3 dicas para aproveitar ao máximo o uso de plugins em seu WordPress

Quer aproveitar melhor o uso dos plugins em seu site WordPress? Então confira estas 3 dicas simples e práticas na hora de escolher os plugins para seu site ou loja virtual.

Você sabe o quanto amamos falar sobre as funcionalidades e facilidades que o WordPress permite. E claro, os plugins entram nessa lista.

Os plugins são extremamente importantes para a criação de um ótimo site em WordPress.

Hoje nós vamos dar 3 dicas simples para que você aproveite ao máximo o uso de plugins em seu WordPress.

Dessa maneira, você saberá como maximar o uso das funções de seu site.

1. Saiba que tipo de plugin utilizar

Você sabia que não existe apenas um tipo de plugin? Sim, é verdade. Você tem a sua disposição 3 tipos: o gratuito, premium e freemium. O que os diferencia é basicamente, o preço e a extensão de suas funcionalidades.

Como você verá a seguir, dependendo qual tipo você escolha ter em seu site (e você pode ter todos os três), você terá um site WordPress ainda mais completo.

Plugin gratuito – É de graça e eficiente

Como o próprio nome já diz, o plugin gratuito não tem custo. Ele é de graça. Ou seja, todas as funções e recursos estão disponíveis no momento que você faz o download e instala em seu site.

Se você está se perguntando: mas será que plugin gratuito é bom mesmo?

Não se deixe enganar pela gratuidade. Plugins gratuitos são bastante eficientes e claramente populares na comunidade do WordPress. Talvez um dos aspectos mais atrativos da plataforma.

É claro que você deve analisar a origem do plugin gratuito (mais sobre isso no próximo tópico). Mas isto você deve fazer até com plugins pagos.

Não há nenhum motivo para você não confiar no plugin gratuito só por causa de sua gratuidade.

O motivo mais coerente para não optar pela instalação de um plugin gratuito é por não oferecer exatamente a função que você precisa que seja estendida em seu site, portal ou loja virtual.

Plugin premium – Mais funções e recursos para seu site

O que é um plugin premium? Nada mais é que um plugin pago.

O WordPress tem uma ótima seleção de plugins pagos. Uma das vantagens e características de plugins deste tipo é número a mais de funções e recursos oferecidos para melhorar seu site WordPress.

Plugin freemium –  Equilíbrio do gratuito e do pago

O último tipo de plugin é conhecido como freemium.

Uma mistura de gratuito com pago, o freemium é o plugin que existe em duas versões distintas: possui uma versão gratuita e uma versão paga.

Ou seja: em sua versão gratuito ele oferece número determinado de serviços e recursos, e na versão paga, você tem funções a mais, não oferecidas na opção gratuita.

Basicamente, o plugin oferece dois níveis de serviço.

2. Verifique as informações dos plugins WordPress

Nossa segunda dica é a chave para que você tenha o melhor aproveitamento na escolha e uso de plugins em seu WordPress.

Faça sua pesquisa!

Todas estas informações estão disponíveis para você! Use-as!

A melhor prática quando o assunto é plugin é saber o que você está instalando em seu site. Afinal, os plugins podem determinar a boa funcionalidade de seu site.

Então, na hora de escolher os plugins de seu site, você deve prestar atenção em todos estes detalhes listados acima. 

3. Não exagere na instalação de plugins

Nossa última dica para o bom funcionamento de seu WordPress e no melhor aproveitamento deste elemento é não exagerar na instalação de plugins.

Sim, é bastante tentador, nós sabemos!

Afinal, tantos recursos e funções excelentes para seu site WordPress ou loja virtual WooCommerce. Existe plugin para tudo! E tudo é tão simples e prático!

Mas você deve ter em mente que seu site é uma estrutura viva. Apesar da escalabilidade que o WordPress oferece para os usuários é necessário ter em mente que quantos mais elementos instalados em seu site mais elaborado, complexo e robusto ele vai se tornando.

Ou seja: mais você deve prestar atenção, ter um serviço de manutenção, um bom serviço de hospedagem e um site otimizado para que tudo esteja funcionando da maneira que deve funcionar.

A melhor dica aqui é: utilize os plugins que você realmente necessita.

Não instale plugins que você, de fato, não vai usar. Tenha clareza das funções e recursos que você deseja que seu site possua e busque de maneira equilibrada para que a instalação de plugins seja otimizada.

Conclusão

Com estas três dicas, você consegue aproveitar o uso de plugins em seu WordPress. Então:

Esperamos que este artigo te ajude a entender melhor como aprimorar o uso de plugins!

Sair da versão mobile