Ter um site com a segurança reforçada é uma medida preventiva para ataques de hackers. Se o seu WordPress não possui medidas de segurança, você está suscetível a invasão por hackers que não somente roubarão seus dados mas também poderão destruir seu projeto web.
Hackers são rápidos, invisíveis e querem todos os dados que seu site possui. Dependendo do tipo de invasão, a recuperação pode ser impossível.
Este artigo vai cobrir algumas dicas de proteção WordPress que você poderá aplicar em seu projeto e mantê-lo a salvo. Veja:
1. Evite senhas previsíveis
A sua senha é a primeira linha de defesa contra hackers.
A tendência do usuário é usar uma combinação de fácil lembrança. Porém, os invasores já sabem que você pode utilizar algo familiar. As primeiras tentativas deles serão atacar utilizando combinações previsíveis.
Assegure que você não está utilizando uma senha padrão ou de fácil acesso. Escolha algo intencionalmente difícil e que tornará mais complicado para o hacker decifrar.
Autentificação de 2 fatores
Para reforçar, que tal utilizar a autentificação de 2 fatores?
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.
É uma maneira de fornecer credenciais específicas para o acesso de seu site. O usuário tem a capacidade de dar detalhes do login para dois componentes diferentes. É possível até escolher uma pergunta ou código secreto para a senha.
Este tipo de prática é adotada por diversas companhias como Apple iCloud, Google e Dropbox.
2. Escolha um serviço de hospedagem confiável
Uma hospedagem de confiança fará com que sua segurança seja prioridade!
Por que você precisa de uma ótima hospedagem? Porque se sua hospedagem não for de alta qualidade há mais chances de possuir falhas e brechas na segurança. Um ataque por meio de servidor é grave já que o hacker poderá quebrar todos os seus processos de segurança.
Verifique com atenção a credibilidade da empresa de hospedagem! Isto fará a diferença para a segurança de seu site WordPress ou loja virtual.
Faça backup regularmente
Fazer periodicamente o backup de seu site é uma das atitudes mais importantes para reforçar a segurança de seu WordPress em conjunto a uma hospedagem de qualidade.
Antes de fazer qualquer mudança em seu banco de dados, garanta que você tem um backup recente. Isto pode ser feito manualmente ou com a ajuda de um plugin.
O backup é a melhor defesa de seu site.
Na pior das hipóteses – ser hackeado e perder seu site – você terá uma cópia disponível e poderá recuperar tudo que for perdido durante a invasão. Faça o backup de seu site regularmente e isto será sua salvação caso seu site seja invadido.
3. Configure o bloqueio
Configure o bloqueio quando há tentativa e erro de login. Isto protegerá seu site de contínuo ataque de força bruta.
Dependendo da quantidade de tentativas, bloqueie o site. Isto impedirá o hacker de continuar o ataque e informará a você que está acontecendo tentativas não autorizadas de acesso.
4. Mantenha monitoramento das atividades de seu painel de controle
Monitore a atividade do seu painel de controle! Principalmente se você tem muitos contribuidores. Esta ação será crucial para seu processo de segurança.
Será muito mais fácil de identificar qualquer brecha de segurança se você sempre estiver atento nas atividades que acontecem por meio do painel de controle.
Remova o número da versão do seu WordPress
Remover a versão de seu WordPress é uma ótima tática. Se o hacker souber qual versão seu site está, é mais fácil o processo de ataque.
Antes de tornar público o seu projeto web, garanta que a informação da versão da plataforma seja removida.
5. Mantenha o banco de dados do seu WordPress seguro e isolado
O seu banco de dados é a parte mais importante do seu site. Ele tem todas as informações correspondentes ao seu projeto. Se o hacker conseguir invadir seu banco de dados, ele terá o controle sobre tudo.
Para uma segurança mais eficiente uma boa prática é executar um site em um único banco de dados. Você pode renomear o seu banco de dados com frequência para enganar o invasor.
Conclusão
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Reforce a segurança de seu site antes de ser hackeado e seus dados ficarem comprometidos. Estas dicas acima manterão seu site seguro.
Texto traduzido e modificado: Tips to protect your WordPress website from being hacked
Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?
Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.