Por aqui nós já falamos sobre o que você não deve fazer em seu site WordPress. Hoje nós vamos falar sobre o que você deve evitar durante a criação de sua loja virtual WooCommerce. Separamos 4 atitudes que você definitivamente não deve fazer em seu e-commerce se deseja que seu negócio seja de sucesso.
Vamos conferir?
O que você não deve fazer em seu e-commerce
Para ser bem-sucedido em sua loja virtual, você precisa aplicar as melhores práticas de gerenciamento e ficar longe de certas atitudes que podem prejudicar seu negócio. Principalmente, no momento de criação de sua loja online.
Quer saber quais são as atitudes erradas? Veja abaixo:
1. Escolher uma plataforma limitada
A escolha da plataforma para construir sua loja virtual é essencial! Afinal, é ela que vai ditar as limitações de seu comércio eletrônico. Com uma ótima plataforma em suas mãos, você pode impulsionar seu e-commerce para alcançar quantas pessoas desejar.
A longo prazo, a falta de pesquisa antes de escolher a plataforma de e-commerce é desastroso para sua empresa. Por que? Você pode estar limitando o sucesso, o alcance de seu negócio online e impedindo que cresça em todo o potencial.
No mundo virtual, você tem algumas opções, entre elas a escolha entre uma loja virtual open source (código aberto) ou uma plataforma alugada. Para descobrir a diferença entre as duas, que tal dar uma olhada neste artigo aqui: Loja virtual open source ou alugada – conheça as vantagens e desvantagens
Você deve analisar as necessidades imediatas de seu e-commerce mas também, levar em consideração seus planos a médio-longo prazo.
Veja aqui também nosso comparativo entre WooCommerce x Magento x OpenCart
2. Oferecer apenas uma forma de pagamento
Condicionar a venda de seu produto a apenas uma forma de pagamento é um erro! Se existe algo que você deve evitar é limitar esta parte específica de seu negócio. Uma loja virtual que somente oferece um tipo de método de pagamento está prejudicando vendas para possíveis clientes fiéis.
Analise o perfil de comprador de sua loja. Entenda que quantos mais opções você disponibilizar, mais clientes você pode alcançar.
Saiba mais sobre os métodos de pagamento para loja virtual WooCommerce.
3. Não utilizar o recurso de blog
Mais um erro é não utilizar o recurso de blog. Ter um espaço para desenvolver conteúdo em sua loja virtual é o que te ajudará a impulsionar suas vendas! É isso mesmo que você ouviu! O conteúdo do blog vai te ajudar a gerar credibilidade e também, mostrar que você tem o conhecimento técnico naquilo que vende.
Dependendo do segmento que você atua, você pode alcançar inúmeras pessoas! Quanto melhor você informar, mais chance você tem de fechar sua venda.
Uma loja que não dá atenção ao conteúdo está prejudicando suas próprias vendas. Não desperdice um dos aspectos mais interessantes do WordPress, que é ser uma tremenda ferramenta para desenvolvimento de conteúdo!
4. Ignorar a experiência do usuário
Ao criar sua loja virtual, você precisa levar em consideração a experiência do usuário. Afinal é a experiência que vai determinar se ele vai ou não concluir uma compra em sua loja online.
Por isso que é sempre bom você ter atenção dobrada e verificar se seu e-commerce está dentro das melhores práticas para experiência do usuário. O que prejudica a experiência do usuário em uma loja online? Vamos ver alguns pontos:
- Processo de checkout cheio de caminhos
- Pouca informação sobre o produto
- Catálogo desorganizado
- Formas de pagamento e entrega limitada
- Carrinho de compras sem possibilidade de retorno
Conclusão
Como podemos ver, existem muitas coisas que você pode fazer para evitar que a criação de sua loja virtual dê errado. Ficando longe dos erros, você tem mais chances de estabelecer sua loja virtual no mercado!
Se você gostou deste artigo, que tal curtir e compartilhar em sua rede social?