositivo. Assim, você consegue descobrir o que está deixando sua página lenta. Além disso, ele mostra o tempo total de carregamento do site. É uma ferramenta bem completa e simples de usar.

Leia também: 5 dicas infalíveis para ter um site profissional [Rápido e Efetivo]

EXTRA: Test my Site with Google

Se você é um profissional do marketing digital ou está sempre ligado às novidades, já deve ter ouvido falar do movimento “mobile first”, certo? Já que mais de 50% das visitas do seu site virão de smartphones, nada mais inteligente do que pensar nesta plataforma primeiro.
Para te ajudar nesta transição, o Google lançou uma ferramenta chamada “Test My Site”, capaz de testar o desempenho do seu site em dispositivos móveis. Você não precisa ser especialista para usar a ferramenta, basta acessar o site, inserir o seu domínio e em minutos um relatório completo será exibido. É muito simples e eficaz.

Os resultados que a ferramenta entrega são mais detalhados em três segmentos importantes:
– Velocidade em computadores:
Aqui é avaliado quanto tempo sua página demora para carregar completamente.
– Otimização para dispositivos móveis:
Neste item é medido a experiência do usuário ao entrar no seu site. Quesitos como navegabilidade, menus e formas de navegação são avaliados.
– Velocidade para dispositivos móveis:
O último ponto irá medir quanto tempo a sua página demora para carregar dentro do mobile. Isso é muito importante, pois se a demora for muito grande, as chances do usuário desistir de esperar e ir para outro site são enormes. Inclusive, a ferramenta irá dizer quantos usuários você está perdendo!

Bem, agora que você já conhece as melhores ferramentas para testar a velocidade do seu site, é hora de otimizar! Existem muitas maneiras de diminuir o tempo que o seu site leva para carregar, e por isso separamos algumas dicas que vão trazer mais agilidade, confira:

1 – Não adote elementos Flash

Elementos flash ou quicktime que rodam automaticamente podem prejudicar a velocidade do seu site. Além de serem consideradas ultrapassadas, não performam bem.

2 – Páginas com muito conteúdo

Se você tem muito conteúdo de um único tema é recomendado que você divida as páginas. Até os mecanismos de buscas, como o Google, preferem páginas menores. Aqui estamos falando de quantidade excessiva de imagens e vídeos.

3 – Imagens reduzidas

Evite imagens em grandes dimensões. Selecione somente o que é relevante para a sua página e em dimensões necessárias, não maior do que a página pede.

4 – Reduza o número de plugins

Se não é extremamente necessário ter um plugin de chat, muitas abas, previsão do tempo, comentários, entre outros, não tenha. Todos esses itens aumentam o tempo de carregamento do seu site. Certos plugins desaceleram sua página, criam problemas de segurança e muitas vezes causam sérios problemas técnicos.

Por isso, desative e exclua todos os componentes que você julga não serem cruciais para o seu projeto. É possível também medir o desempenho do servidor e, desta forma, identificar se algum plugin está prejudicando a velocidade do seu site.

5 – Reduza direcionamentos

Os redirecionamentos criam solicitações HTTP adicionais e aumentam o tempo de carregamento. Ou seja, evite redirecionar os usuários se não for realmente necessário.

Leia também: Como aplicar estratégias de Growth Hacking em seu site

Você percebeu que com um pouco de trabalho e atenção é possível trazer velocidade para sua página da web. Aliás, algumas dessas dicas são fáceis de serem implementadas e você pode começar agora mesmo.

Conta pra gente: gostou das nossas dicas de ferramentas grátis para testar a velocidade do seu site? Escreva nos comentários e não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais.
Ah, e se precisar de ajuda para otimizar o seu site e deixa-lo mais rápido, clique aqui e entre em contato conosco!

Sair da versão mobile